Número total de visualizações de página

sábado, 17 de outubro de 2015

Número de bilionários chineses ultrapassou, em 2015, o de americanos...

1. Segundo a edição do FT de ontem, que citava uma publicação chinesa da especialidade ("Hurun Rich List"), o número de bilionários chineses - felizardos com um património superior a USD 1.000 milhões - atingiu no corrente ano um total de 596, subindo de 354 em 2014 e ultrapassando os 537 "registados" nos USA...o que sucede pela primeira vez na história moderna.

2. Temos aqui matéria para que um possível (e desejável) governo das 3 esquerdas assuma um objectivo programático ambicioso seguindo o bom exemplo da China oficialmente Comunista: aumentar o número de milionários em Portugal (não de bilionários, isso seria inimaginável), de molde a tentar ultrapassar o da Grécia.

3. Afinal, os bons exemplos são para serem seguidos e, conhecido o muito respeito que um dos membros da provável Coligação nutre pela política e pelos sucessos da China Comunista, não ficaria nada mal à mesma Coligação seguir este bom exemplo. Seria a "cereja em cima do bolo" da grande ambição de reforçar o Estado Social - exactamente como na China.

4.Aqui fica, pois, singelamente, a sugestão.

13 comentários:

Bartolomeu disse...

Acho curiosíssima a forma enfática como tantos "cultuam" as listas dos mais ricos do mundo e ninguém expõe a forma como esses magantas do dinheiro conseguiram os cúmulos de biliões.
Será que os lastros dessas bilionarices se compõem de vidas humanas putrefactas... quantos biliões?

Tavares Moreira disse...

Caro Bartolomeu,

A dúvida angustiosa que suscita terá porventura alguma razão de ser quando considerado o caso dos USA onde, como se sabe, não existe qq vestígio de protecção social.
Na China oficialmente Comunista, tal dúvida não é admissível, pois aquele regime assegura, de forma axiomática, a felicidade do Povo e realiza, em grau máximo, a dimensão do Estado Social...
Desta sorte, os que não se sentirem felizes será pelo facto de não se encontrarem em condições mentais perfeitas, devendo, como tal, merecer tratamento adequado.

Bartolomeu disse...

E os governos dos paises altamente evoluidos, defensores intransigentes da observação estrita de todos os direitos Humanos, compactuam com essa politica... establecem relações comerciais, alimentam tal obliqua doutrina...
Mas que fazer, caro Dr. Tavares Moreira... se o mundo parece viver uma cegueira coletiva provocada pelo brilho ofuscante do vil metal...

Tavares Moreira disse...

Sem dúvida, caro Bartolomeu, basta observar que as nossas exportações para os USA aumentaram 32% até Agosto, relativamente a igual período de 2014...
A necessidade obriga, meu Caro, temos de sobreviver e, para tal, é preciso comerciar, comerciar, até com um regime económico-político que consegue tolerar tantos bilionários!

João Pires da Cruz disse...

Caro Tavares Moreira,

Esse número de bilionários chineses parece-me ridículo quando comparado com Portugal. Felizardos com um património superior a 1000 milhões de euros temos, 13 juízes do constitucional, um PR, 2 dirigentes de centrais sindicais, centenas e centenas de directores-gerais, regionais, etc... Podem não ser donos disto no papel, mas que se comportam como tal, comportam...

Carlos Sério disse...

Nada de preocupações quanto ao aumento das fortunas e milionários em Portugal.
Coelho e Portas já tomaram esse assunto em mãos e com sucesso.

Tavares Moreira disse...

Caro João Pires da Cruz,

A seguir o seu critério de classificação de felizardos, certamente respeitável, creio que a listagem poderia ser generosamente alargada a outras entidades, nomeadamente a Academia Coimbrã.
O que poderá até facilitar o cumprimento do objectivo pelo Governo das 3 esquerdas, caso entendam seguir, como convém, o bom exemplo da China...

Alberto Sampaio disse...

Até tiveram recursos para mandar vir o varoufakis, penso eu ;-)

Tavares Moreira disse...

Bem lembrado, caro Alberto Sampaio, e consta que a banha de cobra comerciada por Varoufakis não é nenhuma pechincha, bem pelo contrário...
Será segredo o que Varoufakis esportulou à douta e vetusta Instituição, pela brilhantíssima palestra que deixou o Mundo em suspenso?
E será que ao contribuinte luso caberá, em última análise, suportar tal estipêndio?
Se assim for, o nosso amigo Pires da Cruz deve sentir-se bastante honrado por ter contribuído para tão grande momento de glória daquela Academia.

João Pires da Cruz disse...

Quem entre nós não se sentirá particularmente orgulhoso por ver a mais antiga universidade portuguesa a fazer um caminho único entre a pseudo-ciência mundial? Quem sabe se não teremos o primeiro curso de Cartomancia Médica ou de Arquitectura Sheng Fui a ser ministrado em tão prestigiada casa do conhecimento? E, como sabemos, para exportarmos tão procurado produto, teremos que importar alguma matéria prima, E, vamos concordar, Varoufakis é da melhor banha da cobra que se produz actualmente que só pode beneficiar em muito as Epistemologias do Sul e o Feminismo Pós-Bélico do Índico.

Tavares Moreira disse...

Exactamente, caro Pires da Cruz, e que caminho único esse, "sendero luminoso" no melhor sentido desta expressão, irradiando ciência pura e iluminando os espíritos mais duros e menos crédulos (como o meu e o seu)...
Está pois plenamente justificado o estipêndio pago a Varoufakis, mesmo que tenha sido à nossa custa, pelo valor acrescentado que trouxe à causa da iluminação dos nossos espíritos!

Eduardo Francisco disse...

De que é vós tendes medo?

Tavares Moreira disse...

Caro Eduardo Francisco,

Essa teve graça e, manifestamente, não ofende. Quem tem medo não somos nós, são os nossos bolsos - sugiro, assim, que redirecione essa interrogação.