Foi ontem amplamente noticiada uma intervenção pública deste destacado elemento do PS – actualmente na simpática posição de administrador do BERD em Londres – na defesa “intransigente” da solução OTA para o novo aeroporto.
Nem outra coisa se podia esperar, deve acrescentar-se, do inspirador e promotor da solução SCUT.
Quem se lembra da defesa intransigente que este mesmo Senador fez das SCUT, como seu promotor e teórico, só pode congratular-se com a coerência das suas posições.
As SCUT com o modelo de exploração que lhes foi associado, constituem a solução mais onerosa para o Estado, que estará a pagar pelas rendas aos concessionários talvez duas vezes o que pagaria pelos juros da dívida se tivesse realizado as obras respectivas em regime de administração directa...
E já nem discuto a mais do que controversa questão da isenção de portagens que o próprio Governo agora põe em causa... embora apenas no plano verbal pois a alteração do regime custa muitos votos...
A OTA apresenta vantagens inegáveis, que o Pinho Cardão ainda há poucos dias aqui dissecou num magnífico Post.
A primeira de todas é, com certeza, a de ser a solução mais dispendiosa e menos eficiente do ponto de vista da utilização dos escassíssimos recursos públicos.
Por isso Cravinho a defende, intransigentemente.
Só lhe fica bem a coerência que exibe.
Os recursos públicos podem ser livremente desbaratados – são sempre os outros quem paga a factura.
E os pobres eleitores, cujo “stock” de fé parece ilimitado, até apreciam as grandes obras que apesar de empobrecerem o País alimentam o ego nacional
3 comentários:
O Cravinho tem um problema nas derivadas parciais. Alguém lhe disse que as infraestruturas de comunicação são um factor de crescimento económico mas esqueceram-se de lhe dizer os outros. Então se gastar muito a fazer estradas, caminhos de ferros e aeroportos, a economia vai crescer atingindo o seu ponto mais alto no dia em que estiver tudo debaixo de duas camadas de alcatrão.
O Eng. João Cravinho é o homem das grandes estratégias.
Defendeu a nacionalização de empresas que ele definiu como estratégicas. Presidiu à desnacionalização das mesmas, que deixaram de ser estratégicas.
Agora, para ele, e segundo notícia do Público, o grande problema de Alcochete é a especulação imobiliária que vai gerar.
A sua estratégia para a evitar é o aeroporto na OTA.
A OTA, sob este aspecto, é bactereologicamente pura!...
Por mim, se fosse nas Berlengas, também evitaria a especulação em Alcochete...
Caro José Alberto,
Realmente esta de ter o Cravinho a defender a Ota é brilhante. Esse incorruptivel, coerente e bem intencionado visionario.
Não há dúvida que os defensores de Alcochete e da Portela + 1 não brincam em serviço.
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