sexta-feira, 27 de março de 2009

METRO do Porto: prejuízo superior a € 148 milhões, qual o problema?!!!

1. Foi ontem notícia o prejuízo de € 148,3 milhões registado pela Empresa Pública do Metro do Porto em 2008.
2. Primeiro apontamento: ter sido notícia de destaque esse prejuízo enquanto que outros bem mais elevados registados por empresas públicas do mesmo ramo de “negócio” – cuja gestão apresenta coloração política distinta, todavia... – passam completamente despercebidos.
3. Deve admitir-se que a cor dos prejuízos, quando rosa, os torna menos visíveis, pelo que não constituem motivo para tão grande publicidade – as agências de comunicação talvez saibam explicar este curioso fenómeno de mimetismo económico...
4. O mais importante não é todavia esse curioso fenómeno de m imetismo mas sim o facto de este prejuízo ter sido motivo para um ou outro comentário de insatisfação, tendo o próprio Ministro das Finanças vindo a terreiro explicar que “iriam ser tomadas medidas” para corrigir esta (inaceitável) situação...
5. Confesso a minha perplexidade perante estas reacções – mas então o mais importante, o grande benefício para o País (e para o Porto, embora em 2ª linha), não foi o investimento feito no Metro do Porto? Não foi isso que criou empregos, deu trabalho às empresas, dinamizou a actividade económica – como costuma proferir solene e sapientemente o PM?
6. Se o País já beneficiou com os investimentos no Metro do Porto, que provavelmente vão continuar, com os planos de expansão - embora bastante atrasados ao que parece - que importam os prejuízos de exploração de 2008 ou de qq outro ano?!!
7. Não é essa precisamente a lógica que preside ao famoso Programão? Alguém se vai preocupar com os resultados de exploração do novo Aeroporto, do TGV (linha Porto-Vigo em particular), das N auto-estradas mesmo que sem tráfego - quando o País vai beneficiar imenso com a realização dos investimentos, que tanto dinamizam a economia?
8. Que interessam os resultados/prejuízos de exploração destes projectos, depois de concluídos, se o grande, o verdadeiro benefício para o País está na realização dos próprios investimentos?
9.Espero pois que as medidas prometidas pelo MdasF em relação ao Metro do Porto consistam na aceleração – já! – do plano de expansão da rede do Metro, para que o País possa retirar o benefício que todos ansiamos com esses investimentos...
10. Sendo assim, renovo a questão preliminar: prejuízos do Metro do Porto – qual o problema?!!!

7 comentários:

  1. Like "golden brown"?
    ;))))
    Até parece um jogo infantil... como costuma dizer um amigo «é como limpar o rabinho a bébes»

    ResponderEliminar
  2. Ah pois claro, faltou o linkezinho...
    http://www.youtube.com/watch?v=pmzkmqvuDiE

    ResponderEliminar
  3. Eu, por mim, acho que o país deve investir em dois grandes projectos de investigação para que um deles nos faça ricos. O primeiro para descobrir a fusão nuclear fria, o segundo a descobrir quem é o primo importante deste ministro das finanças. Se resolvermos um destes mistérios da natureza, viveremos todos muito mais felizes...

    ResponderEliminar
  4. OS FANTÁSTICOS NEGÓCIOS E MARKETING DE PINTO DE SOUSA

    JS - Querem painéis solares?
    Turba - Queremos!
    António Costa- Mas o que é que têm contra a JP Couto?
    Turba - Fede a pasta de dentes! Com pasta por dentro importada e invólucro nacional por fora!
    JS -Querem painéis solares?
    Turba - Queremos!
    JS - Então, tomem lá!
    António Costa - Mas ò Sócrates, são mesmo painéis solares?
    JS - São mesmo bons, são fantásticos, Melga! São mais para a termo dinâmica, mas quem se importa Melga! ... eu não deito a toalha ao chão, que é preciso é acção!
    António Costa - Mas, ò Sócrates está lá fora uma legião de Portugueses esfaimados.
    JS - Não interessa, Melga! Ingratos, Velhos do Restelo. Daqui a cinquenta anos andarão todos no fantástico TGV! Já estou a ver o nome da primeira locomotiva: TGPintodeSousa! Fantástico, Melga! A mim ninguém me pára!
    António Costa - Mas ò JS, os Hospitais, os doentes de oncologia, as filas do desemprego ... estão a fechar as linhas do Corgo...
    JS - Mas, ò Melga isso é fantástico ... esses são lá Portugueses ... tornem-se Espanhóis, seus Melgas!

    ResponderEliminar
  5. Caro Bartolomeu,

    Golden Brown? Essa é mesmo excelente!

    Caro Tonibler,

    Inspiradíssimo como sempre...qualquer dos seus projectos será bem vindo desde que implique muita, mas muita despesa de investimento!

    Caro Maioria,

    Mas que diálogo mais inspirador aquele que nos proporciona...creio que todos nos sentiremos mais confortados depois desta leitura!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:16

    COM 1/10 DISSO NÃO ERA NECESSÁRIO O FCP E O JN ANDAREM A FAZER PEDITORIO PARA O PORTO TER UM HOSPITAL PEDIÁTRICO.

    ResponderEliminar