sábado, 13 de março de 2010

Globalização


A polémica instalou-se na África do Sul a propósito do custo dos estádios construídos de raíz para a fase final do campeonato mundial de futebol. O NYT reporta na edição de hoje a contestação a propósito do estádio de Nelpruit que vai custar US$ 137 milhões:"The people who live nearby, proud as they are to host soccer’s greatest event, also wonder: How could there be money for a 46,000-seat stadium while many of them still fetch water from dirty puddles and live without electricity or toilets?".
Lá como cá.

2 comentários:

  1. Não são contratadas equipas de consultores para estudarem e avaliarem o impacto económico que grandes eventos desportivos (Olímpicos, Campeonatos de futebol) têm nos países anfitriões? E a que conclusão chegam? Pelo que tenho lido parece que o ganho económico é transitório. Depois, os custos de manutenção são astronómicos, os grandes eventos desportivos não se realizam, o turismo não aumenta e as perdas sucedem-se... No meio desta “competição” entre países perde-se um pouco a noção do objectivo primordial dos grandes eventos desportivos.

    ResponderEliminar
  2. Vai acontecer-lhes o mesmo, vão construir os estádios todos, até ao mundial é só alegria e boas notícias, depois vem a factura.

    ResponderEliminar