Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2004

Connaught Place



A fotografia foi tirada há dias em Connaught Place no centro de Nova Deli. Mas poderia ter muitos outros cenários. Poderia ter sido tirada em outras paragens da Ásia. Ou na África devastada pela guerra ou depauperada pela corrupção. Na América do Sul...
Ao longe distinguiam-se as silhuetas e o movimento de crianças e de animais. Julguei tratar-se de um parque infantil naquela que é uma das áreas mais cosmopolitas da grande cidade. Mas a foto documenta uma realidade bem diferente. Retratam a execução de aterros para a construção de um centro comercial. A mão-de-obra é infantil e feminina. A dureza do trabalho dificilmente imaginável mas pacientemente suportada por quem precisa de garantir pelo menos uma refeição por dia. Os miúdos que carregam os burros não devem ter mais do que 8 anos. As mulheres, mesmo grávidas, partilham do esforço das crianças sobre um calor sufocante. Uma das faces da realidade de um mundo que o ocidente faz por ignorar.
No momento em que registava esta imagem, precisamente em Deli, próximo daquele local, reuniam-se especialistas de muitas nacionalidades numa conferência planetária destinada a debater nada mais nada menos do que a importância do capital humano e a relevância da formação e da educação na economia global e no desenvolvimento. A escolha do local da conferência internacional pode não revelar cinismo, mas a concreta circunstância não deixou de me parecer um paradoxo.
De volta ao hotel dediquei-me a ler alguma da documentação distribuída. Atentei nas informações sobre o Estado anfitrião. Mais de 70% do quase bilião de seres humanos que ali fazem pela vida tem menos de 35 anos. 29 milhões nascem em cada ano. Daquele bilião, só 6% atinge um nível escolar acima dos patamares mínimos da literacia. 73% dos que obtêm grau de licenciatura ou superior estudaram artes…
A outra Índia, é a do encantamento. A Índia das grandezas passadas. Dos locais de sonho. Dos Fortes Vermelhos de Deli e de Agra. Do Palácio do Vento de Jaipur. Do Taj Mahal ao cair do dia. Dos mercados da Old Delhi e do cheiro intenso a especiarias. A India das majestosas heranças dos diferentes Impérios.
Dessa não escrevo.
Pelo menos enquanto não desaparecerem as imagens que registei em Connaught Place naquele fim de manhã de um fim de Novembro de 2004. Tal como não me apeteceu falar das belezas do sul de Angola depois de visitar um centro de crianças órfãs de guerra, sem nome, algures na região de Benguela, num centro de acolhimento de uma ONG. Nunca desapareceu a impressão dessas imagens. A sensação do mais absoluto desprezo pela vida e condição humanas. Que a tudo se sobrepôs.

JMFAlmeida

3 comentários:

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
just-in-time disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido pelo autor.