Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Morte. Um testemunho…

Falar da morte pode parecer um pouco bizarro. De um modo geral fugimos ou escondemos este tema. Morte é escuridão, morte é tristeza, morte é ausência de cor. Mas há ocasiões em que a morte é sinónimo de paz quando acompanhada de um belo sorriso, fazendo com que as cores ganhem vida.   

- Vim agradecer-lhe. Calei-me. Recordei as três conversas que tivemos há alguns meses. - Sabe, graças a si consegui viver com tranquilidade os últimos meses de vida do meu pai. - Faleceu? - Sim, tal como o senhor doutor tinha prognosticado. - Então, não chegou a comemorar os sessenta anos. Era por estes dias, não era? - Era, mas não importa. O seu sorriso emanava uma tranquilidade de espírito e vontade de viver como nunca vi. - Quando ia ver o meu pai lembrava-me sempre das suas palavras. Sorria-lhe. Tocava-lhe. Gostava imenso que lhe massajasse as costas. Tinha muitas dores, mas ficava mais calmo. Falávamos através do calor dos corpos e da troca de olhares. Quando saía do hospital, ficava sempre com a sensação de que poderia ser a última vez. Sabia que não havia esperança. O senhor doutor ajudou-me a encarar a morte de uma forma muito especial.  

O seu sorriso, que é mesmo belo, testemunhava o que estava a sentir. Depois tentei rememorar o que lhe tinha dito e cheguei à conclusão de que não disse nada de especial. Claro que já "vivenciei" a morte muitas vezes. Não sei se foi a minha experiência profissional ou a familiar que a influenciaram. Talvez tenham sido as duas, mas a familiar pode tê-la marcado de forma particular. Creio que sim. O que eu sei é que uma conversa sobre a morte se pode transformar num diálogo de amor e num poema de alegria.   

- Levantou-se, abraçou-me com emoção, dizendo em voz baixa: - Não sei o que lhe dizer mais. Consegui, graças a si, viver uma experiência única, a agonia e morte do meu pai com dignidade e muito amor... 

1 comentário:

mew2 disse...

Irei pelo mais simples. Esta Mulher escolheu e viveu o Amor.
Cumps