Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dado à estampa

O 4R - Quarta República em livro editado pela Cosmos, reunindo alguns dos textos aqui publicados, será lançado hoje, dia 17 de Outubro pelas 19h e 30m, no auditório da Livraria FNAC no Centro Comercial Colombo em Lisboa. A apresentação será feita pela Drª Manuela Ferreira Leite
O prefácio é da autoria de Francisco José Viegas e nele se pode ler, a fechar o retrato que faz do 4R:
“…Talvez por isso mesmo o Quarta República se situa providencialmente “no limiar da utopia”, como se lê no seu pórtico, aliás belíssimo, com a imagem de uma árvore que sinaliza essa procura de raiz e de infinito, em simultâneo. Lá, onde há raiz, e infinito, as mudanças não são abruptas nem procuram estabelecer um mundo de seres perfeitos, iluminados ou imunes ao afecto, ao prodigioso ou ao que é simplesmente amável no comportamento humano. Isso encanta-me, naturalmente. E faz de mim um leitor atento”.

Ficam especialmente convidados os nossos fiéis comentadores aos quais em grande parte se deve, como aqui por diversas vezes sublinhámos, a dinâmica deste espaço.

65 comentários:

Tonibler disse...

Se a apresentação não fôr em Gaia estarei lá.

Suzana Toscano disse...

Teremos isso em atenção, mas o caro Tonibler é indispensável...e vá passando palavra aí na casa!

joshua disse...

Este será um primeiro volume. Outros volumes hão-de nascer, assim espero.

Quanto ao prefácio, a questão da participação está agora a dar os seus primeiros passos. Em breve e necessariamente sobrevirá a ideia, também mediável pela blogosfera, da comparticipação.

Tudo farei, enquanto blogger, por isso e verei nascer essa era.

O Reformista disse...

Os meus parabéns

António Alvim

joshua disse...

Acabo de fazer uma postagem a passar a palavra do Lançamento do vosso Livro no meu blogue PALAVROSSAVRVS REX.

E, já agora, eu moro em Gaia!

João Melo disse...

lá irei certamente!!!

Fliscorno disse...

Gosto muito da capa. Original.

Quanto a publicar os textos em livro, bem, ocorre-me "porque não, hoje em dia qualquer um publica". Mas não deixa de me fazer reflectir no quanto é curioso o conceito de publicar online o que, eventualmente, não passaria no filtro da publicação impressa, para depois acabar em edição de papel.

Note-se, escrevo isto sem juízos de valor.

Antonio Almeida Felizes disse...

Os meus parabéns.

Contrariamente ao amigo Tonibler, se a apresentação for em Gaia lá estarei.

Regionalização
.

invisivel disse...

Parabéns à equipa!,

Os escaparates ficarão, certamente, mais enriquecidos.

pedro oliveira disse...

o, vilaforte.blog.com , dá os parabéns ao 4república pela edição do livro, quando chegar a nossa vez(?) de editar um livro com os nossos textos, enviaremos um para vocês...

um abraço,
pedro oliveira

pedro oliveira disse...

Esqueci-me de dizer que o evento também está linkado no vilaforte.

pedro oliveira

Ângelo Ferreira disse...

Muitos parabéns pelo blog e pelo livro. Os blogs foram realmente essa revolução, mas ainda chegam a poucas pessoas. O livro tem essa vantagem de alargar o espectro de leitores, o que é óptimo, sobretudo no caso de um blog tão bom. E, além disso, não há prazer maior do que ler no "velho" formato, companheiro que permite o toque, o cheiro, outros sentidos à volta da leitura, outra reflexão. O livro é aquele old chap insubstituível. Os bons blogs têm de passar a livro, mais tarde ou mais cedo. O 4R já o fez - melhor para nós.
Abraço.

Ângelo Ferreira disse...

Muitos parabéns pelo blog e pelo livro. Os blogs foram realmente essa revolução, mas ainda chegam a poucas pessoas. O livro tem essa vantagem de alargar o espectro de leitores, o que é óptimo, sobretudo no caso de um blog tão bom. E, além disso, não há prazer maior do que ler no "velho" formato, companheiro que permite o toque, o cheiro, outros sentidos à volta da leitura, outra reflexão. O livro é aquele old chap insubstituível. Os bons blogs têm de passar a livro, mais tarde ou mais cedo. O 4R já o fez - melhor para nós.
Abraço.

Sara SC disse...

Como leitora assídua deste blog fico feliz por ver publicados alguns dos textos fantásticos que aqui têm sido escritos! Parabéns!!

Bartolomeu disse...

Não foi aqui mencionado, por isso desejo lembrar aos senhores autores e editores, que me são devidos proventos, referentes à cedência dos direitos de autor.
Estou certo que a edição deste livro se ficou a dever à sugestão que apresentei algum tempo atrás.
:)))))
É evidente que estamos a assistir a mais uma brincadeira do Bartolomeu, que aproveita para parabenizar os autores.

Anónimo disse...

Muito obrigado, caros amigos, pelas palavras que aqui vão deixando.
Esperamos por todos - os de Gaia e os que estão longe de Gaia que esta República é abrangente! - na sessão pública a divulgar oportunamente.
Uma sugestão: agora que Outubro chegou e se começa a pensar nas prensas natalícias, o 4R em livro é uma excelente oferta para amigos e inimigos ;)

RuiVasco disse...

Parabéns pelo blogue, pela ideia da publicação e, estou certo, desde já parabéns pelo conteúdo.

E o "Director de Vendas" já em acção. Isto é que é organização e eficácia!

Suzana Toscano disse...

Caro Bartolomeu,ainda bem que assume o patrocínio desta obra, é uma grande responsabilidade! Desta vez não há direitos de autor para nenhum dos autores, já é suficiente recompensa ver publicada esta pequena colectânea de posts e termos tido um excelente acolhimento por parte da editora Cosmos e podermos contar com o seu profissionalismo. Mas deixe estar que o futuro pode mudar, não desista de dar boas ideias!!

Bartolomeu disse...

Cara Susana, em nome do meu apreço por toda a "equipe" de autores e comentadores do 4 R, assim como dos respectivos "escritos", reitero os meus parabens pela iniciativa e manifesto a minha integral disponibilidade, para sempre que se verificar ocasião, contribuir com os meus comentários e sugestões.

Anónimo disse...

Sempre bem vindos e apreciados, meu caro Bartolomeu. Os seus comentários e os dos restantes comentadores. Entre alguns de nós constatávamos há tempos que o 4R é já mais do que o conjunto das notas que os autores aqui vão deixando. É também o acervo de comentários, os interessantes debates que este espaço tem registado e o muito conhecimento e experiência pessoal de quem por aqui passa que enriquece a cada dia que passa o blogue. Estávamos longe de pensar, no momento em que o abrimos, que esta ia ser uma das mais relevantes consequências.

Bartolomeu disse...

Caro JMFerreira de Almeida, acredito que o resultado do "balanço" alcançado pelos autores do 4R, reflecte, no que respeita à participação dos comentadores, a qualidade literária posta nos textos que nos apresentam, assim como a sua oportunidade.
Reflecte a superior formação ética, moral e profissinoal que autores e comentadores possuem. Reflecte ainda a humildade que V.Exªs demonstram possuir. Apesar dos altos cargos que ocupam e que já ocuparam, mostram-se sempre disponíveis para partilhar uma opinião, mesmo que a mesma seja manifestada por quem claramente não está técnicamente preparado para a formar.
Muito resumidamente, são básicamente estas qualidades, patentes no 4R que me seduzem e me trazem ao vosso convívio virtual, diariamente.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Bartolomeu
São testemunhos como aquele que acaba de fazer que nos incentivam a fazermos mais e melhor, com o sentido de abertura e partilha a que os nossos comentadores já nos habituaram. É realmente um prazer dar e receber no 4R.

Carlos Monteiro disse...

Caramba... estou sem palavras! Muitos parabéns! Dão autógrafos não dão?

Pinho Cardão disse...

Caro CMonteiro:
Terá o meu, com toda a certeza, e olhe que capricharei no desenho!...

Carlos Monteiro disse...

É uma promessa!

Ficarei à espera da respectiva "convocatória" para o lançamento do livro.

João Melo disse...

doutor pinho cardão tambêm vou querer o seu desenho !e caprichado!!

AnaCB disse...

Assisti de perto aos nascimento deste sitio.
Tenho acompanhado também de perto a sua evolução.
A minha grande dificuldade em me concentrar na leitura num monitor por cansaço da minha visão tem limitado a possibilidade de ler os posts aqui publicados.
Com esta Publicação, terei oportunidade de ler e reler sempre que queira na versao ainda tão em moda, o LIVRO.
Sou uma priviligiada.
Parabéns aos Autores.

Pinho Cardão disse...

Caro Menino Mau:
Já comecei a treinar, para sair uma coisa digna do meu amigo!...

Cara ACBarroca:
Os nossos agradecimentos pela companhia e interesse pelo blog!...

André Tavares Moreira disse...

Se a apresentação for no Porto, lá estarei!

Saudações Republicanas

crack disse...

Finalmente, o livro! Estão de parabéns os autores, e sobretudo nós, os que não dispensamos a visita diária. Se conseguir estar por cá, farei fila para a dedicatória.

Isa Maria disse...

tentaremos todos lá estar. E parabéns a todos do 4r, que assidua na leitura sou e serei 4ever.

cadeiradopoder disse...

Parabéns pelo livro! Mas a verdadeira voz da 4R e dos blogs está nos bits e bytes e na crescente informatização dos cidadãos!

invisivel disse...

Caro cadeiradopoder.

Permita-me que o comente:
Tem toda a razão. Mas repare que a materialização destes bits e bytes em livro é, justamente, o reconhecimento da grande qualidade, a todos os níveis, dos conteúdos do 4R. E por ser assim, é quase obrigação moral dos seus detentores divulgarem-nos por todos os meios possíveis, para que o maior número de pessoas deles ganhe conhecimento.
Quem sabe até, num futuro próximo, a qualidade dos blogs venha a ser, também, aferida desta forma tão nossa contemporânea e ao mesmo tempo tão clássica: a publicação em livro! Até porque, haverá sempre necessidade de distinguir o trigo do joio.

Suzana Toscano disse...

Caros cadeiradopoder e invisível, o que é muito interessante verificar é que, sem a liberdade dos bits e bytes, o mais certo era os escritos terem ficado no tinteiro, só na blogosfera é possível manter esta colaboração descomprometida com os tempos e os ritmos de cada um. Mas a passagem a livro fixa-os e, ao mesmo tempo, reafirma as intervenções, a imaterialidade é mesmo fugaz e apenas roça o que se quer deixar dito. Quando preparávamos a edição, vimos que havia mil maneiras de pegar nesta obra colectiva que foi fluindo e de lhe dar uma identidade, podia ser por temas, por autores, com figuras ou sem elas, maior ou menor, olhando a harmonia dos textos ou a sua oposição, enfim, um sem número de combinações. Optámos por manter a ordem cronológica, ou seja, o retrato mais fiel do que foi sendo o 4r, deixando que dominasse uma certa imaterialidade reflectida na ausência de lógica ou de arrumação. Quero com isto dizer que os bites e o livro ficam ligados irremediavelmente...

Sea Spirit disse...

Por motivos pessoais e profissionais, temos andado afastados da blogosfera e agrável espaço, onde tantas vezes entrámos e participámos!

Foi com enorme surpresa que me deparei com esta notícia e não me resta outra coisa senão dar os parabéns! De facto, este blogue prima pelos seus textos e agora acessiveis a todos, em livro!

Deixo aqui os parabéns em meu nome e do Great Houdini :))

Raimundo_Lulio disse...

Parabéns à 4R pela iniciativa.

José António

Pedro disse...

Queria deixar o meu protesto. Estou há vários dias a visitar o vosso blog, dando sempre com a publicidade da árvore letrada. Pensava eu para os meus botões que tinham ido congressar a Torres Novas ou rezar a Fátima...

Mas eis que graças a uma aleatória disfunção motora fina o meu dedo mindinho toca no "page down" e vejo que a festa continua nas raízes da árvore. Não há direito!

Depois do fecho da bloguítica estes dias de jejum de 4R notaram-se...

Cumprimentos,
Paulo

Bartolomeu disse...

O Paulo, assim de repentinha, fez-me recordar aquele anuncio que passa com frequência na rádio, qualquer coisa alusiva aos telemóveis, em que o rapaz fala na necessidade de possuir mais um dedo.
Às tantas...
;))

Anónimo disse...

Anotado o seu protesto, Paulo.
Ainda bem que tem um dedo "fino" que encontra o que o cérebro se recusa a procurar ;)
Bem depressa o 4R regressará à sequência normal das postagens. Por ora, com paciência, tolere esta posta restante, ciente de que dentro de pouco tempo a publicidade passará à história.
Sendo certo que o 4R, como reparou, continua com a sua habitual dinâmica. Ás vezes pergunto-me como, mas que lá continua é a verdadinha.
Venha sempre, Paulo.

Anthrax disse...

Olhem só para isto...

Está uma pessoa ausente, 3 semaninhas, para um retiro espiritual muito bem merecido, e quando chega, pimbas!... Há uma revolução, vão lançar um livro na quarta-feira (note-se a semelhança entre quarta-feira e quarta república, de certeza que foi de propósito), coisa e tal... E «prontos»!

19:30 então. O meu sobrinho faz anos, mas lá estarei para vos deixar de cara à banda :))... Estão a ver, as férias fizeram-me bem, continuo na mesma.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Antrhax
Já tínhamos dado pela sua falta. Férias sem Internet é que são férias. E logo três semanas. É de fazer inveja!
Regressou mesmo a tempo de nos dar o gosto de o termos no lançamento do Livro.

Anthrax disse...

Minha cara Margarida,

Sem internet... eu não diria tanto :) mas sem algum acesso é verdade.

Regressei com vontade de fazer estragos (o que é normal dada a minha natureza de "funguinho") e considerando aquilo que tenho estado a escrever no meu blog, um dia destes ainda sou corrido daqui para fora. Mas também lhe digo, se isso acontecer, paciência. Agora, ficar calado, não fico.

Tirando isto - que não tem nada a ver com nada - terei todo o gosto em vê-los ao vivo e a cores :)

Sérgio de Almeida Correia disse...

É impressão minha ou este post foi colocado em antecipação? Creio que hoje é dia 16 de Outubro. De qualquer modo, fico satisfeito por saber que ainda há quem escreva, quem leia e quem publique. E já agora: que pensa JMFerreira de Almeida da proposta de LFM quanto à nova Constituição e da reacção a essa ideia de Paulo Mota Pinto?

Anónimo disse...

Meu caro Sérgio de Almeida Correia, ainda não entendi bem qual é a questão constitucional que move a nova liderança. A ideia de que a Constituição precisa do um aggiornamento não me parece que mereça grandes críticas. Que é a Constituição um factor que condiciona negativamente o desenvolvimento...bom, tomáramos nós que os problemas estruturais do País encontrassem solução numa alteração constitucional. Temo que custe bem mais do que isso.
Seja como for, espero que a nova direcção do PSD clarifique o que pretende e sobretudo que explique de que modo é que pensa que a abertura de uma "questão constitucional" é mobilizadora dos portugueses. Também aqui tenho as minhas dúvidas, mas veremos.
Quanto à posição de Paulo Mota Pinto não me posso pronunciar porque não me dei conta do seu testemunho.
Uma coisa é certa: se estas propostas não forem desfenestradas á mesma velocidade com que apareceram, farão correr muita tinta. E por aqui procuraremos contribuir para o debate.
Quanto ao post colocado em antecipação, é da natureza do 4R - Quarta República antecipar o futuro. É uma pequena prova do que somos capazes: o regresso ao futuro! ;)

João Pedro Costa disse...

Amanhã lá estarei,

Como leitor irregular mas divertido do país 4R, deixo os meus parabéns a todos.

1 abraço especial ao Zé Mário,
Saludos,

João Pedro Costa

Anthrax disse...

Falando em Constituição, e não me querendo alongar muito no âmbito do Direito Constitucional porque não é uma área que domino substancialmente, por acaso eu até concordo com uma mudança à Constituição.

Tal como dizia o Prof. Jorge Miranda nas suas aulas de Direito Constitucional, a nossa constituição é demasiado longa e cada vez que é revista vai ficando ainda mais longa. Sendo que uma Constituição se traduz num documento onde são elencados os principios gerais e fundamentais que estruturam um Estado e que devem ser do conhecimento e poder ser compreendidos por todos os cidadãos, independentemente, do seu nível de escolaridade, então a nossa CRP precisa mesmo de ser mudada. Tudo o que não seja um principio geral, deve ser remetido para um Código pois é para isso que eles existem.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Depois voltarei com mais tempo para comentar.Hoje só quero convidar-te a juntares-te a nós no NOTAS SOLTAS IDEIAS TONTAS (http://notassoltasideiastontas.blogspot.com) no grito contra a pobreza, hoje dia 17/10/07 em que, internacionalmente, se exige a sua erradicação.

António Viriato disse...

Caros Amigos da 4ª República,

Desejo lavrar forte protesto pelo que hoje aconteceu. Passei pela Fnac Colombo, apinhada, já não apanhei livro nenhum, nem consegui abeirar-me da mesa onde figuravam os ilustres autores, muito menos cumprimentá-los, um só que fosse.

Deixo-lhes, por consequência, as seguintes perguntas :

A que deveremos atribuir este, para mim súbito, sucesso mediático ? A quem imputar a deficiente logística, quanto a número de exemplares ? Como ressarcir os desconsolados ? Tencionam repetir o acontecimento noutro espaço ?

Abnegadamente,

AV_17-10-2007

Vítor Reis disse...

Meu caro António Viriato
Posso assegurar-lhe que fui dos últimos a sair do espaço onde decorreu a apresentação e ainda havia livros no escaparate colocado numa das entradas desse espaço.

Pinho Cardão disse...

Caro António Viriato:

De facto, estavam muitíssimas pessoas e umas largas centenas de livros esgotaram de imediato. Segundo o editor, houve que proceder, durante a primeira hora, a dois reforços de livros por parte da distribuidora.
Depois de jantar, pelas 23 horas, passei pela FNAC e havia livros à venda.Segundo o editor,poderão também ser encontrados noutras livrarias de Lisboa e do país.
Foi decidida já uma segunda edição. Pergunta a que se deve o sucesso mediático. Pois é uma boa pergunta!...
A apresentação noutro espaço é uma medida que poderá ser equacionada.
Mas encontrará o livro, com toda a certeza e não faltarão oportunidades de nos conhecermos. Também gostava, dada a qualidade dos seus escritos e da personalidade que emana dos mesmos!...

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro António Viriato
Também fiquei com pena de não o conhecer. Certamente que vai surgir uma oportunidade.
Gosto muito dos seus escritos e aprecio, em particular, a sua sensibilidade para as questões sociais.

Carlos Monteiro disse...

Os meus «carapaus», onde estão os meus «carapaus»? Saiba mais sobre
o que faltou, o que não faltou e quem andava por aí![link]

Muitos Parabéns.

Bartolomeu disse...

Acompanho a referência do caro António Viriato à forma difícil de encontrar o livro nos escaparates. Não me apercebi que tivesse esgotado por completo. Apercebi-me que estava exposto em 2 únicos pontos, um de cada lado do auditório, tendo efectivamente o da direita esgotado, antes ainda de ser dado início à apresentação do livro. No que respeita à acessibilidade aos autores, no final da apresentação, não notei qualquer dificuldade. Acrescento que mesmo a verificar-se alguma demora para lhes chegar perto, seria sempre pouca, comparada com a imensa satisfação que foi conhecer a todos em pessoa e receber as suas calorosas manifestações de amizade e apreço por todos os que comentam e leem o 4R. Daqui, endereço-lhes os meus cumprimentos e agradecimentos.

pedro oliveira disse...

Fico à espera da apresentação na Fnac em Coimbra, que é a que fica mais próxima de Porto de Mós.

Aproveito para fazer publicidade se não levarem a mal:

Dia 29 de Outubro às 21 hiras em Porto de Mós o Professor António Câmra vai falr sobre vilas fortes e criativas uma iniciativa do blog vilaforte.blog.com para comemorar o seu primeiro aniversário. estão todos convidados
um abraço
pedro oliveira

Suzana Toscano disse...

Caro António Viriato, foi realmente lamentável que não tenha podido participar devidamente daquele grande encontro.O sucesso deveu-se à grande popularidade da nossa 4r,com a parte que muito justamente lhe toca. Quanto à logística, somos novatos nisto da fama, tem que levar à conta de inexperiência, não contámos com a abnegação de tantos leitores e amigos! Na próxima tem lugar reservado na fila da frente!

Anthrax disse...

Ok, confesso-vos que tive um "baque" quando lá cheguei. Momentaneamente, pensei que tinha "crashado" uma Assembleia Geral de accionistas do BCP... Não compreendo a fixação desta gente por fatos azuis. Faz lembrar, numa colecção de cromos, aqueles que aparecem todos repetidos. Não tenho nada contra, entenda-se, mas é muito óbvio e de muito fácil arrumação numa determinada categoria.

Os autores é que foram uns ousados. Estavam vestidos de outra cor, "moços(as) arrojados(as)"!

Quanto aos livros, caro António Viriato, de facto tendiam para o sumiço mas eram repostos dentro da medida do possível. Digo-lhe isto não por nada de especial mas, porque foi observado pelo meu "agente infiltrado".

De resto gostei de rever alguns dos autores, que já tinha tido oportunidade de conhecer anteriormente, gostei muito de conhecer aqueles que não conhecia e ainda fiquei por conhecer alguns porque - entretanto- tive mesmo de me ir embora.

Muitos parabéns pela iniciativa. :)

Bartolomeu disse...

Pelos vistos o caro Anthrax não prestou a devida a tenção à oratória do Dr. Pinho Cardão. Em dado momento ele referiu outros adeptos do FêQêPê, pelo que, fatos azuis, constituem o facto de facto haver por lá alguns fatos azuis, facto que não confirmo ou refuto, pelo facto de não prestado atenção especial ao padrão dos fatos.
Porém, da escassa atenção que prestei aos fatos, não me recordo se eram assim taaaaantos... alguns! Até porque se estava a 2 passos da Luz e uma "onda azul", poderia ser vista como "literáriamente incorrecta"
;))))

Anthrax disse...

Cheira-me a que o amigo, bartolomeu, envergava o belo do "bleizer" (para a fonética ser em português) azul... Hmmmm... E claro que prestei atenção à oratória do Dr. PC! Mas os azuis eram "buézes" (sinónimo de "montes", "paletes", "resmas"). Mini-dragões à beira do ninho das águias era o que era.

De qualquer forma, a associação está bem vista.

Tonibler disse...

Eu confesso. Não era um daqueles que usavam o belo de bleizer azul de botanito dourado

Bartolomeu disse...

Que crítico, caro Anthrax. Eu fico-me pelos comentários futebolísticos... é daquilo que percebo... pouco, do resto, nada.

Anthrax disse...

Um grande bem haja para si camarada Tóni! Nada como desafiar as convenções. :) Eu também não.

Eu sei que sou crítico meu caro Bartolomeu, mas até estou a ser bastante moderado considerando que tenho algumas dificuldades em lidar com concentrações de
grandes grupos (são ultrapassáveis é certo, mas tenho essas dificuldades por ser um "fungo" discreto e reservado).

Pinho Cardão disse...

Caro anthrax:

Mini dragões? Que é isso?
Dragões, mesmo ali, junto ao ninho das aguiazitas...

invisivel disse...

Caro Anthrax.

Já somos dois a sofrer desse maldito "fungo".

Que tal a formação duma join venture para a criação da associação dos fungosos!?
:)

Anthrax disse...

«Prontos», está bem Dr. PC.... Dragõezinhos à beira de um ninho, que tem umas coisas lá dentro e que quando - um dia - crescerem presumimos que serão umas águiazitas. Até lá não se sabe muito bem o que é que aquilo é, mas presume-se que seja qualquer coisa com penas e asas. :))

Amigo Invisivel!!!

Terrível este "sofrimento" não é? Dá logo vontade de começar a dizer "Xô! Passarada!", quer dizer... se forem muitos já adquire o aspecto de "swarm" e dá vontade de fugir.

Gostei da sua ideia :)

invisivel disse...

Amigo Anthrax.

Se houver oportunidade, e se o meu amigo concordar, no próximo evento lá estaremos para exterminarmos, (mesmo com anthax), estes nossos fantasmas.
:))