Um dos enigmas que alguns sectores liberais identificam de forma frequente resume-se na questão: porque é que os liberais, uma vez chegados ao poder, esquecem-se do liberalismo e adoptam políticas não liberais?
Três hipóteses de trabalho e reflexão:
1. Porque o país não é liberal e o liberalismo não se decreta.
2. Porque as elites e as classes médias em Portugal – de que uma parte tem a capacidade de decidir eleições, ao centro – cresceram e vivem à sombra do Estado, dele dependem e com ele se confundem.
3. Porque os partidos onde possam existir esses liberais, colocados face à alternativa de cumprir princípios ou ganhar eleições, optam invariavelmente pela segunda.
Desde os primeiros assomos liberais do século XIX que vivemos escravos desta incorrigível realidade.
Número total de visualizações de páginas
segunda-feira, 18 de julho de 2005
Os liberais e o poder
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
1.De facto, o país, infelizmente para os seus cidadãos, não é liberal.A cultura de esquerda da comunicação social dá primazia a outros valores e estes submergem as poucas vozes liberais que têm possibilidade de se fazer ouvir.
2. Existem elites liberais.Acontece é que muita pseudo-elite que vive à sombra do Estado tem influência real na comunicação social e é promovida por esta.Por este facto, é vista como elite.
Assim como a má moeda afasta a boa moeda, as pseudo-elites afastam as elites.
3.Existem nos Partidos, particularmente no PSD, elites liberais.Mas vêm sendo sistematicamente submergidas.
4.Como as soluções conservadoras,que colocam especial especial ênfase nas virtudes da despesa pública não têm resultado em Portugal(e também na Europa)e têm constituído um rotundo fracasso, e como o homem também não é sempre "burro", tempo virá em que as circunstâncias imporão uma outra maneira de pensar.
Poderá é haver o perigo de se passar dos 8 para os 80!...
As próximas eleições presidenciais poderão ser a oportunidade para aparecerem verdadeiras elites que suportem um bom "leader", capaz de dinamizar a transformação de memntalidades e de cultura de que o país carece.
E há um cidadão, que ainda não se apresentou, mas em que todos pensam, que tem qualidades, força interior e carisma para o conseguir!...
Então...então...aguardem mais um bocado...já só faltam mais algumas semanas...
Enviar um comentário