segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um cogumelo muito especial...

Poderia ser um fenómeno do "Entroncamento". Mas não é!
Este extraordinário cogumelo, lindíssimo no tamanho, na forma, na textura, na cor e no brilho, é digno de apreciação. Desenvolveu-se em muito pouco tempo com a chegada do frio e agora faz as delícias dos habitantes do bairro.
Está suportado no tronco de uma das muitas árvores frondosas que embelezam e dão vida ao bairro onde vivo em Lisboa. Ainda hoje de manhã por lá passei com a preocupação de ver se alguém lhe tinha feito mal. Continuava viçoso. Espero bem que ninguém se lembre de o apanhar na mira de fazer um qualquer cozinhado para o Natal.
Mas o perigo maior vem de outras bandas. São as brigadas do vereador José Sá Fernandes que ordenou o abate de umas boas dezenas de árvores "doentes" no Jardim do Príncipe Real, um abate controverso que tem sido objecto de várias denúncias.

10 comentários:

  1. Cuidado!. À primeira vista não parecem comestíveis...

    ResponderEliminar
  2. Caro jotaC
    A sua aparência é dissuasora. Merece respeito!

    ResponderEliminar
  3. Sua...deles, dos cogumelos, claro!
    É a brincar...véspera de feriado!
    :)

    ResponderEliminar
  4. A criatividade da Natureza a manifestar-se!!!
    Depois de ver os cogumelos da cara Suzana e ficarmos a saber em que rico pitéu eles se transformaram... estes aqui..bem, já estou como o caro JotaC... não parecem nada comestíveis!!!! E de certo não serão... senão já teriam desaparecido, misteriosamente, há muito tempo!

    ResponderEliminar
  5. Ai, Catarina…só de pensar nos cogumelos da Draª. Suzana até me cresce água na boca! E depois aquela explicação pormenorizada de como os ditos deviam ser cozinhados, bem!... Não conhecesse eu a Senhora (conheci-a por duas vezes, aquando da apresentação do lançamento dos livros 4R) e diria que houve ali uma provocação premeditada às papilas gustativas de quem aprecia o pitéu! Por isso, para não babarmos o teclado, o melhor é dizermos o mesmo que a raposa: estão verdes não prestam, só cães os podem tragar!. A estes, do jardim da Dra. Margarida, pelo aspecto, o melhor é dizermos: nem cães os podem tragar!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Caro jotaC
    Espero que o "meu" cogumelo esteja a salvo de cães e de outra bicharada maldosa! Nunca se sabe...
    Posso garantir que o "meu" cogumelo é verdadeiramente uma obra de arte da natureza, mil vezes mais bonito que a fotografia!

    ResponderEliminar
  7. Óh Dra.Margarida! Oxalá nenhum tareco praticante de jumping se esborrache no seu cogumelo!...
    Mas deixe estar…se amanhã se proporcionar, vou visitar o jardim do Principe Real, quem sabe vislumbre tão bonita obra da natureza…
    :)

    ResponderEliminar
  8. De perto é possível que tenha a sua beleza..ou melhor, que o dito cogumelo seja mais belo, mas, na foto, francamente, não sei! Parece assim uma coisa esquisita a sair das entranhas da árvore... assim como algo extraterrestre!... Ah, mas a fotógrafa fez um bom trabalho... em termos de cor, luminosidade, enquadramento, etc etc!!! :)

    ResponderEliminar
  9. Margarida, está visto que os nossos caros comentadores só gostam de cogumelos...no prato! Sempre quero ver se se metem a cozinhá-los, já agora chamo a atenção para que essa é a parte mais fácil, difícil mesmo é limpá-los da areia, grão a grão, e depois raspá-los com muita delicadeza. Sim, porque aqui pendurado na árvore que lhe deu abrigo e alimento (os cogumelos são saprófitas)este cogumelo é muito decorativo mas não é comestível, dizia a minha avó que só os amarelos com areia é que são bons e mesmo assim nem todos, é preciso conhecê-los. por mim, confio no MARL, que apresenta certificado de fiabilidade dos míscaros. Complexos, os cogumelos, deve ser por isso que sabem tão bem :)

    ResponderEliminar