sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Um grande momento da medicina


Sir Joseph Lister e James Greenlees (Robert A Thom)
Em 12 de Agosto de 1865 (faz hoje 140 anos), James Greenlees de 12 anos deu entrada no Hospital Real de Glasgow com uma fractura exposta da sua perna esquerda causada pela roda de uma carroça.
O tratamento clássico consistia na mera aplicação de talas esperando a natural putrefacção dos tecidos a qual, irremediavelmente, levaria o rapaz à morte.
Nesse dia, o Professor Joseph Lister tentou um novo método: limpeza em profundidade da ferida com um soluto antisséptico e utilização de pensos embebidos no mesmo soluto: ácido carbólico.
A linha de raciocínio que esteve na base da aplicação deste novo método fundamentava-se nos trabalhos de Pasteur. De acordo com Pasteur a fermentação do vinho (originando vinagre) seria devido a microrganismos, sendo assim a putrefacção dos tecidos teriam uma causa semelhante: os microrganismos que infectam o vinho vêm do pó do ar, então os que contaminam as feridas terão a mesma origem e se o vinho pode ser protegido excluindo-os, do mesmo modo as feridas poderiam manter-se limpas.
Deste modo, 12 de Agosto pode ser considerado como a data do início de uma das mais notáveis revoluções médicas: a antissepsia.
A propósito, o jovem James Greenlees sobreviveu, assim como muitos milhões de pessoas a partir daquele momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário