Hoje tirei um “bocadinho do meu tempo” e enfiei-me numa sala de cinema para ir ver “Uma verdade inconveniente”.
Valeu a pena! Uma lição rica e bem conduzida por Al Gore.
A sala estava às moscas com pouco mais do que uma dúzia de pessoas. Todos jovens, menos eu…
Aprendi muito.
Sabe bem ir às aulas!
Tenho de ir ver. Então agora com a recomendação do Professor...
ResponderEliminarTambém vou tentar ver e levar os alunos junto...
ResponderEliminarTudo o que alerte para os problemas ambientais provocados pela humanidade merece um claro elogio. Porque as coisas não podem continuar como estão.
ResponderEliminarTeremos de sacrificar parte do nosso bem-estar a curto prazo se queremos que as próximas gerações sequer vivam.
Apenas um curto apontamento : Estou curioso em ver essa incursão de Gore nas complexas questões climáticas e ambientais. Se for convincente, merecerá certamente os elogios, apesar de o assunto estar sob forte disputa científica. Esta contudo, tem a vantagem de atender a factos, à realidade, e respeitar princípios e métodos obrigatórios, no seu exercício, para que a Ciência não seja encarada como um mero sistema de explicações do mundo ou um conjunto de tentativas de explicação dele, tão válido com a Mitologia dos Celtas ou dos Aztecas, como querem certos pós-modernos que a Ciência seja vista, na nossa era eminentemente opinativa.
ResponderEliminarFolga-se muito, portanto, se o político Al Gore preferir a Ciência à retórica argumentativa.
E,claro, lá aprender, aprendemos todos, quando a isso nos disponhamos, mas de preferência com quem saiba...
Boas reentradas para a Social-Democracia !
O estranho (?) é que surgem por cá uns ataques ao homem, vindas curiosamente de alguma esquerda que se diz ambientalista, assim como contra as suas teses.
ResponderEliminarQuem o ataca é certamente por inveja. A verdade é que Al Gore apresenta um conjunto de factos irrefutáveis. Atentem no facto mencionado no filme de que as dúvidas acerca do aquecimento global (principal tema do documentário) nao partem da comunidade cientifica. na verdade essa mostra se unida. Os argumentos contra são de certeza fruto do excelente trabalho de lobbying de quem não está interessdo em admitir que tem um papel em tudo isto! Al Gore aproveita, é claro, todo o contexto para um pouco de promoção pessoal mas ao contrário da grande maioria dos nossos politicos, estamos perante alguém que desde sempre se bateu por temas em que acredita. É um exemplo a seguir, em Portugal e no resto do mundo.
ResponderEliminar