domingo, 25 de novembro de 2007

Tratamento em conformidade!...


O Orçamento para 2008 acabou aprovado, na passada semana, depois de mês e meio de discussões, debates, entrevistas, comunicações, comunicados, discursos inflamados, perguntas, respostas, defesas da honra, esclarecimentos, desmentidos, votações e declarações de voto do mais diverso teor.
Mas, depois de todo este esforço, nada compreendi e sinto-me verdadeiramente angustiado. Ora vejam!...
No Orçamento que o Governo fez, a despesa pública aumenta 3.200 milhões de euros. E cresce 4,2%, mais do que a inflação prevista de 2,1%. Mas o Governo, do primeiro ao último dia, diz e jura que diminui!...
No Orçamento que o Governo fez, as receitas irão aumentar 4.000 milhões de euros, e a carga fiscal 5,7%, um aumento real, bastante superior ao da inflação e ao do crescimento do PIB nominal. Mas o Governo, do primeiro ao último dia, diz e insiste que a carga fiscal diminui!....
Como as receitas aumentam 4.000 milhões e as despesas 3.200 milhões, é o aumento das receitas que faz diminuir o défice em 800 milhões.
Mas o Governo diz que a contenção do défice se deve à diminuição da despesa.
Ainda me passou pela cabeça pensar que o Governo mentia. Mas como isso está completamente fora de causa, a falha de compreensão é realmente minha.
Na melhor das hipóteses, estou ao nível do meu antepassado de Neandertal ou mesmo do australopiteco!...
E o Governo trata-me em conformidade com esse estádio intelectual!...

5 comentários:

  1. Mas olhe que o seu antepassado aparenta uma boa forma física, acho que a fotografia pode dar ânimo para ir por este caminho...O pior é que hoje já não se pode caçar por aí à toa!

    ResponderEliminar
  2. Caro Drº Pinho Cardão:
    Não desespere, o Neandertal está a ver qual dos seixos abre melhor a cabeça daquela rapaziada...é lento mas acaba por descobrir.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da imagem do seu antepassado a deitar fora as pedras que estão a 21% de IVA para as poder ocupar com tofu que vai pagar menos imposto.

    Mas é natural que o meu caro não compreenda as contas do governo uma vez que se baseiam no novo princípio da orçamentação quântica. Das várias realizações do mundo no fim de 2008, essa é uma das possíveis. Haverá outras melhores, mas esta foi aquela que cabia no Excel.

    ResponderEliminar
  4. V de Vendetta.

    Não gostam de fogo de artificio?

    ResponderEliminar
  5. Será que o cavalheiro da imagem tem licença de uso e porte de arma em dia?
    Se o Pinho Cardão não tiver cuidado com estes detalhes arrisca-se a receber um aviso na sua residência...

    ResponderEliminar