Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2006

Extraordinário!

Mão amiga fez-me chegar este take da Lusa...

Lisboa, 31 Mai (Lusa) - Um projecto de resolução apresentado pelo PSD na Assembleia da República pretende instituir o dia 06 de Junho como o "Dia Nacional do Cão", um animal que, diz o partido, vive junto do Homem desde a pré-história. No projecto, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados do PSD consideram importante instituir no calendário oficial um dia "dedicado à sensibilização de todos para o importante papel que a relação com os cães" tem na vida do Homem, dia "que pode ser particularmente interessante para uma importante pedagogia de valores de cidadania a incutir nas crianças e nos jovens". Por esse motivo, sugerem os social-democratas, o "Dia Nacional do Cão" deveria ser o mais próximo possível do "Dia da Criança", que se comemora a 01 de Junho. A proposta do PSD surge na sequência da apresentação no Parlamento, no passado dia 02, de uma petição, subscrita por 7.162 pessoas, pedindo a criação do "Dia Nacional do Cão". A petição, dinamizada por criadores e "amigos" do "melhor amigo" do Homem, foi na altura entregue ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, tendo os responsáveis frisado que se tratava de uma iniciativa supra-partidária, não escondendo o desejo de que a questão fosse discutida ainda na presente sessão legislativa. A ideia de criar um dia dedicado ao cão antes do início das férias tem como objectivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de não abandonarem os cães no Verão, prática que acontece com alguma frequência, disseram na altura. A proposta do PSD está aberta ao apoio de outros partidos, disse uma fonte ligada ao projecto, frisando que não há qualquer interesse partidário na iniciativa e que a ideia mereceu no início do mês o agrado de Jaime Gama. "O cão cumpre hoje relevantes papéis de auxílio e companhia social, de que são exemplo os cães guia para cegos ou para outros cidadãos portadores de deficiência, os cães polícias ou os cães bombeiros", lê-se no projecto de resolução agora apresentado. Diz o PSD que o cão "é hoje uma presença marcante na vida de milhões de portugueses", estimando-se que "está presente em mais de um milhão de lares nacionais". FP. Lusa/Fim

Fui confirmar. Não é peta!
MÃEZINHAAAA!!!

12 comentários:

Massano Cardoso disse...

Acabei de transmitir à minha velha cadela esta intenção. Do alto, ou melhor do "baixo" dos seus 16 anos de vida, virou-me o lombo e foi colocar-se junto da porta, protestando pelo passeiozito. Perfeitamente indiferente! Ingrata...

Torquato da Luz disse...

Por que motivo me terei lembrado, a propósito, do velho dito "Abaixo de cão"?

CCz disse...

E não há nada mais prioritário?

RuiVasco disse...

Caros amigos:
O Torquato da Luz(?)SLB(?)LAMPIÃO? antecipou-se-me.
Portanto, vou mais longe: se fosse eu o criador da ideia, proporia mais " o DIA ABAIXO DE CÃO!" Teria, decerto, uma enorme adesão popular e não só. Vários aristocratas, republicanos e monárquicos, e mesmo algumas celebridades apoiariam. Esse sentimento, penso, está no "pêlo de cada um de nós". Aguarde-se a DECISÃO.

Já agora uma perguntinha:
-juntariam no mesmo saco, perdão, no mesmo Dia e, portanto, lado a lado nas comemorações, o pequenito Caniche (e outras "marcas" de canídeos, mais pequenos ainda, e de que não sei nomes) ao Rottweiller, ao Pastor alemão, entre outros? Espero, se isto avançar, que nesse Dia a Policia de Intervenção esteja reforçada e nos seus postos, bem como as brigadas de limpeza das Câmaras Municipais.

E é mesmo só mais esta:
- finalmente, temos uma OPOSIÇÃO a sério. A retoma surgirá. A SALVAÇÃO do género humano Luso, da sua PENSÃO de reforma, melhorias na PRODUÇÃO e EDUCAÇÃO já se ENXERGÃO (lamento o erro mas não o retiro- fica bem) ao fundo do tunel.
É necessário e urgente, criar o slogan para esta campanha anti-qualquer coisa, liderada pela oposição em geral que, com os portugueses e portuguesas, estrangeiros e estrangeiras, que andam por aí em turismo,lado a lado com toda a IMIGRAÇÃO, todas as raças e credos residentes entre nós, VIRÃO às ruas tomar POSIÇÃO.
"Sócrates, ouve as MULTIDÃO!
Crias o Dia do Cão ou Não?"
(este foi um repentino) Esperam-se outros melhores. Na campanha, que terá de ser um CAMPANHÃO, aceita-se a liberdade democrática, PERDÃO,literário-poética e pode usar-se "SLOGÃO". Reforça a ideia do CÃO ou NÃO. Com uma verdadeira REFLEXÂO, SURGIRÃO, ideias que ENRIQUECERÂO, esta SUGESTÃO! Até vos digo: com isto estou numa EXALTAÇÂO. Viva a NAÇÃO, que tais iluminados "CRIÃO". DESCULPARÃO o erro, fruto da EXCITAÇÃO)
Contudo, é necessário passar do PALAVRÃO (perdoem de novo) da palavra à ACÇÃO.
1.CRIAÇÃO de uma COMISSÃO que garanta devida ORGANIZAÇÃO.
2. Havendo uma vaguita estou à DISPOSIÇÃO. E chega.
(Esclareço que adoro um bonito e meigo cão.)
Rui VASCÃO

Tonibler disse...

Sugiro que a comemoração deste ano seja acompanhada da campanha "Não deixe o seu cão fazer as necessidades na rua, sente-as no parlamento". Só não sei se haverá alguma questão de incompatibilidade....

Carminda Pinho disse...

Então e o dia nacional do gato?
Este PSD, não tem emenda, esquece sempre os mais fracos.

Anónimo disse...

Estou consigo Carminda.
No entanto, para além do "tareco" convém não olvidar a Águia. Admito também meio dia para o Dragão e outro meio para o Leão. Portugal precisa de voos determinados e triunfantes. Falo, naturalmente, da próxima época.

Carminda Pinho disse...

Isto já parece o "fungagá da bicharada".
Realmente Caro Ferreira de Almeida, tem razão em chamar pela mãezinha, olhe eu cá por mim vou gritando por socorro...

Nuno Nasoni disse...

De há uns tempos para cá, acontece com frequência sentir vergonha da minha condição de militante do PSD. Valha-nos Deus!

Massano Cardoso disse...

Já agora podiam propor aos parlamentares coreanos ou aos dirigentes chineses a criação do tal dia!
Fiquei hoje a saber que, na China, um quilo da "apreciada" carne de cão de São Bernardo custa 100 euros!

RuiVasco disse...

Dia Nacional do Burro, não. Seria demasiado abrangente. O "DIA DE.." tem de estar associado a algo não devidamente reconhecido, ou marginalizado.

Anónimo disse...

Excelente debate, aqui, na 4R a propósito de tão cãodente, perdão, candente tema! O que não será na Assembleia da República.