Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Uma grande lição...

... a de Santana Lopes, ontem, na SIC Notícias ao abandonar a entrevista para a qual tinha sido convidado, na qual comentaria o actual estado de coisas no PSD, após ser interrompido para introduzir as imagens da chegada de Mourinho a Lisboa.
Ao contrário do que as explicações de Ricardo Costa e este comunicado querem fazer crer, estou certo que poucas serão as vezes em que, no futuro, isto voltará a acontecer. Na SIC ou em qualquer outra estação de televisão.
A creditar a Santana Lopes, com inteira justiça. E a fazer corar de vergonha figuras muito importantes da nossa vida política que, no passado, em situações similares, suportaram com naturalidade e sorriso nos lábios o desrespeito e a falta de consideração destes "critérios editoriais".

14 comentários:

Pinho Cardão disse...

Caro Ferreira de Almeida:
Pois eu, desta vez, também aplaudo a atitude de Santana Lopes. Fez muito bem!...
Posto isto, também julgo que Santana Lopes, pelo modo como as televisões se têm relacionado com ele, e sem as quais mal sobreviveria como político nos momentos de travessia do deserto, seria das últimas pessoas com autoridade moral para tomar tal atitude.
De qualquer forma, foi hábil,marcou pontos e salvaguardou a devida distância entre informação e folclore.

Suzana Toscano disse...

Concordo inteiramente, seja lá qual for o sentimento de Santana Lopes que determinou a acção, a verdade é que foi uma excelente lição, que surpreendeu não só pelo que diz o Pinho Cardão mas também porque já estamos tão habituados ao absurdo das prioridades noticiosas e ao conteúdo das "última hora" que até estranhamos uma reacção que, bem vistas as coisas, devia ser óbvia.As explicações de Ricardo Costa ainda agravam mais a situação, mas, como diz o Ferreira d'Almeida, é capaz de servir de lição. Santana Lopes prestou um bom serviço à comunicação social, passada a vergonha que lhes pregou...

Massano Cardoso disse...

Gostava de ver a SIC a fazer o mesmo ao Primeiro-Ministro...
Mas que "o país está doido", está mesmo!

João Melo disse...

"De qualquer forma, foi hábil," diz o dr pc. dito assim parece q foi premeditada a acção de Santana de modo a ajudar à sua reabilitação politica. acho q foi sincero . e esteve muito bem

Miguel Frasquilho disse...

É isso, meu caro José Mário, como disse Pedro Santana Lopes - e muito bem -, "como é que assim o país pode andar para a frente"?!...

Como diria Obélix, "Estes romanos são loucos!..."

O pior é que não são os romanos...

Grande lição de Santana Lopes. Esperemos que tenha valido de alguma coisa!... :-)

António Viriato disse...

Deve ter sido essa uma das atitudes mais sensatas que Santana Lopes terá tomado nos últimos anos, incluindo nestes os que desbaratou como Primeiro-Ministro de um Governo medíocre, embora não inferior ao do seu antecessor, putativo amigo e ex-rival Durão Barroso.

Cumpre elogiar agora Santana Lopes, na esperança, ainda que muito ténue, de que haja iniciado, finalmente, um hipotético caminho de redenção, apesar da sua cronológica maturidade, infelizmente, para ele e para todos nós, bastas vezes desmentida ao longo da sua desperdiçada carreira política.

Poderíamos dizer que sopram às vezes bons ventos de onde menos se espera.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro José Mário
Tenho muitas dúvidas que outros fossem capazes da atitude de Santana Lopes. Uma atitude que deveria envergonhar a SIC Notícias e alterar a sua linha editorial. O canal de televisão esteve muito mal. Santana Lopes fez o que a situação pediu!

Bartolomeu disse...

Caro JMFA, uma vez que nos convida a visualizar aquele clip no youtube, gostaria também de convid-lo e aos restantes autores e comentadores do "4R" a visualizar este : http://www.youtube.com/watch?v=qbAaHcPnet8&mode=related&search=.
Vejam até ao fim e verifiquem a diferença de discurso e de atitude que se operou em tão pouco tempo, desde que José Socrates foi eleito PM.
Se realmente o país está louco, sabemos a quem se deve a autoria desse estado de loucura.
E... se conseguirem encontrar loucura suficiente em cada um de vós, riam, do que se diz, do que se pensa e do que se faz em política.

Virus disse...

Grande SL,

assim é que é! Os meus parabéns.

O que mais me preocupa é a resposta do Ricardo Costa que refere "critérios editoriais" para interromper uma entrevista destas por causa da chegada de um treinador de futebol.

E isto faz-me questionar, de facto, a qualidade dos critérios editoriais de uma estação como a SIC Noticias, que supostamente se devia reger por critérios editoriais mais sérios e importantes que o futebol e o seu mundo ou as celebridades das revistas côr-de-rosa.

Eu aqui não posso deixar de comparar estes critérios editoriais defendidos pelo Ricardo Costa com os mesmos que a TVI nos trouxe com a abertura de um Jornal Nacional das 20h em que o assunto do dia foi "O pontapé do Mário"!

Nesta fotografia foi a SIC-N que saiu mal, tal como o Ricardo Costa, que em vez de defender precipitada e cegamente a sua estação deveria ter jogado de forma mais inteligente, sobretudo para quem está habituado a lidar com este meio e a analisar tudo o que fazem.

Mais uma vez, PARABÉNS PSL e lamentável a SIC-N e o Ricardo Costa, não é assim que se constrói uma estação de credibilidade e referêcia em áreas que não o desporto.

pedro oliveira disse...

Como digo no vilaforte.blog.com, a fabulosa noticia de mais um desempregado a chegar a Portugal, impediu de sabermos o que pensa o ex primeiro-ministro sobre as eleições no PSD. É bem feito para o Jornalismo, quem saber o que pensa PSL, recorra ao seu blog.
pedro oliveira

invisivel disse...

Há uma estrela cadente…,

A meu ver foi um gesto involuntário de -“milhafre ferido na asa”-, que motivou a atitude do Drº Santana Lopes; Foi, simplesmente, uma atitude espontânea motivada por um estado de espírito, particularmente, sensível nesta altura.
Quantas vezes, nós, já assistimos à interrupção de um entrevistado por motivos similares!? Muitas.
Além demais, o Drº Santana Lopes é, “nesta altura” uma estrela cadente e a SIC, que não é pública, rege-se naturalmente por critérios comerciais.

Virus disse...

Caro invisivel,

uma pequena nota: Estamos a falar da SIC-Noticias e não da SIC.

Alguma vez viu a CNN, a BBC World, a Euronews, a LCI, a France24 interromperem um entrevistado por causa de uma noticia deste género? Se já recorde-nos porque eu assim de repente não me lembro de nenhuma...

O que a SIC-Noticias fez é uma coisa mais do estilo da FOX News, eventualmente da Sky News... tudo depende agora ao que é que a SIC-N quer estar conotada, se ao grupo das "sérias" se ao grupo das "arraial"!

PS-Este desempregado não tem direito ao subsidio de desemprego... não é que precise lá muito!

TCS-ADVOGADOS disse...

Não sou um grande apreciador do estilo de Pedro Santana Lopes, mas o mesmo já me surpreendeu por duas vezes: a primeira foi com o chamado túnel das amoreiras… grande obra e que veio calar todos os opositores - o Zé deve estar envergonhado… o tal que faz falta a Lisboa… por ter feito tanto mal a milhares de pessoas que utilizam o tal túnel - na realidade veio colmatar as dificuldades que existiam na entrada em Lisboa para quem se dirige da auto-estrada de Cascais. A segunda agradável surpresa de PSL foi a atitude que tomou ao abandonar a entrevista na SIC - Noticias, efectivamente vai mal este Portugal que dá tão grande destaque a um treinador de futebol, a comunicação social, a grande culpada da desorientação social que por aí vai, dá destaque de horas a uma noticia que em nada contribui para o conhecimento e cultura de um povo… que fez este senhor mourinho para merecer tanta atenção ??!!! Para além de ganhar milhões e milhões e que só a ele diz respeito ???

Anthrax disse...

Caro JMFA,

Estou totalmente de acordo com o seu post.