No final do ano passado, recebi a notícia de que tinha sido convidado para visitar os Estados Unidos da América (EUA), no âmbito do International Visitor Leadership Program do Department of State, depois de uma nomeação da Secção Política e Económica da Embaixada dos EUA em Portugal.
Naturalmente, fiquei muito contente com a oportunidade que se me deparava para conhecer melhor um país do qual sou profundo admirador, bem como Departamentos do Governo, Instituições Públicas e Privadas, Organizações Internacionais sedeadas nos EUA e, enfim, hábitos do dia-a-dia americano. E assim, depois de estabelecidos contactos com a Embaixada Norte-Americana, ficou acordado que a viagem se realizaria nas três semanas que medeiam entre Abril 22, 2006, e Maio 14, 2006.
Ora, como repararão… Abril 22 é já amanhã!
Neste sentido, e porque já tenho em meu poder parte do Programa que irei cumprir nas próximas três semanas, considerei que seria uma boa ideia partilhar com a Quarta República, numa base diária (pelo menos tentarei que assim seja!...), as experiências, que espero sejam (e serão certamente) enriquecedoras, estimulantes, interessantes e agradáveis. Assim como uma espécie de diário que, como já perceberam, será intitulado “Por Terras do Tio Sam” – e de que este post constitui, por assim dizer, um número zero ou prévio.
Posso desde já adiantar que amanhã se realiza a viagem para Washington (via New York), onde depois permanecerei até Sábado, Abril 29, dia em que sairei para Seattle. Depois, em Maio 03, sigo para Dallas; em Maio 07 regresso à Costa Leste, mais propriamente para Boston; e, entre Maio 10 e Maio 13, estarei em New York, de onde retornarei a Lisboa (chegando ao nosso querido país na madrugada de Maio 14).
Espero poder, assim, transmitir através do nosso blog algumas das sensações e conhecimentos que vou viver diariamente e que espero possam a todos interessar.
Então, fica desde já marcado encontro para amanhã, com a ressalva de que, com a diferença horária, é natural que a maioria dos posts seja publicada ainda no próprio dia nos EUA, mas já no dia seguinte em Portugal. Mas não é por aí que, certamente, virá algum mal ao mundo!...
4 comentários:
hehehe! "conhecer as instituições", ora deixa cá ir ali ao museu...
Meu caro Miguel, boa viagem e cá ficamos (com inveja) na expectativa da partilha.
Miguel, já sabes que estás sob observação, apesar da natural tolerância dos republicanos - queremos que nos contes TAMBÉM as idas aos museus!!
Enviar um comentário