Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A pouco e pouco!...

Está a causar grande agitação uma Exposição de Arte na Austrália, em que a Virgem Maria é apresentada de burka.
A pintura vem sendo contestada por ofensa ao cristianismo, tendo-se associado à condenação as forças políticas mais relevantes, do 1º Ministro ao líder da Oposição.
Não concordo que a representação seja uma ofensa à religião cristã, que pode bem conviver com muita coisa semelhante.
É, sim, uma ofensa à civilização, por utilizar um símbolo, para muitos com a dignidade máxima, em que centenas de milhões acreditam e veneram como a "mãe de Deus", para branquear uma prática abjecta de subjugação física e espiritual da mulher.
A pouco e pouco se vão igualando liberdade e opressão, conquistas da humanidade e comportamentos retrógados e indefensáveis.
A pouco e pouco!...

8 comentários:

Rui Fonseca disse...

Caro Pinho Cardão,

Como faço referência ao meu Amigo num segundo comentário que fiz no "post" de Margarida Correia de Aguiar, e poderá passar-te despercebido, faço este alerta para os efeitos tidos por convenientes.

Quanto a este teu "post", subscrevo.

Rui Fonseca disse...

Volto para informar que também referi o meu Amigo no último "post" de Tavares Moreira.

António Viriato disse...

Caro Pinho Cardão,

Permita-me pensar que se trata de uma «pequena provocação» do autor da peça, apesar da respeitabilidade, da delicadeza moral da figura escolhida.

Pode ser que assim o Mundo acorde para esse absurdo costume de impor a cobertura do rosto das mulheres, a pretexto da assumpção de uma especificidade da prática de uma religião, no caso a islâmica.

Admito, naturalmente, que alguns cristãos não gostem da utilização da figura de Maria para este hipotético propósito de denúncia do absurdo costume, mas não acho que devam sentir-se com isso ofendidos. Não conheço a intenção declarada do autor, que conviria ouvir.

Já o mesmo não diria, por exemplo, daquela caricatura de terrível mau gosto do António, que em tempos saiu no Expresso, sobre o Papa, a propósito do uso do preservativo, ainda que nem por isso me lembrasse de recomendar a sua lapidação.

Enfim, sempre haverá diferenças de sensibilidade, de cultura e de civilização, pese a exaltação do relativismo que vemos fazer, por vezes até por quem não deve, por estrita obrigação do cargo…

Bom fim-de-semana.

Pinho Cardão disse...

Caro António Viriato:
De facto, duas interpretações são possíveis:a do branqueamento da situação chocante de subjugação da mulher, a que me referi, e uma outra, a que o meu amigo parece referir-se, que seria a da chamada de atenção para o facto de existir essa subjugação, à qual ninguém, nem a Virgem Maria, poderia escapar.
Acontece, no entanto, que na mesma exposição a figura de Jesus Cristo aparece "travestida" de bin Laden.
Foi esta simultaneidade que me levou à interpretação que deixei expressa no texto.

Caro Rui Fonseca:
Primeiro que tudo, queria felicitar-te pelos comentários ao post da Margarida sobre o goupthink.Excelentes!...Mas, ou estou com falta de vista, ou não vi qualquer referência ao meu nome, como dizes.
No que respeita ao post do Tavares Moreira, continuas a dizer que eu não discuto a "poda". Continuas enganado!... A poda é indiscutível,tem que ser feita, e quanto mais tarde pior.

Pinho Cardão disse...

Caro Rui Fonseca:
Afinal, estava mesmo de olhos fechados!...
Pois claro que concordo contigo. Há muita opacidade política nesta matéria dos impostos. A maioria dos bem pensantes até defende que não devem diminuir!...

João Pais disse...

Caro Pinho Cardão,

não concordo com a sua interppretação da obra, acho mesmo que é a contrária ao que é desejado. Se quisesse poderia ter tentado informar-se o que o autor pretendia dizer: http://tinyurl.com/22xmmu ou http://tinyurl.com/2z7bnh - este encontrei em 5 minutos, já que a quantidade de informação sobre o escândalo e sem conteúdo qualquer acerca das obras em si é imensa. Mas se quiser informar-se de certeza que poderá encontrar mais.

Não é o senhor que aspira a uma melhor produção artística - em conjunto com uma redução aos apoios aos artistas? (relembrando comentários antigos sobre subsídios) Aqui tem uma obra onde não há dúvida que teve um impacto enorme no mundo inteiro, para a qual não devem ter sido necessários budgets sobredotados, já que é produto de um conceito que de um golpe levanta várias questões comuns a duas (ou mais) civilizações e culturas.

Quanto à simultaneidade das duas obras "islâmico-cristãs", se investigar um pouco vai ver que são de dois artistas diferentes. Como é normal que artistas plásticos usem temas actuais para os seus trabalhos, não é de estranhar que ideias paralelas tenham sido encontradas por dois artistas diferentes.

Pinho Cardão disse...

Caro João Miguel Pais:
Obrigado pelo seu comentário. Vou ver as referências indicadas, e digo-lhe que ficarei feliz se a minha primeira interpretação não estiver correcta,como diz.

Unknown disse...

Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado