Número total de visualizações de páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dar e receber...

Celebra-se hoje o Dia Internacional do Voluntariado. É um dia que cada ano que passa se afigura mais importante ser lembrado, em particular pela necessidade de prestar um reconhecimento público àqueles que voluntariamente colocam o seu tempo e o seu saber ao serviço dos outros, de assinalar o valor económico e social do trabalho voluntário e de apelar à participação de todos na construção de uma cultura de cidadania e de responsabilidade social.
Ajudar os outros contribuindo para minorar as suas dificuldades, apoiar causas sociais ou promover a realização de iniciativas que enriquecem a vida de comunidades são provas de esperança para muitas pessoas e constitui também uma via de realização pessoal, que faz crescer interiormente a pessoa tornando-a mais humana.
Mas quem quer ser voluntário nem sempre sabe onde ser e como fazê-lo e quem tem necessidade de trabalho voluntário nem sempre sabe como procurar e encontrar. A Bolsa do Voluntariado é um ponto de encontro on line entre a procura e a oferta de trabalho voluntário que dá resposta aqueles problemas. É uma ferramenta que potencia um "mercado" virtual de voluntariado, dinamiza o encontro de necessidades e vontades, visa permitir, de forma dinâmica, a articulação entre a necessidade de trabalho voluntário das instituições e organizações e a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades. Vale a pena visitar e quem sabe encontrar aí uma resposta para o querer dar ou o querer receber...

2 comentários:

L M D disse...

Um bem haja a todos o que praticam o voluntariado.

Suzana Toscano disse...

Essa é uma excelente iniciativa para juntar boas vontades, a Bolsa do Voluntariado é uma solução muito simples para quem quer dar e quem precisa de receber. E, já agora, há 12 000 jovens voluntários no escutismo, uma obra notável de educação, companheirismo e liderança que só é possível pelo trabalho de muitos que, mesmo depois de adultos, ali se mantêm a orientar os mais novos. Obrigada a todos os voluntários, sobretudo aos que persistem e fazem da ajuda aos outros uma parte integrante da sua vida.