Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de junho de 2005

Para quem governa este Executivo socialista?

A pergunta é colocada por Luís Delgado na edição de ontem do DN, como resultado da avaliação dos primeiros cem dias de governo. A pergunta pressupõe a ideia de que um governo deve governar para alguém, para um grupo social específico: para a classe média ou para os idosos, para os mais pobres, ou para a élite financeira. O que me espanta é o facto de um "analista" como Luís Delgado não colocar a hipótese de se poder e ter de governar para o país, em defesa de um conceito que eventualmente não conhece, "interesse público" ou "bem comum". O conceito de governação de Luís Delgado subjacente à pergunta é a identificada com a defesa e satisfação de interesses, de promoção do "bem" de alguns.
A estratégia do Governo de "disparar" em todas as direcções pode ser criticável, mas até a um oposicionista como eu se revela necessária desde que orientada para um desígnio que todos - e não só alguns - possam perceber e mobilizar-se para a sua concretização.
Afinal para quem é que governou Durão Barroso? E Santana Lopes?

2 comentários:

O Reformista disse...

É-cheguei a pensar fazer um post sobre o espantoso espanto do Luis Delgado.

Pinho Cardão disse...

A grande questão é que, lamentavelmente para o país,há muita gente a pensar como o LD.
Mas, problema ainda maior, é que são os LD,s destes jornais que levam muita gente a pensar desta maneira!...
Portugal não muda, não mudarão as mentalidades, se não mudarem os protagonistas e se os "fazedores" de opinião continuarem os mesmos.