Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de agosto de 2008

“Homens de saias”...

Certas notícias chamam-nos de imediato a atenção e fazem-nos reviver certas situações.
Não sabia que havia uma associação francesa, denominada “Hommes en Jupe”, que defende o direito dos homens a usarem saias. Os associados, no fundo, pretendem retomar uma velha tradição. É certo que hoje em dia, em muitos países, os homens usam saias, caso do Paquistão, Polinésia e certas regiões de África, para não falar do famoso kilt escocês ou até dos Pauliteiros de Miranda de Douro e os Sargaceiros da Apúlia, nestes últimos casos dizem que não são saias mas camisas, como se “tivessem esquecido de vestir as calças”!
De acordo com a associação, o objectivo é liberalizar o guarda-roupa masculino, tentando fazer o mesmo que as mulheres há alguns anos quando passaram a usar calças. Independentemente das opiniões sobre esta matéria, que parece estar a atrair a atenção de estilistas franceses, recordo-me que, em jovem, via com certa frequência um homem de semblante triste a conduzir uma carroça e que usava saia preta. Quando me cruzava com o senhor, que mais tarde vim a saber que pertencia a um concelho vizinho, questionava-me sempre porque razão usava saias. O senhor devia rondar pelos quarenta e poucos anos, seco de carnes e era detentor de um bigode farfalhudo. Só muitos anos depois é que vim a saber o motivo: sofria de incontinência urinária e, por este motivo, usava saias. Nunca me apercebi que alguém tenha feito qualquer comentário depreciativo, mesmo não sabendo as razões para tão estranho hábito.

2 comentários:

Suzana Toscano disse...

Caro massano cardoso, se calhar é uma consequência inevitável da "feminização" da sociedade,que é como quem diz, uma pequena vingança da História.Dantes, o uso de calças estava associado à uma certa superioridade da figura masculina e isso de as ulheres quererm fingir que eram homens e imitar o seu comportamento era um atrevimento. Agora, temos os homens a querer usar saias, para ver se conseguem ficar parecidos com as mulheres. Cá por mim, nada a opor, desde que não se esqueçam dos adereços e dos sapatinhos de salto alto...

Bartolomeu disse...

No caso do Senhor que sofria de incontinência, a saia poderia "ajudar" a minimizar o problema, agora... relativamente ao resto do pessoal masculino... não me estou a ver entrar numa casa de banho pública e a levantar a saia, ou a colocar-me de cócoras.
E, nem classifico esta renúncia como um preconceito, mas sim como uma complicação, afinal, ha que honrar o ditado popular "em equipa ganhadora, não se mexe"
Até acho que tenho umas pernas jeitosas para usar uma mine...(tira essa ideia da cabeça Bartolomeu, já pensaste? E depois, como é que ías cruzar a perna ? Sharon Stone?)