Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A gravata e a emergência de novas masculinidades

O acto de abolir as gravatas nos Ministérios de Assunção Cristas não se traduz apenas num acto de se poder andar nos Ministérios sem gravata. É coisa muito mais transcendente. O novo abolicionismo passou a ser um acto "que se poderá traduzir na emergência de novas masculinidades, essas sim fundamentais para mudar de paradigma".

Em itálico, palavras de Elza Pais, Deputada e Doutoranda na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa na área da violência doméstica.

Por mim, fui mesmo violentado pela Doutoranda. Fui e continuo a ser. Continuo sem perceber a grandiosidade da frase!...

10 comentários:

Rantanplan disse...

Parece eduquês.

Bmonteiro disse...

Mais um violentado.
Atira-se com o termo "paradigma", fica demonstrado o elevado estatuto.
De doutorice.
E da minha costela de sociólogo tardio.

Suzana Toscano disse...

Vai ver que vamos ter que ler a tese toda para decifrar o que possam ser "novas", o que se entende por "masculinidades", qual a "mudança" e, claro, de que "paradigma" partimos.Uma tese completa.

Tonibler disse...

Por mim, o marido da senhora tem grandes e justificadas atenuantes...

Bartolomeu disse...

Penso que a frase da Srª Deputada, antecipa uma tendência "a emergência de novas masculinidades", que poderá relacionar-se con travestísmo, dependendo da importância na afirmação da masculinidade, que a Srª Dona Elza atribui à tirinha de pano, atada em volta do másculo pescoço...
Será que a fase seguinte, será decretar a substituição da gravata por uma camisa de folhos e a seguir com flores e depois o top???
Será???

Ruben Correia disse...

Não posso deixar de esboçar um sorriso quando leio "Ciências(!) Sociais". Será que essa gente acha que colocando lá o "Ciências" isso lhes transmite mais prestígio ou credibilidade? Ou julgarão que são realmente "cientistas"?

Fartinho da Silva disse...

É o pós-modernismo aplicado às gravatas...

Anónimo disse...

Ou um singelo problema hormonal...

Rantanplan disse...

Eu continuo a preferir gajas.

Caboclo disse...

o que a gaja quer dizer . ..eu explico ..ela quer dizer que vamos (ireis) começar a ver as regatas com os ombros de fora ..os peitorais salientes .. ...e a Elzinha só no pompoar discretooo muiiiiittooo discretoooo..nossa ..chega sinto um negócio...

ahahaha entenderam o que é a nova masculinidade ? mudança de paradigma...ahahahah kakakaka