Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Porquê só agora?

Porque demoramos tanto tempo a tomar medidas inevitáveis?
Para "poupar" uns tostões, triplicam-se custos...anos mais tarde.
Porque é que só agora o governo decidiu implementar o teste gratuito da Sida para todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde?
Porque é que só agora vão existir unidades móveis para reforçar a capacidade de realização de testes, junto dos grupos mais vulneráveis, dinamizando a concretização precoce do diagnóstico?
Porque é que só agora foi anunciada a organização de centros de tratamento combinado, que integram terapêuticas antiretrovirais, antituberculose e de substituição opiácea para os consumidores por via endovenosa?

Só agora é que se sabe que os doentes diagnosticados numa fase tardia aumentam o risco de morte e de transmissão da doença?
Só agora é que se sabe que a Sida precocemente diagnosticada já é tratada como uma doença crónica?
Só agora é que se sabe que Portugal é, desde há anos, o País da União Europeia com maior incidência de Sida em consumidores de drogas injectadas?
Ou é porque Portugal é um dos quatro Países europeus onde a taxa de novas infecções quase duplicou entre 2000 e 2007?

Valha-nos o Dia Mundial da Sida, valham-nos os relatórios anuais que a ONU vai divulgando a cada dia 1 de Dezembro de cada ano!

6 comentários:

Massano Cardoso disse...

Porque os “diferentes responsáveis" que superintendem na área da saúde, desde há muitos anos, têm a cabeça dura! Investiram em campanhas e em mais campanhas altamente lucrativas para os promotores mas sem qualquer efeito positivo na redução da incidência! Se tivessem investido uma pequena fracção do que andaram a gastar ao longo dos anos talvez as coisas fossem um pouco diferentes...

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Clara
Porque é que levamos tanto tempo para tomar decisões tão importantes? Porque é os nossos vizinhos europeus são mais rápidos? Porque é que estamos permanentemente a cometer os mesmos erros e a pagar (as pessoas) preços elevadíssimos?
Porquê só agora? Um pergunta que se repete muitas vezes e em relação a muitos domínios.
Portugal está doente há muito tempo. Sofre de um vírus de incompetência e de irresponsabilidade. Como é que vamos curar esta enfermidade?

Anónimo disse...

Há aqui algo que escapa à minha compreensão. É que os testes de rastreio da infecção por HIV existem, gratuitos, há vários anos em todas as capitais de distrito e nalgumas outras cidades, nos CAD. Quererá isto dizer que os testes gratuitos são estendidos a todos os hospitais do país e não apenas nos CAD?

Clara Carneiro disse...

É isso mesmo, Zuricher, os testes gratuitos são estendidos a todos os hospitais do país, o que "dilui" mais a identificação de cada pessoa que os solicita, pq o problema dos CAD's em todas as capitais de distrito é que se tornam muito identificativos de quem lá entra...por isso não tiveram a afluência que se esperava!

Anónimo disse...

Cara Clara, obrigado pela explicação. Todavia deixa-me mais uma questão. Uma das caracteristicas dos CAD era os testes serem anónimos. Isto acontecerá também nos hospitais aos quais o sistema de testes gratuitos é agora estendido? Em caso negativo, não será isto um dissuassor para quem pretenda fazer os testes?

Peço desculpa pelas questões mas fiquei bastante curioso com este assunto.

Clara Carneiro disse...

Tanto quanto sei, caro Zuricher, os testes serão sempre anónimos, o anonimato está legalmente garantido.