Número total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

10 anos de Quarta República


E assim, quase sem que nos tivéssemos apercebido – ou pelo menos sem que houvesse manifestações a assinalar o glorioso facto – o 4R completou, no mês passado, 10 anos de existência.
Seja qual for o sentimento ou ligação de cada um de nós em relação ao Quarta República atual, é inquestionável que nestes dez anos o blogue constituiu e constitui um instrumento de intervenção cívica. E foi, na vida de cada um, um episódio mais ou menos relevante, mais ou menos marcante.
Em 10 anos atingimos a marca notável de quase 10 mil entradas. Quase 3,5 milhões de visitas. Centenas de seguidores, dezenas de milhar de comentários, inúmeras discussões interessantes. Momentos de entretenimento. Dois livros publicados a partir dos textos. Dez anos de grande elevação, mesmo quando acentuámos diferenças, o que vai sendo raro na sociedade portuguesa e muito particularmente no mundo da blogosfera.
Fomos comentando o que por nós passava. E nalguma medida – aferida pela atenção que alguns dos media dedicaram ao que aqui se escrevia – condicionámos alguma coisa. Creio que o fizémos modesta mas positivamente. Devemos sentir orgulho por isso.
Parabéns, pois, a todos, autores e muito particularmente comentadores e seguidores, pela república que mantivemos ao longo de uma década. 
E viva a/o Quarta República!

8 comentários:

Bartolomeu disse...

Viva!!!
«E foi, na vida de cada um, um episódio mais ou menos relevante, mais ou menos marcante.»
É certo que sim, e continua a ser com imenso interesse que sigo tudo o que aqui é escrito, embora menos "comentante" mas sempre interessado.
E não foram somente as opiniões e as contra-opiniões, o espaço que as permite e o "espírito" democrático do blog, foi também aquilo que tive oportunidade de aprender, inclusive, acerca de mim próprio e ainda, as amizades sinceras, sem peias nem cores, nem credos que aqui estabeleci.
Tudo isto, leva-me a desejar que o "4R" se mantenha por mais 10 anos e que todos nós por cá continuemos, sempre fazendo uso da nossa amizade e da nossa liberdade individual, independentemente das preferências clubísticas...
;)

Rui Fonseca disse...

Viva o Quarta República!
E que viva por muitos anos mais!

Muitos parabéns a todos os quarta-repúblicos.

E continuem, se fazem favor!

Boas Festas e um Bom Ano Novo para todos, são os votos do

Rui Fonseca

Jose' Salcedo disse...

Sinceros parabéns! E continuem, claro!
Votos de Festas Felizes e um Ano Novo excelente.

Fernando Tavares disse...

Parabéns
Continuem a ter a verticalidade e seriedade que tem mantido sobre os variadíssimos artigos aqui colocados.
Continuo como frequentador do sítio a visitar-vos
ftavares

septuagenário disse...

O Caldo de cultura abrlista de sindicatos e administrações das EP's, são tudo farinha do mesmo saco.

João Pires da Cruz disse...

Parabéns!

Suzana Toscano disse...

Dez anos de convívio virtual ( e alguns almoços ;)) e excelentes momentos que já fazem parte da nossa vida, um grande abraço a todos e também aos nossos comentadores militantes, sem os quais nunca teria sido possível tornar este espaço numa tertúlia tão animada.
A todos os que nos acompanham ou visitam, os votos de um Natal muito feliz.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Dez anos tão bem passados que nem demos pela sua passagem! É assim porque é um espaço que nos desafia numa intervenção cívica que é animada pelos nossos comentadores e leitores. Uma cumplicidade que leva já uma década. É obra!
Feliz Natal para todos os amigos e seguidores do Quarta República.