Número total de visualizações de páginas

sábado, 1 de dezembro de 2007

Solidariedade...

Seja um voluntário, participe, conviva e no final sinta a satisfação de quem ajudou a minorar o sofrimento de quem depende de si!
Sou uma admiradora incondicional e “activista” da causa dos Bancos Alimentares. Por isso não resisto a lembrar que os Bancos Alimentares Contra a Fome vão voltar a recolher alimentos este fim de semana, em mais de 950 estabelecimentos localizados nas zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, S. Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve e Portalegre.
A actividade muito meritória dos Bancos Alimentares, que já leva 15 anos de vida, tem por objectivo minorar a penosa realidade das carências alimentares e da pobreza em Portugal, transformando diariamente desperdícios de produtos alimentares em satisfação de necessidades e transformando as recolhas das campanhas anuais em ajudas solidárias. Os números registados em 2007 são demonstrativos dos resultados da solidariedade generosa dos portugueses:
Tonelagem recolhida e distribuída - 18.014
Bancos Alimentares em actividade - 13
Instituições apoiadas - 1.332
Pessoas assistidas - 219.889
A campanha deste fim-de-semana decorre nos moldes tradicionais: voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome, devidamente identificados, convidam à participação à entrada de cada um dos estabelecimentos comerciais. Para participar, basta aceitar um saco de plástico do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, óleo, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, etc.
Não resisto a desafiar cada leitor que por aqui passe para que experimente ajudar nesta campanha de uma forma diferente, em complemento às habituais compras no supermercado.
No Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa centenas de voluntários vão assegurar os trabalhos de recepção dos alimentos, a sua triagem e pesagem, o seu acondicionamento e armazenagem.
Participar nesta “logística” é para além de um acto de solidariedade, um acto de excelente convívio que junta famílias e amigos num espaço e numa organização em que todos são convidados a darem um pouco dos seus talentos, dos seus afectos e do seu tempo. É uma experiência gratificante e uma oportunidade única de nos conhecermos melhor.
Aqui ficam as indicações de como fazer:
- Local: Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa em Alcântara, adjacente à estação do caminho-de-ferro (REFER), ambos, situados na Av. de Ceuta junto ao nó de Alcântara;
- Horário de funcionamento: dias 1 e 2 de Dezembro, das 12h até às 24h (muitas vezes pela madrugada dentro);
- Entrada: livre;
- Inscrições: no recinto do Banco Alimentar Contra a Fome, nas instalações da ENTRAJUDA (devidamente assinaladas) que dispõem de um dispositivo para o registo dos voluntários;
- Disponibilidade dos voluntários: livre;
- Acolhimento: acolhimento especial de todos os voluntários e encaminhamento para o trabalho a fazer;
- Alimentação: são servidas duas refeições gratuitas a todos os voluntários, lanche e jantar, em ambos os dias;
- Animação: música e diversas iniciativas “surpresa”;
- Estacionamento: em espaço adjacente ao recinto do Banco Alimentar Contra a Fome , na Av. de Ceuta.

5 comentários:

Pinho Cardão disse...

Ou de como um Blog pode também servir os que precisam.
Parabéns, Margarida. E que nunca lhe falte o ânimo nessas acções de bem fazer!...

Anónimo disse...

Apoiado, Pinho Cardão.
A minha admiração, Margarida. Afinal ainda há quem, generosamente, se dedique ao bem do próximo, sem outro intuito que não seja o de apoiar os que, de entre nós, passam dificuldades.

Luís Guerreiro disse...

Pequenos gesto fazem, realmente, a diferença e foi por isso que, com muito gosto, li este "apelo".

É do tipo de campanhas em que as pessoas confiam e em que todos, com mais ou menos dificuldade, dando um pouco mais ou um pouco menos, conseguem e têm gosto em participar.

No Alta Voz, fizémos questão de destacar uma iniciativa que achei fantástica pela facilidade com que qualquer pessoa com ligação à internet consegue, sem esforço algum, doar grãos de arroz atravás do World Food Program. Deixo a ligação para o site:

http://www.freerice.com/index.php

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caros Amigos
A solidariedade não resolve os problemas mas pode minorar o sofrimento de muitas pessoas que vivem aqui mesmo ao nosso lado. Todos o fazemos, mais ou menos, desta ou daquela forma. As campanhas dos Bancos Alimentares têm grande visibilidade por mobilizarem milhares de pequenos gestos de bondade e de generosidade.
Quis apenas aproveitar esta campanha de Natal para apenas sinalizar o valor da solidariedade... Obrigada.

Caro Luís Guerreiro
Obrigada pela sugestão.
Fui até ao "Free Rice" e de uma forma fácil e até divertida fiz um donativo.
Excelente iniciativa que aproveita as facilidades do espaço cibernauta para ajudar as populações com fome à volta do mundo. Um meio global ao serviço de uma causa global!
Vale a pena visitar e dar...

antoniodasiscas disse...

Cara Margarida
Não me admira nada a sua atitude.
Estou até em acreditar, tal como o povo diz, que no dia, daqui a muitos anos, chegar lá acima, os factos que nos relata vão favorecê-la com um magnífico crédito, que no fundo dos fundos, é aquilo que todos nós, uns mais, outros menos, desejamos que o nosso São Pedro tenha em linha de conta. A entrada é com ele!