Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

O primeiro desemprego

O número de desempregados no Reino Unido atingiu ontem 2,03 milhões, o mais elevado em 12 anos e, entre eles, contam-se milhares que vivem pela primeira vez o drama do primeiro desemprego. A Inglaterra estava em crescimento económico há 16 anos e, até à crise, tinha um mercado de trabalho activo, flexível, a procura e a oferta eram regulares e a expectativa de emprego era positiva para quem tivesse qualificações e experiência. Todas essas expectativas se inverteram e as pessoas vivem com surpresa e desespero situações que antes julgavam impossíveis.
O Jornal inglês “The Guardian” publicou o testemunho de Paul Bright, um inglês de 59 anos que vive a amargura do primeiro desemprego da sua vida, sem perspectivas de voltar ao trabalho. Paul era gerente de fábrica em Essex e todos os empregados foram despedidos porque a fábrica se deslocalizou para os Estados Unidos. Aqui fica, numa tradução livre:
“Eu trabalho desde os 15 anos e tudo o que quero é voltar a trabalhar. Sou como um fumador que não sabe o que há-de fazer com as mãos desde que foi despedido – eu não sei o que fazer com os meus dias agora que não tenho trabalho. Nunca pensei vier a estar nesta situação, eu tinha um ordenado decente e agora até tive que vender a minha casa e ir viver numa caravana para manter as minhas despesas a um baixo nível.
Durante 28 anos dirigi uma fábrica e os meus empregados ficavam comigo em média 15 anos. Consegui construir uma atmosfera familiar e os técnicos eram muito leais e motivados. A empresa tinha 100 anos e todos acreditámos que tínhamos um emprego para a vida. Havia africanos, escoceses, italianos e todos colaboravam.Se os alarmes disparavam na fábrica a meio da noite eu podia chamar qualquer um deles para lá ir e ele resolvia o problema, raramente precisavam sequer que eu pedisse.
O meu irmão trabalhava comigo, bem como a minha companheira, Susan, que entrou como operária. Ela nunca tinha trabalhado porque teve que tomar conta da filha, que tinha cancro e acabou por morrer. Quando ela começou connosco ficou logo evidente que ela tinha demasiado talento para o posto onde estava. A empresa deu-lhe formação em computadores e mudou de departamento, quando nos disseram que iam fechar a fábrica isso foi ainda mais duro para ela do que para mim. Ela tem 55 anos e é uma máquina de trabalho, é o tipo de pessoa que faz o trabalho de três e chora de desespero quando não consegue acabar tudo.
No ano passado disseram-me que a empresa ia mudar e que eu tinha que tratar de tudo até Março, eu fiquei ainda três meses para ajudar à mudança mas no fim o choque foi terrível. As pessoas choravam e algumas adoeceram. Pedi a uma agência de emprego –Solomons – para ajudar as pessoas a arranjar outro emprego mas mesmo eles disseram que seria muito difícil.Eu nunca tinha estado desempregado e pela primeira vez inscrevi-me no desemprego.
Em conjunto, eu e a minha companheira ganhávamos 60 000 libras/ano e tínhamos automóvel de serviço. Agora temos subsídio de desemprego e recebemos 60,50 libras cada por semana. Os meus filhos são crescidos e tenho 14 netos, por isso não tenho ninguém a depender de mim.
Ao princípio julguei que em breve voltaria a ter emprego, mas não havia nada, nem nas agências nem no centro de emprego e todos dizem “não há nada para oferecer”. De repente percebi que não seria capaz de pagar a hipoteca e decidimos vender a casa no Essex e mudámo-nos para um pequeno andar arrendado. Todos os dias gastava pelo menos duas horas a procurar ofertas de emprego nos jornais e na Internet. Durante todo este tempo fui chamado apenas a uma entrevista e quando lá cheguei o lugar já tinha sido ocupado. Seis meses depois terminou o subsídio de desemprego e agora vivemos das poupanças, mas não vão durar para sempre.
Penso que deveria haver um sistema em que o subsídio fosse proporcional ao ordenado médio que recebiamos, porque agora se uma pessoa estiver a trabalhar durante um ano com baixo salário tem o mesmo direito que outra que tinha um salário alto e pagou impostos respectivos durante toda a vida.
Mas eu não quero viver da caridade e não quero receber mais subsídios. Um ano antes da fábrica fechar, a empresa disse-nos que iam fechar o fundo de pensões para aguentar a fábrica mais tempo, mas isso não aconteceu e agora o nosso dinheiro está num sistema público e teremos que esperar até ver se será possível recuperar alguma coisa, mas há dois anos que esperamos e não sabemos nada. Nós tínhamos planeado ficar no apartamento mas tivémos que reduzir ainda mais as despesas. Por isso, em Maio, mudámo-nos para uma caravana fixa, guardámos a mobília num armazém e logo que tivermos emprego arrendamos outro apartamento. È frio, mas tem uma paisagem bonita e temos suficiente espaço.
Eu quero um trabalho, mas já tenho 59 anos e os mais joven que eu agora também têm muita dificuldade. Ainda continuo a pedir referências aos meus antigos patrões mas eles próprios estão á procura de emprego. Mudei o meu currículo cinco ou seis vezes, comecei por indicar o salário pretendido e agora só indico “negociável” e aceitarei o que quer que seja que me permita viver. Eu era um “workaholic” e trabalhava 10-12 h por dia, precisava de me sentir útil e agora sinto que a sociedade não precisa de mim. Envelhece-se muito mais depressa quando se está desempregado, mesmo que se tente manter activo uma pessoa afunda-se.O meu irmão arranjou trabalho num fabricante de automóveis, disse que o contrato é de 8 h/dia mas trabalha 12 h sem intervalo de almoço, ao princípio aguentou mas acabou por adoecer, as pessoas que têm trabalho agora têm que manter a cabeça baixa e fazer tudo o que lhes pedem porque estão a competir com pessoas que aceitam a metade do salário mínimo. Duas jovens lá da fábrica agora trabalham como mulheres de limpeza, mas apenas três horas por dia e isso não dá para viver.
Eu sei que nunca mais vou ganhar o que antes tinha, mas tenho imensas capacidades: trabalhei como director de produção, logística, máquinas, finanças, área comercial, tenho uma experiência profissional fantástica mas afinal não tenho nem uma migalha. Preciso de voltar a trabalhar rapidamente senão torno-me desempregado permanente. Mantivemos o carro para o caso de encontrarmos emprego em Londres.
Na minha idade, não posso viver na caravana para sempre, se tivesse agora trinta anos não me preocupava nada, tinha a vida inteira à frente para trabalhar, mas só me restam cinco anos. Eu sou uma pessoa positiva, mas é muito difícil, uma pessoa fica afectada física e mentalmente e é claro que isso também afecta o relacionamento. Eu preciso de acreditar no futuro mas agora não tenho nada. Eu não consigo enfatizar o suficiente quanto quero ir trabalhar.”

5 comentários:

Anónimo disse...

Haverá vários tipos de reacção a este testemunho.
O que me ocorreu foi que não é por acaso que o Reino Unido é talvez o país mais desenvolvido do mundo.

Também registei o facto do valor do subsidio de desemprego ser independente do ordenado. Um Eng. desempregado é igual a um servente desempregado. Estou totalmente de acordo, aliás o Eng. terá maiores reservas. Como será o sistema de reformas?

jotaC disse...

Cara Dra. Suzana Toscano:
É um relato pungente de uma pessoa que julgava ter tudo e afinal nem uma migalha tem, como ele diz. Estou certo que este relato espelha o drama de milhares e milhares de pessoas por esse mudo fora!
Ao ler este texto veio-me à memória aquelas pessoas que antes da fragmentação da união soviética se apoiavam na ilusão de que, para além do capitalismo, havia um mundo perfeito, de igualdade, de oportunidade, onde ninguém tinha de se preocupar com o futuro nem com a velhice porque, o papá estado, por todos olhava. Hoje, felizmente ou infelizmente, nem essa ilusão resta para aquelas pessoas que da noite para o dia se vêem nesta situação desesperante. Eu sei que aquele mundo era uma ficção mas, se calhar, não será tontice dizer agora que o nosso não era assim tão perfeito como muitos o pintavam... Está à vista de todos!

Bartolomeu disse...

Gosto muitíssimo de ler Torga, confesso, tanto quanto Massano Cardoso, pois para mim, ambos possuem um sentido de humanidade difícil de igualar. Num registo diferente mas convergindo no essencial, sente-se a presença do espírito de fidelidade e respeito pela dimensão da pessoa. Entende-se a grandeza da sua natureza, em cada escrito destes dois artezãos, retalhistas da mesma arte.
Não pertendendo desvirtuar o tema do excelente texto que a caríssima Drª Suzana publicou, mas sim, tentando dar-lhe na minha perspectiva a "companhia" de um olhar aparentado, atrevo-me a transcrever para este espaço o prefácio de Torga aos "Novos Contos da Montanha"
«Querido leitor:
Escrevo-te da Montanha, do sítio onde medram as raízes deste livro. Vim ver a sepultura do Alma-Grande e percorrer a via-sacra da Mariana. Encontrei tudo como deixei o ano passado, quando da primeira edição destas aventuras. Apenas vi mais fome, mais ignorância e mais desespero.Corre por estes montes um vento desolador de miséria que não deixa florir as urzes nem pastar os rebanhos.O social juntou-se ao natural, e a lei anda de mãos dadas como suão a acabar de secar os olhos e as fontes. Crestados e encarquilhados, o rosto dos velhos parecem pergaminhos milenários onde uma pena cruel traçou fundas e trágicas legendas. Na cara lisa dos novos pouco mais esperança ha. Ora eu sou escritor, como sabes. Poeta, prosador, é na letra redonda que têm descanso as minhas angústias. Mas nem tudo se imprime. Ao lado do soneto ou do romace que a máquina estampa, fica na alma do artista a sua condição de homem gregário. E foi por isso que fiz aqui uma promessa que te transmito:que estava certo de que tu, habitante dos nateiros da planície, terias em breve compreensão e amor pela sorte áspera destes teus irmãos. Que um dia virias ao encontro da aridez e da tristeza contida nas suas fragas, não como leitor do pitoresco ou do estranho, mas como sensível criatura tocada pela magia da arte e chamada pelos imperativos da vida. Prometi isso porque me senti humilhado com tanto surro e com tanta lazeira, e envergonhado de representar o ingrato papel de cronista de um mundo que nem me pode ler. Tomei o compromisso em teu nome, o que quer dizer em nome da própria consciência colectiva. Na tua ideia, o que escrevo, como por exemplo estas histórias, é para te regalar e, possível for, comover. Mas quero que saibas que ousei partir desse regalo e dessa comoção para te responsabilizar na salvação da casa que, por arder, te deslumbra os sentidos.
Teu
Miguel Torga»
Afinal, para que se entenda o mundo, basta que se possua alma de poeta...

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Suzana
Muitos milhares de pessoas vítimas do desemprego nunca pensaram que de um momento para o outro seriam vítimas de uma qualquer outra ordem económica, ou melhor de uma qualquer desordem económica, incapaz de lhes proporcionar oportunidades de uma vida normal, que de um dia para o outro seriam abandonados à sorte da incerteza.
Estudaram, casaram, trabalharam, constituíram família, organizaram-se para viver num contexto de regras conhecidas, em que a estabilidade e a previsibilidade eram valores adquiridos.
Num sopro nada é ou será como ontem, não por vontade própria, não por decisão consciente, não por escolha pessoal. Uma dura realidade que não é ela própria sustentável. Ainda que um novo equilíbrio venha corrigir o desequilíbrio de um modelo esgotado, estabelecendo novas condições que constituirão um novo padrão de organização da vida nas suas diversas dimensões, os desempregados da antiga ordem económica terão grandes dificuldades em refazer as suas vidas como estavam habituados. Uma injustiça grande. As dúvidas são se teremos condições para a reparar e como o poderemos fazer.
As gerações mais novas de trabalhadores terão que organizar as suas vidas num contexto em que o futuro será cada vez menos previsível e a incerteza será mais uma constante do que uma excepção. Será que podem ou devem prever o que os espera dentro de 20, 30 ou 40 anos?

Suzana Toscano disse...

Não podem, Margarida, claro que não podem e talvez tenha sido essa a nossa maior ilusão, como bem lembra o caro jotac,pensarmos que poderíamos assegurar tudo, que eramos capazes de eliminar todos os riscos e que de repente tudo o que antes parecia impossível afinal estava ao alcance de todos. Afinal era uma construção na areia que foi boa enquanto durou, ao menos vivemos a ilusão. Mas a que preço no futuro?
Caro Bartolomeu, que belo texto de Torga aqui nos trouxe, um momento de poesia e compaixão, sentido de justiça também, uma carta inesquecível!