Conta-nos o DN de hoje que o quilograma padrão, guardado há 118 anos numa redoma de vidro em Sèvres, no Gabinete Internacional de Pesos e Medidas, apresenta a misteriosa diferença de 50 microgramas em relação aos seus sósias espalhados pelo mundo. Os cientistas arrepelam os cabelos com este mistério, porque todos os protótipos existentes são iguaizinhos e guardados nas mesmas condições. A grande dúvida, legítima, é se foi este que emagreceu ou se os outros todos que engordaram insidiosamente ao longo destes 118 anos de clausura.
Nem a redoma lhes vale, as imprevisíveis variações de peso já atingem o próprio quilograma-padrão…Já não há valores seguros!
Nem a redoma lhes vale, as imprevisíveis variações de peso já atingem o próprio quilograma-padrão…Já não há valores seguros!
Suzana:
ResponderEliminarNada de excessivas preocupações. No domingo à noite na costumeira prédica ou num qualquer espaço noticioso, um dos nossos muitos sábios desvendarão este que só na aparência é um mistério.
Por isso divulgo, caro Zé Mário, por isso divulgo e aguardo...
ResponderEliminarSuzana
ResponderEliminarOs valores científicos às vezes também têm os seus reveses. Vai ver que os cientistas do "quilograma" ainda se vão reunir em Paris num encontro inédito para desvendarem o mistério...
Gostava realmente de perceber como é que o quilograma original emagreceu ou então se não emagreceu que doença deu nas cópias para todas
terem engordado ao mesmo tempo.
Que coisa misteriosa!
Então os franceses andaram todos estes anos a ganhar no peso,a enriquecer, e nós enganados, sem sabermos?
ResponderEliminarSim, porque todos os pesos franceses eram aferidos pelo de Sévres!...
É de ir já ao Tribunal Penal Internacional e ao Tribunal dos Direitos Humanos!...
Sempre desconfiei destes franceses, gente que rouba no peso...
Isto é que é precisão!
ResponderEliminarDei voltas aqui à loirinha e não entendo se a precisão, do original e das iguaizinhas, é aferida por balanças de há 118 anos, comparativamente com a precisão das actuais!
Alguém me pode iluminar!
Grande achega, caro Invisível, se calhar o mistério está na balança!
ResponderEliminarCheira-me que o casal Mc Cann está metido nisto!...
ResponderEliminarO casal não...mas o aqui entre nós, tenho informação lá de dentro que o novo assessor está metido nisto até às orelhinhas...
ResponderEliminarXiuuuu...não é para divulgar está, ainda, em segredo de justiça!