Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de abril de 2007

Assim vai a saúde: palavras e e só palavras!...




Em Fevereiro, uma pessoa idosa (87 anos) da família mais chegada da minha mulher marcou consulta médica no Centro de Saúde de Almada. A consulta foi marcada para 21 de Março.
No dia 21 de Março, a pessoa em questão não pôde ser atendida, porque o seu médico de família tinha adoecido, aliás um direito que também lhe assiste. Foi-lhe marcada nova data para 19 de Abril.
No dia 19 de Abril, também não pôde ser atendida, porque o médico tinha passado à reforma.
Foi-lhe marcada consulta para 24 de Maio!...
Isto é, uma pessoa com 87 anos precisava de uma consulta em Fevereiro e, na melhor das hipóteses, tê-la-à em Maio, isto se já houver novo médico e este não tenha qualquer percalço!...Claro que, pelo meio, já teve que recorrer a clínicos privados.
Sou amigo pessoal do Ministro, tenho por ele estima e reconheço-lhe vontade de alterar o estado de coisas.
Mas, infelizmente, e para além das palavras, o cidadão comum, do interior despovoado ou do litoral povoado, não nota qualquer progresso na prestação de cuidados médicos. Pelo contrário, está cada vez mais desprotegido. No interior, porque lhe fecham os serviços; no litoral, porque tendo serviços, lhe fecham a porta da consulta. Mas na propaganda, tudo na melhor!...

6 comentários:

Frederico Lucas disse...

Descobri há 10 anos um centro de saúde onde os utentes são tratados como clientes. Alterei para lá a minha ficha médica e convenci uns quantos amigos a mudar para lá.
O resultado foi o que se esperava: "Oh Frederico, veja lá se pára de me mandar gente que daqui a pouco tenho 3000 utentes noum posto com uma área de influência de 1200 habitantes!"

Sinceramente não sei se não deveriamos todos fazer isso. Sempre rentabilizávamos os serviços de saúde nas regiões de baixa densidade.

Tonibler disse...

O ministro está a tornar o SNS mais eficiente. E menos eficaz, ao ponto de o estar a matar. Quando chegar ao fim vai perceber que não há qualquer justificação para a sua existência.

Pinho Cardão disse...

Caro Tonibler:
Se é essa a intenção...

Tavares Moreira disse...

Pinho Cardão,

É uma triste realidade aquela que o meu Amigo relata.
O desrespeito pelo DOENTE - e neste caso um doente com 87 anos - é intolerável.
É mesmo, como refere Tonibler, a morte do SNS, curiosamente às mãos de uma Pessoa que há bem poucos anos se assumia como o grande teórico do mesmo SNS e que arrasou o Ministro Luís Barbosa quando este, nos inícios dos anos 80 tentou introduzir uma taxa moderadora...Bem mais moderada do que aquela que a agora em vigor...

Clara Carneiro disse...

Caríssimo Dr.Pinho Cardão; sempre que quiser "bater" na política de Saúde; BATA...
...mas escolha outra foto, que não pílulas!

As pílulas são a coisa mais saudável da Saúde!!!!!

Pinho Cardão disse...

Tem toda a razão, Drª Clara. As minhas desculpas!...
Vou começar a pôr a cara do Prof. Correia de Campos. Tenho é que escolher uma foto bonita, porque somos amigos1...