E assim, quase sem que nos tivéssemos apercebido – ou pelo menos sem que houvesse manifestações a assinalar o glorioso facto – o 4R completou, no mês passado, 10 anos de existência.
Seja qual for o sentimento ou ligação de cada um de nós em relação ao Quarta República atual, é inquestionável que nestes dez anos o blogue constituiu e constitui um instrumento de intervenção cívica. E foi, na vida de cada um, um episódio mais ou menos relevante, mais ou menos marcante.
Em 10 anos atingimos a marca notável de quase 10 mil entradas. Quase 3,5 milhões de visitas. Centenas de seguidores, dezenas de milhar de comentários, inúmeras discussões interessantes. Momentos de entretenimento. Dois livros publicados a partir dos textos. Dez anos de grande elevação, mesmo quando acentuámos diferenças, o que vai sendo raro na sociedade portuguesa e muito particularmente no mundo da blogosfera.
Fomos comentando o que por nós passava. E nalguma medida – aferida pela atenção que alguns dos media dedicaram ao que aqui se escrevia – condicionámos alguma coisa. Creio que o fizémos modesta mas positivamente. Devemos sentir orgulho por isso.
Parabéns, pois, a todos, autores e muito particularmente comentadores e seguidores, pela república que mantivemos ao longo de uma década.
E viva a/o Quarta República!
Viva!!!
ResponderEliminar«E foi, na vida de cada um, um episódio mais ou menos relevante, mais ou menos marcante.»
É certo que sim, e continua a ser com imenso interesse que sigo tudo o que aqui é escrito, embora menos "comentante" mas sempre interessado.
E não foram somente as opiniões e as contra-opiniões, o espaço que as permite e o "espírito" democrático do blog, foi também aquilo que tive oportunidade de aprender, inclusive, acerca de mim próprio e ainda, as amizades sinceras, sem peias nem cores, nem credos que aqui estabeleci.
Tudo isto, leva-me a desejar que o "4R" se mantenha por mais 10 anos e que todos nós por cá continuemos, sempre fazendo uso da nossa amizade e da nossa liberdade individual, independentemente das preferências clubísticas...
;)
Viva o Quarta República!
ResponderEliminarE que viva por muitos anos mais!
Muitos parabéns a todos os quarta-repúblicos.
E continuem, se fazem favor!
Boas Festas e um Bom Ano Novo para todos, são os votos do
Rui Fonseca
Sinceros parabéns! E continuem, claro!
ResponderEliminarVotos de Festas Felizes e um Ano Novo excelente.
Parabéns
ResponderEliminarContinuem a ter a verticalidade e seriedade que tem mantido sobre os variadíssimos artigos aqui colocados.
Continuo como frequentador do sítio a visitar-vos
ftavares
O Caldo de cultura abrlista de sindicatos e administrações das EP's, são tudo farinha do mesmo saco.
ResponderEliminarParabéns!
ResponderEliminarDez anos de convívio virtual ( e alguns almoços ;)) e excelentes momentos que já fazem parte da nossa vida, um grande abraço a todos e também aos nossos comentadores militantes, sem os quais nunca teria sido possível tornar este espaço numa tertúlia tão animada.
ResponderEliminarA todos os que nos acompanham ou visitam, os votos de um Natal muito feliz.
Dez anos tão bem passados que nem demos pela sua passagem! É assim porque é um espaço que nos desafia numa intervenção cívica que é animada pelos nossos comentadores e leitores. Uma cumplicidade que leva já uma década. É obra!
ResponderEliminarFeliz Natal para todos os amigos e seguidores do Quarta República.