Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de maio de 2008

Clarificação necessária

Santana Lopes apresentou hoje oficialmente a sua candidatura a Presidente do PPD, a que também chamou PPD/PSD.
Em Portugal, não existe, nem um nem outro.
Tudo ficaria mais clarificado, se PSL aproveitasse a Campanha para angariar as assinaturas necessárias para fundar esse novo partido.
Porque não é bonito concorrer a Presidente de um Partido a que troca o nome, para o afeiçoar ao seu gosto e medida pessoais.
Nota: O PPD, fundado há 34 anos, só se chamou PPD pelo facto de ter antes sido registada a sigla PSDC-Partido Social Democrata Cristão, e pela confusão que poderia gerar na população. Os auto-denominados herdeiros deveriam ser os primeiros a respeitar o legado.

7 comentários:

iluminuradoAnjodoSenhor disse...

Será que o essencial que se retira da apresentação de PSL é a questão do PPD/PSD ? Não terá, contrariamente aos demais candidatos, arriscado desde já algumas medidas, contrariando a vacuidade redonda das apresentações tradicionais ? E se um militante com o peso político e o passado de PSL quiser clarificar ou definir um rumo mais popular ou mais liberal ao Partido não tem legitimidade para pugnar por isso nesta sede eleitoral ? E posteriormente em Congresso? Ou será que melhor andam os franco-atiradores que do alto dos pulpitos que os alimentam vozeiam, cada um de per si, anunciando o apocalipse ? Frequento a 4Republica pelo debate das ideias e não me parece legitimo apoucar e reduzir a candidatura de PSL. Cumprimentos
Agostinho Gouveia/Almada

PintoRibeiro disse...

Passem lá, sffavor.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1327964&idCanal=12

Pinho Cardão disse...

Caro Iluminura:
Pergunta se "um militante com o peso político e o passado de PSL quiser clarificar ou definir um rumo mais popular ou mais liberal ao Partido não tem legitimidade para pugnar por isso nesta sede eleitoral". Claro que tem.
Mas não pode nem deve trocar o nome do Partido ao qual concorre.
O Partido tem um nome, é esse pelo qual deve ser chamado.
E PSL não tem o direito de, por ele só, mudar o nome ao Partido.
Como eu não tenho o direito de identificar o Pedro Santana Lopes com o Pedro Lopes Santana.
Se as ideias de PSL correspondem genericamente às da matriz do PSD, não precisa de lhe trocar o nome. Se as ideias de PSL não se sentem confortáveis com as da matriz e do nome do PSD, o melhor será partir para outra.
Assim, sim, haveria debate de ideias.
Sans rancune...e volte sempre, que os seus comentários, concordantes ou discordantes, são apreciados.

Tonibler disse...

Caro Pinho Cardão,

Não o imaginava na primeira linha dos apoiantes de Santana Lopes. É que, ao que parece, ter ouvido o que ele disse já é a primeira linha...

iluminuradoAnjodoSenhor disse...

Vivemos numa época extraordinária... em que nada já é o que era... A mim causa-me maior perplexidade a desconfirmidade do "nome" com a prática, do que propriamente a "represtinação" do nome inicial. PSL claramente quer vincar a matriz popular... e com o PS a executar politicas tão a direita da Social-democracia... é no minimo caricato que se discutam os nomes, ou as cores do "pendão". Agora essencial é que cada candidato a liderança ou a PM diga claramente se vai ou não colocar portagens, aumentar impostos, reduzir serviços de saúde ou de justiça... Como defende Marcelo a definição das funções do Estado a manter parece-me algo essencial para clarificar tudo o resto. Se sob fundo azul marinho ou electric blue... com a seta mais redonda ou aquilinia... são questões mais estéticas :)
Gostava de ou ler sobre as virtualidades da "credibilidade" de Manuela Ferreira Leite, da sua prestação como Ministra das Finanças e da Educação, e projecção como candidata a PM. Relativamente ao PPC aguardemos a publicitação das suas propostas... mas não gostei de ouvir cantar laudas ao PS com a proposta de revisão do Código do Trabalho... Por essa via fica sempre, a meu ver, a perder relativamente a Socrates e ao PS.
Caro Toni... está um pouco out of date... however... :) anti-PSL primário hehehehe

Tonibler disse...

Caro iluminuradoAnjodosenhor,

Se fosse do PSD estaria na 2ª linha de apoiantes do PSL...

Nuno Nasoni disse...

Por acaso, o PPD/PSD existe mesmo. Veja-se o que diz o 1º parágrafo do art. 1.º dos estatutos desse Partido:
"O Partido Social Democrata (PPD/PSD)...". A sigla oficial - que, de resto, é apresentada no boletim de voto em todas as eleições - é mesmo PPD/PSD, ainda que a designação seja a de Partido Social Democrata.
Mas não é por ter razão quanto a este aspecto que apoiaria PSL...