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quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Para todos os cegos!...

Com título bem interessante, Para todos os cegos, o ilustre comentador do 4R, Fartinho da Silva, incluiu em comentário aos meus posts anteriores, Um estado de cegueira e A Avaliação, um artigo do Público de ontem sobre a avaliação dos Professores.
Pelo seu conteúdo e pelo testemunho que encerra, aqui se deixa o link do referido artigo, Pesadelo burocrático e desobediência à lei.

6 comentários:

Tonibler disse...

"a insistência do governo no actual modelo está a degradar como nunca o sistema educativo nacional e a pôr em causa o normal funcionamento das escolas. E esta ministra ficará seguramente na história como a maior desgraça que se abateu nos últimos tempos sobre a educação em Portugal"

Não fosse esta ministra e tínhamos a educação da Finlândia ou do Canadá. E o outro antes? Bem, o outro antes foi a maior ameaça que a educação portuguesa teve. Isto sem falar no que esteve antes desse. Esse então nem falar. Pior que esse, só o que lá andou antes. Embora não se perceba como é que a educação sobreviveu ao anterior a esse.

Bom foi aquele que lá esteve em que os professores nem precisaram de fazer greve porque esse é que defendia a causa da educação pública. Era o....ora deixa cá ver... era o...


Sebem que mais? PQP!

Henrique Pereira dos Santos disse...

Caro Tonibler,
Nem é a falta de elegância do seu comentário que me impressiona, é mesmo a sua recusa em verificar os factos.
Não tenho dúvidas acerca da dificuldade em gerir o nosso sistema de ensino e estou mesmo convencido de que enquanto a responsabilidade central da gestão das escolas não for das próprias escolas, o que sem dúvida motivaria fortíssimos protestos dos sindicatos, mas não necessariamente de muitos professores, não há solução.
Lembro-me bem de muitas contestações anteriores.
Mas não me lembro de um movimento tão amplo de pedidos de reforma antecipada como actualmente.
Isso, mais que a dimensão das manifestações, justificaria pelo menos fazer que parasse dois minutos para pensar no assunto a partir do que realmente se está a passar nas escolas e não a partir de esquemas mentais completamente formatados e independentes da realidade.
henrique pereira dos santos

Tonibler disse...

Caro Santos,

Se concorda comigo quanto à solução, então também concorda que é perfeitamente irrelevante a dimensão da contestação, pelo simples facto de estarmos a falar do ministério da educação e não do ministério dos professores.

E repare que o meu comentário sem elegância também ignora outros factos sem relevãncia para o problema, como a idade do universo e a estrutura molecular do di-cloro-di-fluoro-metano que, espero, não o impressione em demasia. Este à parte tinha que ser feito, senão arriscava-me a que este comentário revelasse uma elegância da qual sou completamente desprovido.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fartinho da Silva disse...

Muito lhe agradeço, caro Pinho Cardão, por ter publicado tão descritivo artigo.

Pinho Cardão disse...

Agradecemos-lhe nós, por tê-lo suscitado!...