Número total de visualizações de páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

Como Portugal pode ser ainda mais bonito...

Mais um excelente exemplo de como se pode promover turisticamente Portugal. Segundo o JN a National Geographic Society vai ajudar a internacionalizar o Alto Douro Vinhateiro como destino turístico sustentável.
Na base da parceria que será assinada entre a National Geographic Society - a reputada organização mundial de natureza científica - e as entidades oficiais portuguesas está a preocupação de assegurar que o desafio turístico do Douro "se desenvolva mediante elevados padrões de qualidade e sustentabilidade".
A possibilidade de o Douro passar a constar dos roteiros turísticos sustentáveis recomendados pela revista Nacional Geographic é uma mais-valia importantíssima, não só pela chancela de qualidade que advém da exigência dos critérios seguidos na elegibilidade dos destinos turísticos seleccionados, mas também porque a revista vende milhões de exemplares à volta do mundo e em diversas línguas.
Recentemente a Nacional Geographic Society colocou o Douro em 7º lugar de entre 133 destinos turísticos sustentáveis em todo o mundo. Esta classificação é a prova do reconhecimento do valor da região vinhateira nas suas atracções e qualidades históricas e naturais, uma região que merece ser preservada e visitada.
Trata-se de um excelente exemplo do caminho que Portugal pode e deve seguir em matéria de desenvolvimento regional e sectorial e das preocupações que lhe devem estar subjacentes, designadamente qualidade e sustentabilidade.
É neste quadro de actuação - preservando e valorizando o nosso património - que podemos criar riqueza e bem-estar e que podemos ambicionar ser conhecidos e procurados através de meios de grande capacidade de divulgação e penetração à escala global, como é o caso da revista National Geographic.
Agrada-me a ideia de fecharmos parcerias com organismos internacionais de elevada reputação, pois para além de podermos beneficiar do know-how e apoio que têm para dar e partilhar ficamos sujeitos a compromissos e escrutínios externos exigentes.
Aqui fica, portanto, este meu registo de satisfação, a que acresce a minha rendição à beleza da Região do Douro...

11 comentários:

Anónimo disse...

Temos que recuperar 6 lugares nesse ranking!

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

José Mário
Nada que não esteja ao nosso alcance!

Catarina disse...

Eis uma boa notícia!
É uma paisagem com a qual não estou muito familiarizada. Conheço apenas “de passagem”.
Ainda não perdi a esperança de um ano assistir, e quem sabe, participar nas vindimas.
Ao ler de novo, há bem pouco, o livro “Vindimas” de Miguel Torga, senti que era isso mesmo que gostaria de fazer um dia!

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Cara Catarina
É uma viagem obrigatória. Já ouviu o slogan mais ou menos assim: "vá para férias cá dentro"? Aplica-se sem hesitação.
É verdadeiramente deslumbrante!
Tem que se pôr a caminho...

Anónimo disse...

Falta grave, Catarina, fata grave. Subscrevo a sábia recomendação da Margarida.

Catarina disse...

Eu sei! É mesmo imperdoável!
Viajei pelo norte há uns anos; fiz a costa. Fiquei encantada com o que vi! Mas nunca mais voltei. Faz parte dos meus planos futuros. Este ano fiz turismo “doméstico”! Fiquei pelo centro e sul... O norte virá a seguir...

Catarina disse...

E sei que tenho que me apressar.
Os grandes empreendimentos tendem a ofuscar, a intrometer-se com a beleza natural .
A gastronomia típica ... que também deveria ficar inalterável... sente a pressão de agradar ao paladar estrangeiro..
E ainda quero ver um norte bem português e não como está a acontecer em certas áreas que bem conheço.. e que me levam a interrogar-me... quando estou distraída: Onde estou? Ainda estou em Portugal?

antoniodosanzóis disse...

Cara Margarida
A sua paisagem extremamente agradável, o seu inegualável vinho do Porto e a fibra das gentes transmontanas, fazem do Douro uma região impar, até sob o ponto de vista turístico, constituindo assim uma das vias, económicamente, bem necessárias, na procura do equilibrio das contas externas.

jotaC disse...

Cara Dra. Margarida Aguiar:
Toda a região duriense é dotada de uma beleza ímpar e por isso, este 7ºlugar, parece-me estar aquém do merecido mas enfim, são notícias como esta que promovem e motivam além fronteiras o interesse de muita gente cada vez mais sensibilizada para conhecer e admirar estes recantos do mundo.
Olhar as encostas do Douro prenhes de vinha é um exercício a que seguramente ninguém resiste, mas são poucas as pessoas que sabem do esforço humano despendido desde há séculos a “saibrar” aqueles socalcos…
Felizmente, hoje já não é tanto a força física do homem que transforma aquelas pedras em terreno fértil para o plantio de vinha, são pequenas máquinas agrícolas em forma de aranhiços que se equilibram nos cerros, mas a matriz deixada pelos homens do Douro de mãos ásperas do ferro de saibrar, continua inalterável…

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro jotaC
Bonita homenagem às gentes do Douro: "...mas a matriz deixada pelos homens do Douro de mãos ásperas do ferro de saibrar, continua inalterável…"

Suzana Toscano disse...

Uma beleza, nem estou a ver quais são os outros 6!