segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O preço da segurança...

Situação insólita e perigosa: um avião no ar a semear peças em Almada.
Há registo de duas pessoas feridas e diversos danos materiais. Poderia ter sido uma tragédia, no ar e em terra. É difícil conceber um avião a voar com peças a cair!
A TAAG esteve durante vários meses, recentemente, se a memória não me falha, proibida de voar na Europa. Agora faz parte de uma lista de transportadoras que estão autorizadas a operar dentro do espaço comunitário, mas condicionadas a rigorosas restrições de exploração.
Voar implica segurança. Esta é uma daquelas actividades em que não se pode aligeirar ou facilitar na questão da segurança, designadamente a segurança técnica. Quanto à localização de aeroportos é sempre preferível que não estejam dentro das cidades ou à sua porta...

5 comentários:

  1. Quando ouvi a notícia fiquei abismado! Como é possível um avião voar nestas condições, a perder peças!?

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  2. Cara Margarida

    A sua memória não a atraiçoa. Foi quase um ano de proibição de voar. E mesmo assim a TAAG apenas tem autorização para voar para Lisboa, devido à insistência do nosso (des)governo.

    Mas a queda de peças de um avião é sempre um facto muito grave. Ás vezes basta um parafuso ou até mesmo um pedaço de fita cola esquecido a tapar um sensor.

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  3. Fontes noticiosas, dão conta de contencioso entre a direção da TAAG e o Presidente da Comissão de Proprietários dos Veículos Atingidos pelas Peças Caídas do Avião Angolano (PCPVAPPCAA).
    Após contactos ao mais alto nível, com a direcção da TAAG, o PCPVAPPCAA, decidiu não entregar os destroços caídos do avião avariado, sem que préviamente os donos dos veículos sejam ressarcidos dos prejuízos causados. Por outro lado, a direcção da TAAG, afirma que o avião não poderá levantar voo, sem que os destroços lhe sejam devolvidos, por forma a ser feita a reconstrução das peças e colocado o avão em funcionamento.
    Entretanto, já chegou, directamente de Luanda, um grupo de meninos de rua, hábeis em construir brinquedos a partir de latas de conserva e de garrafas de plástico, os quais irão recolocar o avião em perfeitas condições de funcionamento. Após a reparação e uma vez que a lotação do avião se encontra completa, os meninos viajarão de retorno a Luanda, instalados nas asas do aparelho, dois de cada lado.
    Aquarda-se a todo o momento notícias actualizadas, acerca deste caso.

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  4. Caro jotaC
    Ainda bem, ainda assim, que o avião perdeu as peças logo depois de terem descolado, regressando à base. Coitados dos passageiros que têm de voar nesta companhia.
    Caro Luís Bonifácio
    Muito nos conta. Então a TAAG continua proibida de voar na Europa, mas aqui no rectângulo não há problema. É espantoso!
    Caro Bartolomeu
    O seu humor deixa-me sem palavras. Fico a aguardar novos desenvolvimentos...

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  5. Lamentável, é que ocorram situações propícias a "inspirar" este meu sarcástico humor, cara Dr. Margarida. Antes assim não fora... passaria muito bem sem ele.
    :(

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