Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ovo ou galinha!

As notícias sobre a relação entre galinhas e dinossauros têm atraído a atenção de muitos, nomeadamente o recente facto de serem aparentados em termos de proteínas. Quem diria que a besta de um Tyrannosaurus rex estaria na origem de galinhas estúpidas e neuróticas, mas responsáveis por belos, perfeitos e saborosos objectos: os ovos, com os quais se fazem omeletas. A questão sobre quem surgiu primeiro, se o ovo ou a galinha, está longe de ser resolvida. Há os que apontam para o ovo, já que os répteis e dinossauros os punham, e, muito provavelmente, através de qualquer mutação, deverão ter sofrido alterações. Uma perspectiva evolucionista, rapidamente desmontada pelos criacionistas que, ao socorrerem-se da Bíblia, afiançam que foi a galinha: Deus criou todos os seres vivos. Relativamente à primeira hipótese melhor seria afirmar "ovo com galinha". Exacto! O primeiro ovo tinha de ter uma galinha dentro. A este propósito, tive uma estranha experiência, há muitos anos, quando numa tarde de calor ao beber uma cerveja lembrei-me de pedir um ovo cozido. Depois de o descascar, cortei-o em duas partes. Surpresa: tinha "galinha" dentro. Perguntei ao empregado se com o pinto o preço era o mesmo ou se era mais caro! A lembrança deste episódio tem a ver com as discussões evolucionistas e criacionistas que se geram ao redor de um apetecível ovo cozido! Apesar de não concordarem, são unânimes quanto ao prazer em ingeri-los. Enfim, tudo aponta para que este intrigante problema continue a despertar inúmeras discussões. O que interessa é que as galinhas não deixem de por ovos, senão estamos tramados, porque não se podem fazer as nutritivas omeletas. O Ministério da Saúde anda a por poucos ovos (ou a tirá-los para colocá-los sob outras galinhas) ou a evitar que os ponham, cortando na ração, e pondo em stress os próprios animais, os quais, ao contrário dos seus antepassados, os dinossauros, são muito sensíveis. Mas, por arte mágicas, acabou por descobrir o ovo de Colombo. A recente demissão do PCA dos HUC, por não lhe garantirem as verbas necessárias ao normal funcionamento de uma instituição com aquelas características - recusou-se a assinar o contrato-programa com o presidente do conselho directivo da ARSC - permitiu que este último, ao assumir a nova administração do hospital, não tenha de por qualquer entrave na assinatura. Está aceite! Um verdadeiro ovo de Colombo, ou então está em vias de nascer, através de uma mutação (política), uma nova espécie: a descendência do Tyrannosaurus campus...

4 comentários:

Anthrax disse...

No meio disso tudo há algo que me mete alguma confusão.É que eu não consigo perceber o argumento da teoria Criacionista.

Da mesma maneira que eles acreditam no "Deus criador", eu não consigo acreditar que eles realmente acreditam nisso. O pior é que depois acho que estão a gozar comigo porque conseguem dizer aquelas coisas com um ar muito sério e da última vez que apanhei uns pela frente, deu-me uma crise de riso tão grande que eu já chorava de tanto rir... o que é mau, porque é assim que começam os mal-entendidos.

Massano Cardoso disse...

Eu, em contrapartida, não consigo rir. Fico possesso e, antes que haja mal entendidos, ponho-me a milhas e, se possível, vou trincar um ovo cozido, só com pimenta, porque o sal faz mal...
Tenho cada história!

Carlos Monteiro disse...

Isso, professor, porque ainda não avancei com aquela minha ideia de o sal já vir misturado com a pimenta, ou a pimenta com piri-piri, ou o sal com coentros...Estou cheio de ideias e só preciso mesmo de um patrocínio...

:)

Anthrax disse...

LOL :))

Pois... eu não consigo ficar possesso mas, acho que isso é só porque antes de chegar a essa fase já me estou a rir.

A parte chata é que depois as pessoas pensam que estou a rir-me delas... o que até tem uma certa lógica mas, na realidade, não estou a gozar com elas estou só a rir-me das ideias delas porque são engraçadas.