Número total de visualizações de páginas

4,135,549

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Mais fanatismo!...

Amanhã Luís Filipe Scolari e Rosa Mota irão multar quem aparecer a fumar na via pública, em Matosinhos, numa iniciativa da Fundação de Cardiologia Portuguesa. O valor da multa é de vinte cêntimos e reverte a favor da Unicef. Contarão com a ajuda de oito mil crianças e dois mil adultos!...
Depois da interdição em recintos fechados, a “proibição” de fumar chega agora à via pública. Não faltará muito para termos um Ministério do Vício e da Virtude, com chusmas de fanáticos a averiguar se o transeunte se encontra liberto do cheiro a tabaco e de outros vícios reais ou inventados no momento. E oito mil crianças já começam a ser formadas e a praticar!...
Nota adicional: Hoje uma reportagem televisiva do acontecimento apresentava uma enorme brigada de assalto comandada por Scolari e Rosa Mota. Todos os entrevistados fumantes multados acharam bem a iniciativa. Qualquer dia serão multados apenas por indícios, como a posse da caixa de fósforos. Se os próprios prescindem assim dos seus direitos, merecem bem o que estranhos possam fazer deles!...Depois da institucionalização da denúncia pública, aí está o fanatismo na rua. Leve, levemente!...

18 comentários:

Massano Cardoso disse...

Caro Pinho Cardão

Como todos sabem, eu advogo medidas destinadas a evitar o tabagismo, como é óbvio. Não sou fundamentalista e não me repugna nada proteger os direitos dos fumadores. Já tive ocasião em que expressei as minhas opiniões sobres esta matéria, inclusive defendendo os fumadores de forma a evitar quaisquer tentativas de discriminação face à acessibilidade aos recursos de saúde, por exemplo.
Feita esta breve introdução, quero expressar a minha posição contra esta medida que, além de não ser relevante, subverte as campanhas cientificas contra o tabaco. A procura de sensacionalismos meio-patéticos, como se fosse possível mudar os hábitos com iniciativas desta natureza, deve ser denunciada.
Sou professor de medicina preventiva e gostaria de afirmar que para se fazer prevenção temos de socorrer a iniciativas correctas e científicas e não a "coisas” desta natureza, para não utilizar adjectivos "impróprios".
Enfim! O pior está para vir, e com consequências sociais difíceis de quantificar...

Suzana Toscano disse...

Concordo inteiramente com o post e com o comentário, não há nada como o excesso para estrgar uma boa ideia. A luta contra o tabagismo está a tornar-se detestável, daqui a pouco já nem se fala nos reais motivos - e ineiramente válidos e sérios! - que levaram a tomar medidas de protecção dos não fumadores e dissuasão dos fumadores. Ontem vi algures que na América vão proibir a entrada de menores de 18 anos nos filmes que tenham cenas de fumadores! É escusado lembrar que há videos, CD, e fumadores à vista desarmada, por isso a medida só pode ser uma "criminalização" oculta do acto de fumar, uma censura moral e cívica que ultrapassa em muito a origem das justas medidas que TODOS podíamos compreender, aceitar e apoiar, incluindo os fumadores.

Al Cardoso disse...

Para um pais que viveu 300 anos debaixo da inquisicao, ate nem esta nada mal. "Porra" quando aprendemos a nao ser fundamentalistas

Bartolomeu disse...

Desculpe Dr. Pinho Cardão... um Ministério para o Vício e outro para a Virtude, com as respectivas Secretarias-Gerais e restantes serviços administrativos e de fiscalização. Com direito a Gabinetes de ministros, assessorias, secretariados, viaturas, motoristas, pessoal administrativo e muiiiiiiiiiitos subsídios para representação e de risco e etc.
PS. Os multados receberão um rebuçado light e a competente factura de quitação? E essa despeza é deductível no IRS?

Nuno Nasoni disse...

Não fumo.

Mas, ao ver esta notícia, assalta-me o desejo de ir fumar um charuto para a marginal de Matosinhos. E não pago um tostão.

Arnaldo Madureira disse...

Pois, tivesse eu a certeza de que o dinheiro chegaria até às crianças que vivem na miséria em África e iria a Matosinhos pagar uma série de multas sem, contudo, fumar. E, já agora, por favor, dêem alguns exemplos de acções que a FPC deve realizar para convidar os fumadores a deixarem de fumar.

Tonibler disse...

Não deixa de ser interessante que o acto de fumar contribua com 20 cêntimos para a UNICEF e 2,5 euros para a OTA.

É só um apontamento financeiro...

Anthrax disse...

Beeeemmmmmmm!

Era tudo corrido à chapada!

Eu fumo mas, não sou um fumador inveterado e tenho as minhas regras (porque viajar também faz com que se adquira alguma disciplina)mas se me aparecesse uma criatura dessas pela frente, levava logo uma testinha!

É que os escuteiros a venderem rifas e calendários, ainda vá que não vá. Não nos estão a dizer o que é que devemos ou não fazer. Agora, criaturinhas endoutrinadas a dizerem-me o que é que devo ou não fazer... Olhem, apetece-me dizer que devia ser proíbido as mulheres andarem na rua sem fazer a depilação nas axilas, por exemplo. Fere o meu sentido estético e eu posso ficar deprimido.

João Melo disse...

veja lá se não é multado Dr pc..então se for pelo scolari que o meu amigo não gosta nada!!

Post -scriptum - ontem ao ler o diário economico deparei-me com uma galeria de fotos em que a drª susana toscana estava em grande destaque .e ao ver a elegancia com que ia trajada..devo dizer que o destaque é inteiramente merecido!!

;)

Unknown disse...

Xiça...
Ainda bem que superei o vício de fumar, senão desatava à estalada aos primeiros putos que aparecessem...embora tadinhos deles não têm culpa de ter pais tão virtuosos!

Não posso deixar de observar o comentário do menino mau, que parece estar-se nas tintas para este peditório de virtuosos, e antes se interessa pela galeria de fotos em que a drª Susana estava em grande destaque e trajada com elegância! Eu acrescento que a sra. estava elegantérrima!

Anónimo disse...

Helas!
Minha cara Suzana, a minha ex.ma Amiga inaugurou uma nova fase deste blog. Nem é preciso escrever para ser elogiada, hem?

Pinho Cardão disse...

Caro Arnaldo Madureira:
Exemplos de acções que a FPC deve realizar para convidar os fumadores a deixarem de fumar?
Qualquer agência de publicidade ou mesmo qualquer cidadão daria muitos. Só não são toleráveis aquelas acções que levem a espiar pessoas em plena rua. Qualquer dia, temos brigadas a invadir as casas para ver se se fuma lá dentro!...

Caro Menino Mau e Caro Invisível:
Com traje de gala, de noite, ou de dia,com traje simples ou sofisticado, de saia comprida, mini-saia ou calças, com fatiota de verão,de inverno ou de primavera,com o traje com que assessora o PR, a Drª Suzana é elegante, muito elegante!...Se "é", o "estar" é apenas a consequência!...
Estava ali uma excelente candidata à Câmara de Lisboa!...

Pinho Cardão disse...

Mas muito bonitas e elegantes são também a Clara e a Margarida, claro está!...

Arnaldo Madureira disse...

Oh caro Pinho Cardão. Então, espiar uma pessoa que vai na rua? Isto é para ser feito com bom humor. Eu até gostava que andassem na rua à caça dos benquifistas e me obrigassem a pagar uma multa por ainda pensar que vamos ser campeões no próximo Domingo (o Benfica na I Liga e o Leixões na de Honra). É claro, desde que a multa chegasse efectivamente às crianças que vivem na miséria.

Arnaldo Madureira disse...

benquifistas = benfiquistas

Pinho Cardão disse...

Caro Arnaldo Madureira:

Eu sei que o meu amigo fala dessas multas benquifistas, porque sabe que nunca as iria pagar(vamos lá a ver se não estou a falar cedo de mais...)!
Quanto à questão de os dinheiros chegarem ao verdadeiro destinatário...aí ainda acredito mais que o benquifa ganhe o campeonato!...

Pinho Cardão disse...

Quero dizer que acredito mais que o benquifa ganhe o campeonato do que um décimo do dinheiro chegue aos seus destinatários.

Suzana Toscano disse...

Como foi o Porto que ganhou, mais uma razão para não se dar para esse peditório!
E, já agora, muito obrigada pelos elogios, os meus amigos acabaram de justificar o investimento numas roupitas para as grandes cerimónias! Vou invocar este precedente quando voltar a passar na boutique ;)!