Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Desmascarem-se...

Com efeito, não é só no Carnaval que as pessoas se mascaram. Diria mesmo que andamos mascarados ao longo do ano, uns sem se aperceberem das máscaras que lhes vestem e outros sabendo bem as máscaras que enfiam a si próprios e aos outros. Sermos nós próprios às vezes não é fácil, mas deveria ser um imperativo. A satisfação é grande quando verdadeiramente o sentimos.
Mas o quotidiano está afinal cheio de máscaras e as relações que se estabelecem nos mais diversos planos são moldadas por disfarces, tornam-se opacas e sem transparência.
Embora o Carnaval esteja ligado à mascara, sabemos bem que as máscaras não são um exclusivo da época. Talvez que o clima de festa do Carnaval seja mais outra ocasião para inventar novos disfarces.
Já Vergílio Ferreira dizia: “Que ideia a de que no Carnaval as pessoas se mascaram. No Carnaval desmascaram-se”.
A todos aqueles que gostam de brincar ao Carnaval desejo que se “desmascarem” o melhor possível. O tempo não está grande coisa, mas ainda que com chuva a animação dos desfiles anunciados um pouco por toda a parte parece que promete uma terça-feira festiva. Apesar da crise, parece que o Carnaval não se desmobilizou…

16 comentários:

Manuel Brás disse...

E sobre máscaras...

Mascarados de intrepidez
tapando males disfarçados,
daqui emerge a acidez
de muitos feitos esforçados!

São tantas palavras cansadas
sobre problemas por resolver,
as esperanças reforçadas
de alegrias por devolver.

Bartolomeu disse...

Actualmente, é dificílimo viver em sociedade e ser-se "alinhado".
Existem imensos géneros paradigmáticos de gente, tantas formas diferentes de ser e de estar, de ouvir e de entender, de falar e de dizer, de calar e de esquecer que, a fidelização que torna qualquer um "alinhado", desalinha-se imediatamente à partida.
Pessoalmente, tento manter-me desalinhado e atento, descontraído e alerta, silencioso e reivindicativo... pareço-me bem a mim mesmo, gosto de me ver. Quando me olho ao espelho...sou capaz de me reconhecer, consigo identificar-me.

Catarina disse...

O Carnaval… o verdadeiro Carnaval era a época mais divertida de todos os tempos ... com máscaras ou sem máscaras ... O Entrudo à portuguesa actual já não é o mesmo, já sofreu influências de outras tradições carnavalescas.... Outros tempos... outros carnavais!!!!! Nos tempos de outrora... os escravos disfarçavam-se de Senhores e os Senhores de escravos.. e, parece que as senhoras quanto menos dotadas pela beleza eram, mais lindas eram as suas máscaras.... Vivenciar ou fingir vivenciar as experiências de outrém parece que continua a ser um aliciante para alguns.
Um ano tive a oportunidade de estar em Veneza durante o Carnaval! Uma verdadeira loucura. As quantias exorbitantes que algumas pessoas pagam por aqueles trajes e máscaras tão requintados...

jotaC disse...

Cara Dra. Margarida Aguiar:

Passamos muito tempo das nossas vidas a dar importância a banalidades, a tecermos elogios agradáveis, quando, na maioria das vezes, pensámos exactamente o contrário. Temos consciência porque o fazemos, há relações de interdependência que nos obrigam a soçobrar, o que não obsta, obviamente, a que às vezes digamos: basta!

Mas, minha cara Dra.,nesta tertúlia que aqui nos junta, acho que somos naturais e livres, tão livres como o seu albatroz…

Escrevi este comentário depois de uma frugal refeição (hoje sou aniversariante!), acompanhado por um bom vinho tinto alentejano, casta aragonês e trincadeira (dizem os experts que são duas das melhores castas...), mas não lhe passa pela cabeça o nome com que o vinho é comercializado no supermercado Continente!?... Deixo à sua/vossa imaginação, uma dica: foi engarrafado para o dia dos namorados e o rótulo diz o que uma apaixonada segreda no ouvido do namorado!?…

Como sobremesa uma deliciosa tarte conventual…

Chamam-me para os parabéns e para o resto…
:)

Catarina disse...

Parabéns a você.... parabéns a você....
Parabéns ao JotaC.... parabéns a você!! Clap clap clap clap!!!!

Vinho: Paixão!

Catarina disse...

Tentativa infrutífera esta minha de tentar encontrar a resposta no Google.
Outras dicas: Amo-te! Beija-me! Adoro-te!
Ahahah... fiquei agora com curiosidade. JotaC não demore com a resposta, p.f.! : )

Suzana Toscano disse...

Muitos parabéns caro Jotac, espero que tenha apagado as velas todas de uma só vez e que lhe sobre o fôlego para muitas outras que há-de apagar, deseo-lhe que com muita saúde, alegria e boa companhia...e que não falte o belo vinho alentejano, tudo coroado com um espumante português (sou da confraria, como sabe).Parabéns!

Suzana Toscano disse...

Margarida, belo post sobre o Carnaval, de facto vai perdendo a graça porque já não se percebe quem é que anda mascarado ou se desmascara, é difícil perceber se o que aparece quando se revela a face é verdadeiro ou falso. mas enfim, é sempre bom brincar durante uns dias, pelo menos as crianças não mudam muito, ainda hoje vi três fadas, uma sevilhana e alguns cowbois (também vi uns com umas máscaras que não decifrei, já não acompnaho os desenhos animados :)

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro jotaC
Muitos parabéns pela data tão querida, que se repita muitas e boas vezes, sempre em boa companhia, sem esquecer o melhor vinho português mesmo com um rótulo inimaginável do Continente!
Depois das advinhas da Cara Catarina que mais se pode imaginar? Tem que ser um nome de "combate"! Valentim? Querem lá ver que é mesmo Valentim! Porque não, estamos na época dele!

Bartolomeu disse...

No dia dos namorados, depois de provar um bom vinho, uma mulher apaixonada só pode segredar ao ouvido do seu namorado o seguinte: depois de um bom vinho, só um bom doce...
;)))

Catarina disse...

Ou o rótulo tem que ser grande para conter todas essas palavras... ou as letras têm que ser muito pequenininhas....
Por essa ordem de ideias o nome do vinho até poderia ser: “És o maior!” “És o meu borracho!”
“Vamos dar um passeio pela praia? ” Ou então: “Quando é que vamos casar? Olha que o meu relógio biológico não me está a dar tréguas!”

Anónimo disse...

Grande imaginação a dos meus Amigos!

Margarida, um bom apontamento sobre os carnavais por ocasião do carnaval.

JotaC, associo-me aos votos que todos aqui formularam. Muitos parabéns, conte muitos com muita saúde e bem regados.

jotaC disse...

Agradeço, sensibilizado, a todos os que me desejaram parabéns neste aniversário e confesso-lhes um sentimento: fizeram-me sentir verdadeiramente bem! Por isso, ficar-vos-ei sempre grato…

jotaC disse...

Catarina:
Você é uma vencedora!. Acertou!. O vinho foi rotulado para esta altura com o nome “amo-te”, e até a rolhinha, de fina cortiça, desnudada do invólucro que a protegia tinha gravado um coração!…Para muitos será um tanto démodé, por mim gostei!
:)))

antoniodosanzóis disse...

Cara Margarida
Para mim o carnaval, para alguns, não é de forma alguma uma forma de liberdade, mas sim uma expressão de libertinagem.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Manuel Brás
Vão-se as máscaras
Fica a alegria
É o Carnaval desmascarado
A preceito como manda a tradição

Caro Bartolomeu
Se o espelho meu não engana é meio caminho andado. É que os espelhos que enganam não ajudam nada...

Suzana
De vez em quando são desmascarados alguns dos que andam por aí mascarados...
Para as crianças é que o Carnaval é mesmo a sério.

José Mário
Gostei do seu "apontamento"...

Caro antoniodosanzóis
Uma expressão de libertinagem dos muitos carnavais a que assistimos todos os dias...