Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2007

BCE baixa taxa para 3,6%?

O Banco Central da China subiu ontem a sua taxa de juro principal para 7,29%.
Essa subida foi ditada pela necessidade de contrariar as fortes pressões inflacionistas que se vêm registando nos últimos meses, sobretudo nos preços dos bens alimentares – a inflação em Agosto ficou acima de 6,5%, o que traduz uma clara aceleração dos preços.
O dado mais curioso nesta subida da taxa é de que se mantém a divisibilidade por 9 do valor da taxa. Com efeito, vê-se de imediato que 7,29 é divisível por 9.
Ao atentar neste facto, a que já aqui aludi em post de há alguns meses, não posso deixar de pensar no juízo que os Chineses farão da taxa de juro de 4% que o BCE mantém desde Junho último.
É que o algarismo 4 é detestado pelos chineses, que o associam à ideia de morte, evitam-no sempre que podem.
Como tb aqui disse, há na China muitos edifícios, até hotéis, que não têm 4º andar, passam directamente do 3º para o 5º - provavelmente o 4º andar estaria sempre vazio, se existisse...
Então os chineses deverão pensar que a insistência do BCE em manter a taxa nos 4% significa uma opção pela ruína da economia europeia...
Será que os Chineses têm razão? Não seria aconselhável o BCE descer, logo que possível, a sua taxa pelo menos para 3,6%?
A economia europeia agradecia e os Chineses considerá-la-iam certamente, uma decisão muito sensata...

7 comentários:

Suzana Toscano disse...

Caro dr. tavares Moreira, apesar do muito que tenho aprendido ao ler os seus posts, e também os do Pinho Cardão, confesso que já perdi o fio à meada das taxas de juro, do papel do BCE, das vantagens e riscos. E o que vejo é o comum dos mortais a não saber se devem ou não comprar a casa, se devem ou não vendar a que têm e arrendar alguma, se devem comprar ou vender acções, se os certificados de aforro vão ou não desaparecer...Desculpe o basismo deste comentário, mas é o que oiço e o que não consigo rebater.Sarkozy propõe que o BCE se abra à discussão, que apesar de ser um organismo independente tem que discutir as suas políticas com os políticos, como interpretar?

Tonibler disse...

FED baixou hoje, em 0,5%, as taxas. Os chineses devem estar pelos arames com os USD que têm na mão, com a moeda deles a valorizar e o dólar a cair. Se o BCE baixa as taxas, os homens vêm por aí desenfreados....

Tavares Moreira disse...

A Suzana tem razão, isto vai uma grande confusão...com excepção da China em que a confiança no algarismo 9 e seu augúrio de felicidade se mantêm inabaláveis.
O melhor mesmo nos dias que correm é não estar muito endividado, pois credores tomados de nervosismo devem ser bem mais maçadores do que o habitual...

Tonibler, a decisão do FED tinha sido aqui antecipada há uma semana, se bem se recorda, embora mereça um reparo: 4,75% não é divisível por 9.
Assim, o FED teria feito melhor se tivesse descido a taxa para 4,77% ou, um pouco mais agressivo, para 4,68%.

André Tavares Moreira disse...

COm o devido respeito não gosto de chineses. São um povo que não se respeita a si próprio, exemplo disso é a exploração laboral lamentável que existe nesses países. Quando mudam para outro país são escassas as pessoas que se integram em comunidade .

Assim sendo e dando seguimento à minha ideia, o BCE deverá fixar a taxa de juro nos 4,44%

Saudações Republicanas

Tavares Moreira disse...

André All-garvio,

Respeito em pleno a opinião do meu Amigo quanto aos Chineses, cujo respeito pelo indivíduo - pelas liberdades individuais e sociais - é no mínimo escassa, isso é verdade.
Mas em nome desse sentimento quer impor à já fragilizada economia europeia uma subida das taxas em 0,44 pontos?
Já imaginou o que sucederia a empresas como a unidade hoteleira Santana (Vila do Conde) e o restaurante El Chic (Madrid)? O que iriam sofrer os seus proprietários?
Meu Amigo não quer reflectir sobre tão nefastas consequências e, eventualmente, repensar o seu ponto?

André Tavares Moreira disse...

Dadas as pertinentes e inteligentes justificações, sugiro uma tqaxa de juro fixadas nos 3,44%.

Isto satisfaria ambos. A descida dos juros e a supersticiosidade chinesa. Hehe

Tavares Moreira disse...

André All-garvio,

Está meu Amigo a ver como nos encontramos agora muito mais próximos?
Eu nos 3,6% e V. Exa nos 3,44%.
Com um pouco de boa vontade acabaremos por coincidir, harmonizando a fé dos Chineses no algarismo 9 e o temor do 4, com a pouca simpatia do meu Amigo por eles.