Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

“Dia de São Bartolomeu”

Hoje é dia de S. Bartolomeu, dia em que o diabo anda à solta.
Em certas zonas do país, caso de Esposende, as crianças são mergulhadas, contra a sua vontade, nas águas frias do Atlântico, para ficarem protegidas de certas doenças, esconjurarem medos e curarem maleitas como a gaguez, gota e epilepsia.
Manda a tradição! Uma gaita! Imagino o trauma produzido nas crianças, por terem de mergulhar, três vezes, na água, seguradas por um capanga, provavelmente, ao serviço do “capeta”.
Tradição violenta é o que é!
Fala-se muito de direitos da criança e de maus-tratos…
Por que é que não mudam a tradição? Em vez de sujeitarem as crianças, podiam usar os membros do governo. Assim, todos os anos, seriam mergulhados, nas águas frias, pelos cidadãos “carrascos”. Mas tinha que haver muito cuidado nas suas escolhas, de forma a evitar “entusiasmos” no tempo e no número de mergulhos…

10 comentários:

Unknown disse...

Senhor Professor,

Como dizem os putos...

Bora lá, vamos a eles...Só paramos quando fizerem bolhinhas!
;)

Anthrax disse...

Concordo, professor!

E concordo com o invisivel também, excepto na parte das bolhinhas.

Por mim, abdico das bolhinhas. Quando deixarem de fazer bolhinhas também serve.

Unknown disse...

Anthrax!!!
Vai lá vai!...Fogoooo.

Bartolomeu disse...

Estou intrigado caro professor MC, é que ha umas horas atrás, coloquei um comentário onde rectrospectizava (rectrospetizava? este termo existe?) São Bartolomeu e o padre Bartolomeu de Gosmão, colocando-os em apreço e declarando-me homónimo do inventor da passarola. Mas... possívelmente devido à acção de poderosas forças ocultas, o comentário não aparece. Mistééééríoooo...
Não quero acreditar que a inquisição tivesse razão, ao declara-lo erege, só porque o homem possuia conhecimentos alquímicos e esotéricos e astrológicos e físicos e matemáticos... pfhhhh, marretas.

Bartolomeu disse...

A minha ortografia hoje está linda, está, está.
Tenham paciência meus amigos, melhores dias virão, espero eu.

Massano Cardoso disse...

Caro Bartolomeu.
Não se esqueça que hoje o diabo anda à solta! Quem sabe se não anda aí a mãozita do dito ao boicotar o seu post. E logo posto por um Bartolomeu...

Caro Antrhax e Invísível.
Estão ambos seleccionados para serem os primeiro cidadãos a mergulharem os ditos...

CHEVALIER DE PAS disse...

Caro Bartolomeu,
o seu comentário:
Mistéééériooooo
fez-me lembrar uma personagem de novela a Perpétua...

Bartolomeu disse...

Permita-me rectificar Cavaleira de Pas, a personagem da novela brasileira que repetidamente dizia mistééééério éra a Dona Pombinha, uma vélhinha dona de pensão possuidora da sagacidade serena que a experiência de vida durante anos acumulada, confere áqueles que olham com naturalidade os sucessos e aprendem com os insucessos.
A personagem a que se refere, a D. Perpétua, era uma viuva "ardida" mas que arvorava em moralista e guardava um mistéééério que não proferia, dentro de uma caixinha escondida no guarda-vestidos. Acho, note bem, acho que era um "apêndice" que lhe tinha ficado do marido defunto. Mas, não me pergunte como é que ela o tinha em sua posse.
Como se pode verificar cara Cavaleira da Pas, estes anos que enchem a minha bagagem, mesmo que para mais não sirvam, têm a serventia vã da acumulação de memórias.
:))
Onde raio é que deixei a bengala? alguém viu por aí a minha bengala?

Suzana Toscano disse...

Quer dizer, h� uns tempos o meu amigo prop�s que os pol�ticos fossem obrigados a desportos radicais, como o mergulho em mares infestados de tubar�es. Agora s�o os mergulhos gelados no dia de S. Bartolomeu! Ou lhes acaba com a ra�a ou os torna imunes a qualquer amea�a ou risco, n�o sei se n�o ser� pior a emenda que o soneto...:)

Massano Cardoso disse...

Cara Suzana.
Neste último caso é só para os proteger de certas maleitas, nomeadamente, a falta de juizinho...