quinta-feira, 7 de julho de 2011

A solvabilidade dos Bancos portugueses e o rating

Depois do corte do rating da República, a Moody`s cortou o rating dos Bancos portugueses, procedimento habitual nestes casos.
Todavia, e creio que pela primeira vez, o Banco Central Europeu veio a declarar que não iria seguir a recomendação da Moody`s.
Como é conhecido, o BCE estabeleceu como medida de análise de risco dos seus financiamentos os ratings das 3 empresas americanas e da canadiana. Acontece, no entanto, que o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia criaram um organismo regulador para a área bancária, o European Banking Authority (EBA), que vem fazendo os chamados “stress tests” aos Bancos, de forma a avaliar a sua solvabilidade em situações adversas. Todos os cinco principais Bancos portugueses analisados passaram no primeiro desses “stress tests” efectuado há uns 6 meses. Entretanto, todos tomaram medidas adicionais de forma a aumentar os seus capitais próprios, seja através de aumentos de capital, não distribuição de dividendos, emissão de dívida a longo prazo ou mesmo perpétua. Como tal, é convicção que os Bancos passarão também na segunda prova de “stress test” que já foi efectuada e estará prestes a ser divulgada.
Ao não “aceitar” a classificação da Moody`s para os Bancos portugueses, pode-se presumir que o BCE, por certo, já conhece esses resultados. E, como serão satisfatórios, e apenas por isso, agiu em conformidade.
A ser assim, uma boa notícia. Como também a de o BCE considerar e levar em conta a opinião de reguladores independentes europeus, como a EBA. Aliás, mal feito fora que duas instituições europeias, ambas com poderes de "supervisão" na área bancária, andassem de costas voltadas.

9 comentários:

  1. Já agora, caro Dr. PC, fica o link pra quem quiser verificar "na fonte":

    http://www.ecb.int/press/pr/date/2011/html/pr110707_1.en.html

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, caro AF. Não há como fazer menção à fonte. Aliás, um hábito que costumo ter. Opinião é opinião; realidade é realidade.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:18

    Mas mesmo sendo assim - isto é, antecipando que os bancos nacionais passarão nos testes e o BCE já o sabe - isso só terá por efeito prático (já não é pouco) que o BCE continuará a aceitar divida soberana subscrita pelo sector bancário nacional como colateral de financiamentos futuros. Mas não resolve o problema do financiamento dos bancos no mercado, pois que aí pesa brutalmente o rating agora tornado público. Como a mama do BCE não é eterna (sem que o excesso de liquidez venha acrescentar à crise novos factores de agravamento, como a inflação), este esperado "segundo murro" no estomago, agora no dos bancos, continuará a doer ainda que o BCE não lhe dê relevo.

    ResponderEliminar
  4. "...Todavia, e creio que pela primeira vez, o Banco Central Europeu veio a declarar que não iria seguir a recomendação da Moody`s...."

    Já aconteceu com a Grécia antes !

    Isto de comprar a própria divida é muito revelador de credibilidade.

    Eu pensava que este pessoal sabia o que estava a fazer ..mas afinal parece que navegam à vista ...xiii
    e sem cartas de marear ..!!e sem leme e ao Deus dará..xiiii

    Em vez de acção ..estamos na reacção...soa a requiem ?

    ResponderEliminar
  5. Mudando de pau pa colhé ..

    Parece que a tvi hoje passa tourada ..

    Um país que aceita semelhante acto merece desaparecer ! as suas gentes não são dignas de ostentar o nome de ser humano ..antes seres desumanos !!Têm que se lenhar mesmo !!

    ..ah Portugal ..os monstros te dominam !!
    Até quando ??????

    ResponderEliminar
  6. E tem monstros que aparentam civilidade ..

    Neste blog por exemplo só o Bartolomeu se manifestou e a favor deste crime!

    Os outros ilustrérrimos e carérésimos povoadores ..nem abrem o bico !!!!

    Estão comprometidos com o asco ? Mas são covardes para o assumir ?
    Pelo menos o Bartolomeu assumiu que é um monstro com todo o gosto ...

    ResponderEliminar
  7. Sr. Caboclo,
    Eu que já aqui me queixei das excessivas referências a futebol, desporto que não aprecio, também naõ vejo qualquer lógica nem necessidade de vir aqui falar de touradas, que ainda detesto mais do que futebol, sendo mesmo favorável à sua proibição. Mas o assunto de que se trata era outro, muitíssimo sério, e o facto de os comentadores serem ou não a favor de touradas não tem para aqui o mínimo interesse.

    ResponderEliminar
  8. Carérésimo Freire

    Nao podemos estar sempre a falar do mesmo !!
    crise moody ..crise ..moddy crise moddy crise ...mody ..

    ó meu irmão ..se vc não quer não leia !!
    se os donos do blog preferirem censurar vão ter que o fazer !

    VC NEM NIGUÉM PODE COMPARAR FUTEBOL COM ASSASSINATO E TORTURA !!!

    E HOJE NA TVI PASSOU MAIS UM ACTO DE TORTURA !!

    E VC FAZ DE CONTA QUE NÃO VÊ !! ESTÁ SÓ PREOCUPADO COM A CRISE E A MOODY..NO FUNDO ESTÁ PREOCUPADO COM O SEU UMBIGO MOLENGA !NADA MAIS!

    A CADA ACTO DE TORTURA SÃO INVOCADOS DEMÓNIOS !!

    QUE DESTINO PODE TER UM POVO QUE PERMITE ACTOS DE TORTURA ???
    NÃO INTERESSA SOBRE QUEM É !!

    HOJE DE NOVO OS DEMÓNIOS DA TORTURA ESTIVERAM ENTRE NÓS PARA NOS AMALDIÇOAR O DESTINO !!

    Isto é demasiado importante para ser ignorado !!

    Que impacto tem nas crianças ..na sua formação equilibrada ..estes actos de tortura ..com sangue jorrando ..um animal nobilíssimo torturado por uns tipos que não sabem o que é compaixão ..amor ..humildade ..

    O que merecemos afinal ?vários moodys pelos cornos abaixo ? é muito bem feito !!!
    Cá se fazem ..cá se pagam !!

    ResponderEliminar
  9. Caríssimo Caboclo,

    Você tem toda a razão sobre as touradas. Também concordo que não se pode estar sempre e só a falar sobre a Moody's; até já se falou demais. Mas cada coisa no seu lugar. parece-me que os comentários deveriam não se afastar demasiado dos assuntos tratados no texto comentado. Eu não faço de conta que não vejo. Só que não é aqui que vou falar mais.

    ResponderEliminar