sábado, 26 de dezembro de 2009

4R e 2009 - 12 excelentes textos

São centenas os textos que, escritos pelos meus companheiros de blogue, me deleitaram ao longo deste ano que finda. Não é por isso fácil escolher uma dúzia, um por mês, dos aqui publicados ao longo de 2009. Aqui fica, com toda a relatividade da escolha, a minha selecção do melhor da 4R neste ano que ora finda.

AMERICA GREATNESS IS NOT A GIFT - IT MUST BE EARNED - por Tavares Moreira - 22 de Janeiro
Lagartixas e pétalas de rosas - de Massano Cardoso - 23 de Fevereiro
Justiça aos “justos” - de Massano Cardoso - 15 de Março
Portugal, a cigarra e a formiga... - de Margarida Corrêa de Aguiar - 4 de Maio
Despesa pública: 51.3% do PIB, 7ª maior na UE-27 - por Miguel Frasquilho - 10 de Junho
O gato Zorbas no meu alpendre - de Suzana Toscano - 13 de Julho
Coesão social: o que fazer? - por Margarida Corrêa de Aguiar - 15 de Agosto
Mitos e Obstáculos - de Pinho Cardão - I em 28 de Setembro
É curto para um Prémio Nobel - por Pinho Cardão - 18 de Outubro
A tradição do Thanksgiving Day - de Suzana Toscano - 26 de Novembro
Pensar a sociedade - de Suzana Toscano - 5 de Dezembro

8 comentários:

  1. Antes de ler os textos seleccionados, gostaria de acrescentar que falta um de JM Ferreira de Almeida!!!

    ResponderEliminar
  2. Cara Catarina:
    Pois falta!...é que o Ferreira de Almeida, ao contrário de Sócrates, do governo e de muita gente similar, ainda é dos que pensam, e bem, que elogio em boca própria é vitupério.
    Não lhe faltam textos excelentes.
    Entre tantos, aqui vai um, que refere a "asfixia" que também se pretende colocar sobre uma profissão que que é eminentemente uma profissão liberal, a dos advogados.

    http://quartarepublica.blogspot.com/2009/12/advocacia-subordinadaadvocacia-de.html

    Caro Ferreira de Almeida:
    Pois, muito desvanecido!...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada!
    Assim a selecção fica mais composta! :)

    ResponderEliminar
  4. Ha lojas onde eu não entro. Umas, porque os artigos que comercializam, não me interessam mínimamente, outras, porque me transmitem antes de entrar, uma sensação de desconforto que não consigo identificar e que me desmotivam a fazê-lo.
    Esta "loja" funciona inversamente relativamente à minha sensibilidade e atrai a minha atenção.
    Ainda não me sairam da memória, as palavras que a Doutora Manuela Ferreira Leite proferiu, aquando do lançamento do primeiro livro do "Quarta"... disse a Senhora que nunca se tinha sentido atraída pelos blog's, porque os achava viciantes.
    E unca mais me esqueci disto, porque me considero completamente anti-vícios. Agora, considero-me dependente deste blog e o pior, é que já tenho a certeza que este é um bom vício!
    Pena é, que não tenha tido a oportunidade de chegar à fala com a Doutora Manuela F. Leite, para ter a oportunidade de tentar convertê-la.
    Bom...
    A nossa amiga Catarina mostrou-se perspicaz, o Dr. Pinho Cardão, idem idem, aspas aspas, mas tanto um como outro, como ainda o autor do post, esqueceram-se de evidenciar outros autores que contribuiram tambem com textos publicados, excepto o Senhor Professor David Justino, que ainda não ofereceu aos leitores do "4R" o ensejo de o lerem, pode ser que no ano que aí vem, o faça...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:38

    Obrigado, meus caros Amigos. Mas ao lado dos meus companheiros sou um humilde aprendiz.
    Bartolomeu tem razão quando assinala a falta de outros textos dos menos assíduos mas não menos ilustres republicanos- que não destoavam nesta despretensiosa selecção -, Clara Carneiro e Vitor Reis (já que David Justino continua a sua sabática, embora suspeite que vá terminá-la muito em breve, para aqui a 4R voltar a ter a sua presença mais visível...).
    A falta, porém, não é de consideração pois eles sabem como os estimo. É mesmo fruto da subjectividade da escolha pois trata-se dos textos que, em cada mês, mais gostei de ler por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Ora, ora, caro Dr. José Mário, até os mestres, aqueles que buscam o ideal, se mantêm eles, perpétuos aprendizes.

    ResponderEliminar
  7. É verdade, José Mário, são centenas de textos! E são, também, milhares de comentários!
    Às vezes até se perde a noção. Foi muito útil a sua lembrança.
    Hoje aproveitei o dia para ficar por casa a fazer, entre outras coisas, algumas leituras. Soube-me bem folhear o 4R de 2010.
    E com a relatividade e a dificuldade que sempre existem quando gostando de tudo nos propomos fazer uma escolha, aqui lhe deixo dois dos seus textos que apreciei particularmente:

    A arte de mal legislar – 27 de Março: http://quartarepublica.blogspot.com/search?q=a+arte+de+mal+legislar

    Extrema desumanidade – 21 de Agosto: http://quartarepublica.blogspot.com/search?q=extrema+desumanidade

    ResponderEliminar
  8. Caro Zé Mário, isto é o que se chama uma prenda de Natal! É muito gratificante lembrar-nos como fomos todos escrevendo ao longo dos anos milhares de textos, animados por milhares de comentários de muitas pessoas que não conhecemos mas que se tornaram amigos e companheiros de tertúlia, ora concordando, ora discordando mas sempre acrestando uma nota que enriquece o texto e anima o debate. Obrigada pelo trabalho e carinho que teve a seleccionar os textos de que mais gostou para assinalar o ano que agora acaba, ainda há pouo tempo fiquei aqui entretida a ler o 4r, à procura de um texto de que me lembrava mas não resisti a ler muitos outros e já ia alta a madrugada quando tive que parar. Obrigada por esse gosto sempre renovado, muito justamente completado com os seus textos, como observou a Catarina.E aguardemos o regresso do David Justino, que já tarda.

    ResponderEliminar