quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As expectativas para a “rentrée” III


Os impostos

Por que é que propõe que se eliminem os benefícios fiscais da saúde? Essas pessoas não são ricos…Eu acho isto absolutamente impraticável.
Essas pessoas que fazem as suas deduções não são ricos…isso conduziria a um aumento fiscal brutal para a classe média. Mais de mil milhões de euros…
José Sócrates, há um ano, em 7 de Setembro, em debate com Louçã na RTP.

Mas isto era há um ano. Agora, no próximo Orçamento, Sócrates vai acabar com deduções. Assim, e porque acredito em Sócrates, a minha expectativa quanto a impostos é altamente negativa. Vão aumentar!....
Por outro lado, Sócrates inflectiu o seu pensamento e agora diz que o fim das deduções não traz aumento de impostos. Como Sócrates fala sempre verdade, mesmo quando se contradiz, isso leva-me a pensar que o 1º Ministro, aumentando os impostos e a carga fiscal, até vai baixar um qualquer sem importância. Para sustentar a ideia de que até os diminui. Expectativa optimista, portanto…

5 comentários:

  1. Está a ser difícil – para mim – manter-me actualizada com a política lusa!

    ResponderEliminar
  2. A mim também me preocupa a posição do PSD. Há pouco tempo atrás declarou, e bem, que votaria contra o OE caso este previsse aumentos de impostos. Agora já estão a discutir a possibilidade de os fazer através dos descontos, desde que não se apliquem aos 3 primeiros escalões de IRS (cf. entrevista recente M. Relvas). Se o PSD chumbasse o OE até obrigaria os outros partidos da oposição - que não querem que o governo caia - a definirem-se. Além de que viver de duodécimos nem mudava nada, este governo nunca precisou de pedir autorização à AR para aumentar a despesa.

    ResponderEliminar
  3. Caros

    O nosso caminho é o Dubai e os EAU, onde poderemos sempre substituir os Indianos e Filipinos, e andar naqueles carros bestiais que pululam pelas avenidas de seis faixas. Teremos, no entanto, de andar de cara baixa, voz muda, jejum mensal...e trabalhar!
    A vantagem, no entanto, é enorme: fugimos ao maior artista, depois do Alves dos Reis, dos últimos cem anos em Portugal, esta espécie de homem desértico, amante de Khadafi, que se aguenta no poder por um povo brando, cobarde e ignorante.
    De qualquer maneira a Europa, e Portugal por maioria de razões, já foi!
    Não me obriguem é a escrever ação e fato, pois até a língua Portuguesa querem nos fazer engolir!

    ResponderEliminar
  4. Não sendo uma 'dávida' governamental, aqui vai o último bónus. Da CML.
    Piscina municipal do Restelo (no dia em que encerra a do Belenenses)- reabertura em 1Set:
    Vou para pagar o 1,13 euros de reformado, por cada entrada.
    Novo preço: 80 cêntimos.
    A senhora da recepção, aponta para um molho de folhas sobre o balcão: legislação recente, DR & Piscinas da CML SA.
    BMonteiro

    ResponderEliminar
  5. Perante o comércio de medidas enunciáveis por Sócrates, somente o tédio e o desânimo. Nada a esperar e tudo a esperar de tal cata-vento, caro António.

    ResponderEliminar