domingo, 21 de março de 2010

Audiências precisam-se...

Os desacatos começaram cedo entre apoiantes do F. C. do Porto e do Benfica que disputam hoje no Algarve a Taça da Liga.
Desde o final da manhã, e durante todo o dia, que o assunto de abertura dos noticiários das rádios e das televisões foi invariavelmente o confronto entre os adeptos de ambos os clubes e a carga policial que acabou por acontecer para impor a ordem.
Quando hoje liguei a rádio por volta das 12h recebi a notícia de grandes problemas algures a caminho do Algarve num tom de alarme que logo suspeitei que poderia ser desproporcionado. Um caso que foi imediatamente transformado numa grande reportagem, com muitos directos, primeiro à hora para rapidamente passar ao minuto, com testemunhos dos adeptos de ambos os clubes a atribuírem culpas uns aos outros e de testemunhas relatando as cenas. Os meios noticiosos colocados no terreno para fazer a cobertura dos desacatos terão estado à altura das audiências que seria expectável contabilizarem.
A Taça da Liga, que é sempre um acontecimento nacional importante, que os portugueses muito acarinham, foi brindada com mais um episódio de violência que é evidentemente condenável, mas que não deixou de servir de pretexto para uma onda mediática rendibilizada até à exaustão, como se o País e o mundo tivessem parado, como se nada mais estivesse a acontecer.
É Portugal no seu "melhor"...

3 comentários:

  1. O futebol tem dessas coisas..
    Os ingleses não nos ficam atrás...

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, os orgãos de formatação nacional, a tentarem dirigir a opinião, e obedecer aos patrões.
    Por outro lado, está provado, que a coberto do anonimato da multidão (bovinidade), muita desta malta, vai á bola, ou para roubar nas áreas de serviço, ou dar nos cornos, ao indigena com um camisola doutra côr. Talvez funcione, a situação de que no fim de semana a seguir, a estes problemas, as equipas jogassem á porta fechada, talvez, assim......

    ResponderEliminar
  3. Cara Catarina
    Então já não estamos sozinhos na guerra de audiências "futebolísticas"...

    Caro José Domingos
    "…órgãos de formatação nacional…". Muito bem dito!

    ResponderEliminar