Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Não é a "silly season"...

Já são cultivados no Equador. São os cravos azuis. A Holanda, grande produtor e exportador mundial de flores, quer plantar cravos azuis.
A natureza é abundantemente generosa, mas cravos azuis é coisa que não tem para nos oferecer. Nunca estamos satisfeitos. A natureza humana, esta sim, é realmente insaciável!
O homem insatisfeito com esta aparente “falha” da natureza, descobriu que poderia "construir" um cravo azul. Investiu e trabalhou, esforçou-se para resolver a falha. Uma falha sem qualquer importância, mas que o homem superou. A tecnologia faz maravilhas!
Trata-se de um produto geneticamente modificado, que poderá vir a ser o primeiro produto não alimentar transgénico a ser produzido na Europa.
Será que o capricho humano deve ir tão longe? Será que têm razão aqueles que criticam o lucro comercial como motor de transformação transgénica de flores? Será que a satisfação do puro e simples prazer de receber ou oferecer cravos azuis justifica a sua preferência?
À partida não encontro no cultivo do cravo azul qualquer justificação de índole humanitária, como por vezes acontece com o cultivo de produtos agrícolas geneticamente modificados.
O cravo azul é capaz de ser muito vistoso, mas prefiro uma hortense naturalmente azul!

7 comentários:

Massano Cardoso disse...

A sua sorte é o Pinho Cardão andar pelo oriente.
Mas a propósito de "azul" olhe que há já algum tempo que são criados tomates azuis. É verdade (sem ponto de exclamação). Basta ir ao meu post http://quartarepublica.blogspot.com/search?q=tomates+azuis. Quem adora frutos, vegetais e flores azuis é o nosso portista "talibã". A minha sorte é na China o Pinho Cardão não ter acesso à internet. "Penso eu de que..." Mas se tiver estou tramado, quando for a Colares.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Professor Massano Cardoso
O nosso amigo Pinho Cardão anda muito sossegadinho, deve estar a preparar alguma...
Se descobre os cravos azuis, no regresso ainda faz uma paragem técnica no Equador...

Anónimo disse...

Meus caros, informo que o Pinho Cardão segue todos os dias, mesmo lá nos confins da China, o que se vai publicando no 4R.
Em cada paragem a primeira coisa que faz é procurar um cibercafé (ciberchá?) para consultar o blogue.
Manda dizer que só não "posta" nem comenta porque ainda não se dá bem com os teclados que por lá usam.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana Toscano disse...

Vá Margarida, vamos aproveitar enquanto o Pinho Cardão não aprende a escrever chinês - e portanto privado do seu direito de resposta - e vamos decretar Abaixo os Cravos Azuis! (ai, escapou-me o ponto de exclamaçao)

jotaC disse...

Eu também estou com a Drª. Margarida Aguiar. Sou a favor da diversidade de todas as espécies e das flores também, mas as azuis não me seduzem ...
E também não me estou a ver a comer uma salada feita de tomates azuis, nunca os vi, provavelmente terão um aspecto mirrado e adoentado, como se já tivessem servido de bolas de golfe!

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caros Comentadores
O cravo azul não convence mesmo. Mas vai ter clientela, clientela muito especial!
Aguardemos que o nosso amigo Dr. Pinho Cardão se ajeite com o teclado chinês para nos dizer de sua justiça...