domingo, 11 de julho de 2010

Festas da Senhora da Agonia




Incomoda-me certos movimentos, porque não consigo entendê-los. O defeito, às tantas, deve ser meu. Agora, fui confrontado com uma notícia segundo a qual há um movimento contra o cartaz das Festas da Senhora da Agonia. Razões? Por motivos estéticos!!! Querem a substituição do modelo, talvez por uma daquelas meninas de plástico que nos são impingidas a toda a hora. Eu estou a olhar para a rapariga e não vejo nada de mal. É uma moçoila como muitas que há por aquelas bandas e pelo resto do país.

Deixem-se desses pretensiosos tiques. Queriam ver quem? A Bárbara Guimarães? A Lady Gaga? Uma das meninas do Fernando Mendes?

Este comportamento é mesmo típico de uma estranha agonia que anda a invadir certos espíritos...

27 comentários:

  1. Se é a substituição do modelo, que o tal movimento requer... sejamos francos, tal movimento padece de uma carÊncia de gosto, agonizante.
    Então a moçoila, não representa garbosamente a bela mulher minhota?!
    Tambem não consigo encontrar (um) defeito que desabone a beleza da rapariga, em contraste com o rosto recolhido e piedoso da imagem de Nossa Senhora da Agonia. Aquela imagem, aos pés de quem tantas vidas, pediram pela vida daqueles que intrépidamente entravam no mar, trazendo de lá o sustento para outras vidas.
    No entanto, caro Professor Massano Cardoso, num outro cartaz, anunciador de outras festas, não me parecia nada mal, que outras carinhas fossem tomadas como modelos. E o exemplo que apontou, as meninas do Fernanado Mendes, daquilo que já me foi dado observar... ha lá duas muito giras...

    ResponderEliminar
  2. Ah... a propósito... como Viana foi também uma terra de emigrantes, aqui fica uma referência, interpretada por Isabel Silvestre:
    http://www.youtube.com/watch?v=Hn-p5IrOlJo
    A moçoila do xilophone, tambem não desfeiava nada em cartaz...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:49

    Esta é boa! Querem substituir a moça da foto? Enfim, mais um caso de atavismo agora verdadeiramente provinciano...

    ResponderEliminar
  4. Cá para mim, o problema não está no "tipo" da moça, mas sim da ostentação da riqueza, que nestes tempos de crise, nos fará incorrer no pecado da cobiça...

    ResponderEliminar
  5. Hehehehe!
    Se clicar 2 vezes sobre a imagem.. talvez consiga ver a moça, Tonibler... e os bárquinhos... e as óndas berdes do mare... e pour fine, à poumbinha bránca da páz, bórdada no cuorpete da meçoila.
    ;))))

    ResponderEliminar
  6. De facto, a beleza é uma questão muita relativa...
    Segundo Charles Chaplin "A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."
    Tu és um deles, sabes como encontrar e apreciar a beleza de forma singular!
    Como concordo contigo, papá!

    ResponderEliminar
  7. A moçoila em causa não representa coisa alguma, a não ser uma moçoila mesmo. Se ela é modelo das moçoilas que há no Minho ou por esse Portugal fora.......olhe que não Sr. Professor, olhe que não!

    Não sei qual a ideia estética que quem fez o cartaz pretende transmitir. Mas, o que ele de imediato transmite é uma ideia de uma "portugalidade" boçal e bacoca que (para pessoas como eu, que conhecem muito do Minho) não passa de um anacronismo, se é que me faço entender. Nem é preciso falar das tais bonecas de plástico de que o Sr. Professor fala! Um bom conhecedor de marketing tería, com certeza, uns bons olhos para as belas loiras e morenas que há no Minho.

    É claro que,tanto no Minho como em outras partes de Portugal, também há mulheres que não são bonitas - mas quem vê caras não vê corações, não é verdade!?

    Só quem não conhece as belas moçoilas minhotas é que faz um cartaz assim.

    Na verdade: não é um cartaz bonito, não senhor.

    ResponderEliminar
  8. Concordo inteiramente consigo, Professor Massano, mas o problema está em que nós (os portugueses) temos vergonha de nós. Para mim, uma tragédia social.

    ResponderEliminar
  9. Estão a ver como o caro BARTOLOMEU também sabe distinguir o que é uma bela moçoila portuguesa! Claro que sim!! É de arregalar os olhos, caro BARTOLOMEU.

    ResponderEliminar
  10. Caro Sargento do Templo, com algum conhecimento na área do design de comunicação, também considero que este cartaz não seja merecedor de grandes elogios. Esteticamente não é bonito, não está bem conseguido graficamente e
    apresenta uma "estrutura" débil com uma tipografia pobre e mal escolhida. No entanto, a "moçoila" que se apresenta no mesmo, não me choca, nem me perturba minimamente.
    Não concordo que pessoas menos dotadas de beleza possam transmitir sensações negativas ou até mesmo desagradáveis.
    Se todas todas nós fossemos belas loiras e belas morenas, já viu como seria o mundo? Monótono...
    O conceito de mulher bonita é muito vasto, relativo e muito sugestivo!
    E pensando bem...porque não colocaram um "moçoilo" em vez de uma "moçoila"?
    Há que inovar!!!

    ResponderEliminar
  11. Meu sargento, dá licença?
    Pahf... toc... tlink!
    (estes sons, foram da "palada"... esqueci-me que tinha a cota de malha posta, os tacoes das botas e por último as esporas)
    Não venho aqui discutir conceitos generalistas de beleza feminina, basta-me o meu conceito pessoal e esse rege-se por um conjunto de atributos, onde pontuam em maior escala, a inteligência, a frontalidade e acima de tudo a ausência de preconceitos. Sem dúvida que o conjunto dos aspectos estéticos exteriores, são também apreciados.
    A moça do cartaz, exteriormente, parece-me simétrica, apresenta aquilo que valorizo muito na fisionomia de uma mulher; um olhar muito expressivo e projectado num objectivo definido. Penso que seja uma rapariga com uma personalidade determinada, possui um rosto harmonioso, a testa é alta, o que pode ser um sinal de inteligência, as maçãs do rosto bem salientes, convidam a uns beijinhos repenicados, o queixo proeminente, um sinal evidente de determinação e de honestidade, o nariz aquilino, denunciam uma mulher arguta, prespicaz, capaz de "cheirar" à distância. Os ombros largos, deixam-nos crer que seja uma moçoila saudável, praticante de desportos, os seios, redondos, simétricos, não exageradamente grandes, sugerem-nos graciosas e irresistíveis volúpias.
    Em suma, uma belíssima representante do belo sexo, seja de que zona do país for.
    Com uma mais-valia que ninguem notou, ou pelo menos, não mencionou, o que me leva a concluir o meu lado materialista, escondido.
    É que, meus senhores e minhas senhoras, o felizardo que conquistar a mão daquela menina, tem garantida uma lua-de-mel inesquecível, a avaliar pela quantidade de ouro que exibe...
    Resumindo... trata-se de uma mulher valiosíssima, em todos os aspectos!!!
    ;))))

    ResponderEliminar
  12. Não colocaram um moçoilo? Eu a pensar que era o Coentrão de lenço...

    ResponderEliminar
  13. O cartaz é apenas isso, não vou dizer que é muito inestético mas também não é nenhuma beleza e não cumpre a função supostamnte apelativa...
    Quanto à moçoila é de outras épocas, não é "genuína", quero dizer, longe vão os tempos de moçoilas deste género, tenho visitado a província e, excluindo as mulheres de idade já avançada, não vejo moçoila nenhuma que não use jeans e não tire o buço...
    Por outro lado substituir a moçoila por um moçoilo, não me parece que isso acrescentasse alguma mais valia...mas a cara Inês Massano sabe disso melhor do que eu...

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião, a moçoila, ou modelito, como preferirem até tem uma cara bem "laroca". Pronto, de facto não é uma beleza contagiante, mas pode não ser fotogénica, ora...Proponho um desafio:imaginem a Bárbara Guimarães de lenço na cabeça, acabada de levantar da cama, depois de uma noite mal dormida, sem os lábios avermelhados e com umas correntes ao pescoço...Ó Inês, sê ousada e mostra lá o que vales...atreve-te lá a fazer isso no PhotoShop...e depois me dirão!

    ResponderEliminar
  15. Ora, aí está!
    Com essa é que a Ilda os "matou"...
    ;))
    Vive-se a era do PhotoShop, é inegável e é quase inevitável.
    A ânsia de parecer bonita, cumprindo determinados padrões, empurra as pessoas para guetos, efémeros e inconsistentes, de onde, em seguida, são atirados para outro lugar indefinível. Um lugar capaz de esvaziar a alma e de transformar o ser humano em algo... inferior a um objecto.
    Só não entendi a parte das correntes ao pescoço...
    Mas imagino que seja algo vedado ao entendimento masculino.
    ;)))

    ResponderEliminar
  16. Óh cara Ilda Massano!...
    Também não é preciso estragar o cartaz das festas da Srª. da Agonia dessa maneira!...
    :)))

    ResponderEliminar
  17. Nada disso, nada disso! Vedado ao entendimento masculino? Não! É apenas uma questão de moda! A parte das correntes ao pescoço é a denominação "fashion" para apelidar a ourivesaria minhota!
    Simples! E nada sexista!

    :)

    ResponderEliminar
  18. Caros Amigos:

    É claro que não sou preconceituoso, longe de mim tal coisa!
    Além do mais, o Sr. Professor Massano Cardoso é pessoa pela qual nutro profundo respeito. O que me moveu foi pura e simplesmente uma apreciação estética (visual) do cartaz em questão - e, é claro, da tal moçoila que, como qualquer minhota, tem ar de ser uma simpatia. "Quem vê caras não vê corações", lá diz o adágio popular, não é verdade?!


    Aliás, só tenho a agradecer-vos por este espaço onde também se podem trocar ideias sem constrangimentos nem censuras. Se todos tivermos opinião sobre as coisas o mundo tornar-se-á muito mais luminoso.


    DA DISCUSSÃO NASCE A LUZ


    Cumprimentos a Todos.

    ResponderEliminar
  19. Ahhhh!!! A Ilda refere-se à moda!!!
    Veja lá... eu pensei que as correntes pretendessem representar o estígma que muitas mulheres carregam, por serem bonitas.
    Recordo-me de ter lido algo nesse sentido, se a memória não me atraiçoa, de Marguerite Yourcenar.
    Mas a idade não perdoa e a minha memória já trabalha a carvão...

    ;))

    ResponderEliminar
  20. Ora aí está, caríssimo Sargento!
    Partilho consigo, inteiramente, o espírito da conversa, mesmo que enfeitada de discussão.
    Aqui entre nós... tambem foi desta forma que os Templários adquiriram tanto do saber que lhes conferiu o grau de grandeza da Ordem...
    Da discussão nasce a luz... e a ordem!
    ;)

    ResponderEliminar
  21. Anónimo16:38

    Depois desta discussão, digam-me lá o que continua a ser o maior motivo de atenção?

    ResponderEliminar
  22. É assim, caro Drº Ferreira de Almeida:
    A moçoila é, em minha opinião, o elemento que mais se destaca no cartaz. O problema é que há qualquer coisa de estranho na dita, não sei explicar bem, mas é como estar a ver o Herman travestido!...
    :)

    ResponderEliminar
  23. Peço desculpa ao caro Professor Massano Cardoso, mas a lady Gaga e o Toni Carreira é que era mesmo pimba!
    :)

    ResponderEliminar
  24. Caro Bartolomeu:


    É sempre através de um processo dialético que nasce a luz....e a ordem. No caso dos Templários - como acima os refere - é através da sobreposição do elemento quadrado (simbolizando a Terra) e do elemento circular (simbolizando o Cosmos) que eles obtiveram a figura perfeita da Charola.


    Da discussão nasce a luz....e a ordem.


    Talvez por isso o meu "abrigo" tem o nome de TEORIA DO CAOS.


    Cumprimentos Sinceros.

    ResponderEliminar
  25. Precisamente, caro Sargento!
    Contudo, sob a égide de carismáticos mestres, tal como, Gualdim Pais, o quarto da Ordem em Portugal.

    ResponderEliminar
  26. Pessoal, vocês ainda não perceberam. Não é a rapariga que é feia, foi o fotografo que não soube tirar partido da beleza da rapariga. Um bom fotografo, faz de um patinho feio um belo cisne, e sem precisar de recorrer ao photoshop. Além disso o fundo do cartaz é muito pobrezinho, não tem vida. Então quem tem a culpa disto? O FOTOGRAFO QUE NÃO FOI FELIZ NO CUMPRIMENTO DO SEU TRABALHO.

    ResponderEliminar