Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Entrevista do 4R a Santana-I: O Presente

Na comemoração dos 3 anos da vitória eleitoral de Sócrates, Santana Lopes foi mais uma vez protagonista de grandes entrevistas, nomeadamente uma entrevista de fundo, ontem, de 4 páginas cerradas no DN.
Como aconteceu com Sócrates, também o 4R obteve una entrevista exclusiva com PSL. Publica-se a 1ª parte.

-Depois de algum sedentarismo no Parlamento, o Senhor recomeçou a andar por aí: Presidências Abertas em Portalegre e C. Branco, reunião empresarial, em Braga, deslocação ao Oeste…
-Sempre disse que não gostava muito do Parlamento. Mas tendo que lá estar, tenho que arranjar algumas distracções…
-Mas tem que lá estar?
-Sim, porque a vida tem sido madrasta para comigo. Olhe o 1º Ministro Blair: tem a agenda cheia de conferências, a meio milhão de euros cada. A mim ninguém me convida…E o Clinton? E o Al-Gore? Ainda ganham mais!...Soares tem uma Fundação…Cavaco foi 1º Ministro e agora é Presidente. Guterres é Alto Comissário. E eu?
-Mas o Senhor tem dito que também é advogado. Não exerce?
-Mas então já viu algum 1º Ministro voltar a ser advogado? O antigo Chanceler Shroeder é consultor de uma empresa russa… A mim, nem uma empresa do Zimbabwe me convida…Mas há mais. Os clientes também não se convencem que eu sou advogado...
-Parece dramático, de facto..
-E é. Nem a Caixa Geral de Depósitos se lembrou de mim…
-Para a Administração?
-Não, pedia apenas para ser um simples Assessor, remunerado de acordo com o meu currículo de ex-1º Ministro. Só lhes custaria o ordenado e a secretária, pois nem teriam que me dar gabinete, para melhor me dedicar à política…Uma injustiça…
-Bom, assim compreende-se que tenha que estar no Parlamento, mesmo não gostando…
-Comparada com os Plenários da 24 de Julho, aquela casa é mesmo deprimente. Por isso, aceitei logo a escapatória das Presidências Abertas, oportuna sugestão do meu amigo Raul dos Santos. Mas essa é, apesar de tudo, a razão menor…
-Então qual é a razão maior?
-A razão maior e que quero voltar a ser outra vez 1º Ministro!...
-Mas não fez um Acordo Institucional com o Dr. LFMenezes, dividindo as águas? Ele é que é o candidato a 1º Ministro…
-Pois é, tudo na minha vida me puxa mais para longe do que para perto da vida política…mas não se podem fazer juras de não voltar…Por isso, tenho que estar preparado...Por outro lado, há dias passei os olhos por um livro de história e vi que os duunviratos terminam sempre com a morte de um deles…
-De modo que…
- E também passei os olhos por Maquiavel e aí vi que a melhor defesa é o ataque…
-Não estou certo de que tenha sido o Maquiavel…Mas está bem imaginado. Mas como é que vai utilizar as Presidências Abertas para ser 1º Ministro?
-Como o actual 1º Ministro vai quinzenalmente ao Parlamento, eu faço quinzenalmente Presidências Abertas para explicar aos militantes aquilo que não consegui dizer ao Sócrates. Foi até o Pedro Pinto que me inspirou para esta sagaz iniciativa…
-De facto, admirável. Mas o Dr. Luís Filipe Menezes não faz sempre uma Conferência de imprensa a seguir aos debates para dizer ao 1º Ministro o que o senhor se esqueceu de dizer, aproveitando também para explicitar qual era o verdadeiro sentido do seu pensamento?
-Pois faz, mas nunca consegue. O meu pensamento é muito denso e nada fácil de interpretar…
A continuar...

4 comentários:

jotaC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jotaC disse...

Caro Drº Pinho Cardão:
Excelente entrevista esta que "arrancou" do Drº PSL!
Ainda bem caro Drº, que vamos tendo alguma vontade para ironizar com estas situações caricatas que se passam na vida política. Se não o fizermos, corremos o risco de engrossar as estatísticas que afirmam que o povo português está em estado depressivo, e o caso não é para menos!
O drº PSL tem toda a razão em querer "facturar" à conta dos otários! Porque não? São tantos os "mamões"... que diferença faz mais um!
Bom, isto já não vai lá de maneira nenhuma: nem com os betinhos de Gaia, nem com os betinhos do Estoril; os que restam, parece que já desistiram...
Por isso, cada vez mais me convenço que isto já só lá vai, com mulheres com eles no sítio...
Desculpem a "agressividade", mas estou à beira de uma depressão!

Tonibler disse...

Sobre os assessores da CGD, tenho uma história.

Estava a almoçar com uma amiga minha no restaurante do último andar da João XXI (onde se come divinamente por tuta-e-meia), quando reparo que numa das mesas estava o António Guterres. Depois de chamar a atenção à minha amiga do facto ela responde-me "Ah, então já sei o que o senhor faz por cá...". Eu curioso pergunto "E o que é que ele faz??", ao que ela responde "Almoça!..."

Por isso seria de grande importância para economia nacional e para evitar o mal-estar difuso que arranjassem um lugarito de assessor na CGD ao Santana Lopes. Um sítio onde ele tivesse a tarefa de almoçar...

jotaC disse...

:)))))))
Tem toda a razão, caro tonibler...
Depois do Guterres se ter "esfarrapado" a puxar a carroça da nossa economia, merece uns bons repastos...