Fiquei a saber que alguns caracóis são “canhotos” e que tal característica é vantajosa face aos caranguejos, seus predadores. Acontece que os caranguejos, quando ferram os dentes nos ditos cujos, utilizam um, do lado direito, usando-o como se fosse um abre-latas. Se o caracol é esquerdino, isto é quando a espiral da concha se apresenta ao contrário, o abre-latas do caranguejo, que abre sempre no mesmo sentido, fica impossibilitado de actuar permitindo que o caracol vá à sua vida. Sorte!
A vantagem dos esquerdinos na espécie humana também está documentada, veja-se o caso dos tenistas ou dos esgrimistas. Não é por acaso que lhes chamam “sinistros”.
Os autores não disseram o que aconteceria se o caranguejo fosse esquerdino e o caracol dextro. Provavelmente chegariam à mesma conclusão.
Aqui está um bom exemplo de sobrevivência, em termos evolutivos, caso se confrontem “esquerda – direita”. Deste modo, poderíamos concluir que os predadores esfregam as mãos de contentes, e entendem-se bem, quando navegam dentro do seu próprio universo, dextro ou esquerdino…
1 comentário:
Olá Massano Cardoso, este post está girissimo.Será que a sobrevivência depende de se saber trocar as mãos, dextra-sinistra, sinistra-dextra, conforme o caranguejo seja assim será o caracol?? :))
Enviar um comentário