Número total de visualizações de páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Jacarandá

Há muitos anos, não me lembro quantos, li uma crónica de António Barreto sobre os jacarandás e as suas belas flores. Um verdadeiro hino à beleza. Um apaixonado. Foi tão brilhante que eu, um perfeito ignorante nestas matérias, acabei por saber o que era um jaracandá e olhá-lo com outros olhos. São árvores muito bonitas. Hoje, numa pequena carta do leitor, Barreto não esqueceu os seus jacarandás. Já floriram! A sua paixão por tão belas flores é contagiosa. E eu também comecei a procurá-las...

8 comentários:

Catarina disse...

São lindos, na verdade. E agora sou eu que vou aprender acerca de jaracandás – nunca vi nenhum... pelo menos que me recorde.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Professor Massano Cardoso
Sou uma apaixonada das jacarandás. Temos zonas em Lisboa que ficam totalmente pintadas de lilás. É um espectáculo encantador.
Este ano a floração está bastante atrasada. Mas estou atenta!

Renato P M Ribeiro disse...

Foi precisamente a partir dessa crónica do António Barreto que comecei a prestar mais atenção às árvores!

Por isso, criei mais um foco de conflito com o meu país - comecei a reparar que: i) as árvores, no espaço público, são muito mal tratadas e, ii), o urbanismo que se vai fazendo quase nunca incorpora árvores...

José Meireles Graça disse...

Para quem gosta destas coisas conheço um blogue óptimo: está em http://dias-com-arvores.blogspot.com
De momento andam mais virados para ervas, líquenes e flores, mas têm excelentes textos e fotografias.

Ruben Correia disse...

Jacarandá, presumo.

Bartolomeu disse...

No "Sorumbático" http://sorumbatico.blogspot.com/
António Barreto assinala novamente num pequeno post, este quadro de espontâneadade e beleza natural, terminando com uma pertinente reflexão ao seu jeito: "Ainda por cima, em tempos de mentira, reviravolta e ocultação, é bom perceber que há coisas eternas, cuja repetição sazonal nos dá a garantia de que a vida nos oferece permanência e lealdade!"

Antonieta Barona disse...

Também comecei a olhar e a ver com mais atenção os jacarandás a partir da referida crónica do Dr. António Barreto. É das poucas coisas que ainda nos encantam no nosso País.Em Évora no Largo da Misericórdia existem uns quantos muito mal tratados, mas sempre bonitos

Catarina disse...

Estou-me a ver aqui às aranhas para encontrar essa tão falada crónica que teve tanto impacto nos leitores. Alguém, por favor, me poderá indicar onde a possa encontrar?
Por vezes, eu e o google não nos entendemos! : )