Somando o penta ao tetra do futebol, agora o enea do hóquei em patins do FCPorto.
Para além do mérito do título, o mérito de ensinar aos portugueses de todas as cores como se diz campeão por nove vezes seguidas: eneacampeão!...
Parabéns e venha o Deca!...
a epoca já esta salva e Pinto da costa já tem um titulo para dedicar a Pedroto
ResponderEliminarE depois o clube do regime é o que veste de encarnado...
ResponderEliminarVai ter mais, vai ter mais, caro João Melo. Mas não é a mesma coisa...
ResponderEliminarCaro Fartinho:
Claro! Acertou!...Mas alguém tem dúvida? Basta olhar para as bandeiras encarnadas deste PS que nos governa...
Nem quando for sesqui-campeão a TV fala disso: hoje só ouvi falar de um campeonato de futebol de salão em que o Benfica ganhou não sei o quê.
ResponderEliminarAs bandeiras do PS, caro Pinho Cardão, são vermelhas, não são encarnadas. Encarnadas são a bandeira do Sport Lisboa e Benfica e a bandeira portuguesa.
ResponderEliminarClaro, Caro JMG:
ResponderEliminarUns têm horas de propaganda; para outros restam umas migalhas informativas.
O meu amigo veja o destaque dado à 9ª conquista seguida do título de Hóquei pelo FCPorto. Pelo seu significado, numa informação decente, o facto seria devidamente assinalado. Mas isso que interessa para os grandes jornalistas que comandam a informação desportiva, para quem desporto é igual a benfica?
Caro Tonibler:
ResponderEliminarVermelho ou encarnado é mero pormenor...
JMG, campeão europeu de futsal. O fóculporto não tem, temos pena. Convenhamos que o hóquei já teve o seu período áureo (basta ver pelas prestações da selecção nacional)...E o Benfica não tem culpa de ser um clube com uma enorme massa associativa. Ou terá de pedir desculpa por ser grande e interessar à maioria da população?
ResponderEliminarEntendo perfeitamente o raciocínio: Em as prestações da selecção nacional de hóquei se degradando, os resultados nacionais da modalidade deixam de ter interesse; se a prestação da selecção nacional de futebol no Campeonato do Mundo for medíocre, vamos ficar só com concursos e telenovelas. Está bem, é assim uma lógica mais a puxar para o exótico. Eu, que me rejo por uma lógica cartesiana, adianto já: se na próxima época a prestação do Benfica se degradar, seremos brindados com horas infindáveis de exegese das causas da degradação; se não se degradar, seremos brindados com horas intermináveis de triunfalismo. É que são 6 milhões de aficionados, diz o Amigo e dizem os jornais de Lisboa - embora só uma pequena parte pague quotas.
ResponderEliminarSim, o Benfica é grande. Pode não gostar disso mas é um facto. Eu pessoalmente tento cingir-me a apoiar e celebrar as vitórias do meu clube, estando habitualmente indiferente para os resultados dos restantes (tendo contudo o respeito que me merecem, inclusive aqueles que são comprovadamente corruptos).
ResponderEliminarE também diria que o hóquei não tem, actualmente, uma popularidade nem de longe nem de perto similar à do futebol, pelo que a sua comparação me parece algo forçada, para não dizer abusiva.
Para finalizar, devo dizer que dos colegas universitários mais chegados que tive em Aveiro, provenientes dos mais variados sítios (Aveiro, Vila Real, Chaves, Viseu, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Entroncamento, Lisboa, Açores, etc...), posso-lhe dizer que pelo menos metade eram do Benfica. Vale o que vale...
ResponderEliminarCaro Rúben:
ResponderEliminarNão se é melhor pelo simples facto de ser mais.
Concedo que o Benfica tem mais simpatizantes. Nem vou discorrer sobre isso e sobre as razões. E também concedo que o FCPorto tem aí alguma culpa.
Todavia, a qualidade dos clubes mede-se não pelo nº de sócios ou adeptos, ou assistências, mas pelos títulos conquistados. E aí Porto e Benfica estão iguais. Isto é, este ano, se o Benfica ganhar o campeonato e o Porto a Taça, a diferença está em dois títulos a favor do Benfica. Contando Campeonatos, Taças de Portugal, Super-Taças, Taças da Liga, Taça Latina, Taças Europeias e Intercontinentais e creio que estão aqui todas as competições oficiais.
Acontece que os media apenas dão relevo ao Benfica e fazem-lhe a publicidade e a propaganda. Repare: o Braga, este ano, está a disputar o campeonato ao Benfica e porventura poderá fazê-lo até à última jornada. Quantas primeiras páginas ou aberturas de noticiários desportivos teve o Braga? O Benfica tem-nas diariamente. Quem conhece os jogadores do Braga? Algum deles tem a projecção de um vigésimo do jogador do Benfica menos publicitado?
Em 2004, o Porto ganhou a Taça Intercontinental. O principal jornal desportivo, A Bola, noticiou o facto em duas linhas mal visíveis no fim da primeira página. O espaço era ocupado com um não sei quê do Benfica.
Por isso, e por outros factos, é que a notoriedade do Benfica é maior. Não pelos resultados obtidos no futebol, em provas oficiais. Em que estão iguais.
Todavia, que cada qual faça o seu caminho. Ser do Porto, Benfica ou Sporting é um mero incidente. Mas que não deve ser tomado de forma arrogante. Não haveria Benfica sem Porto ou Sporting ou vice-versa.
Convém não por palavras na "boca" dos outros. Em lado algo disse que o Benfica era melhor (apesar de o ser efectivamente para mim que sou adepto, como é óbvio).
ResponderEliminarO que eu referi, como um facto inegável, apesar de criar bastante urticária nalguns andrades/lagartos, foi que o Benfica é um grande clube, com uma massa adepta incomparável em Portugal. E julgo que não se o pode "culpar" disso!