A palavra tem dois significados quase antagónicos: "sinal de alarme", "incitamento" , "estímulo", no primeiro; "contestar", "refutar", "desmentir", no segundo. Acredito que Pedro Santana Lopes apostaria tudo no primeiro significado. Estou convicto que José Sócrates optaria pelo segundo. Por isso me convenço que o tão ansiado debate televisivo se saldou num rebate ... falso. Nem PSL terá conseguido o "clik" mediático por que tanto lutou para entrar bem na campanha formal, nem JS conseguiu convencer do realismo e execuibilidade das suas propostas, da sua capacidade e da sua preparação para governar o país.
PSL fez o papel de aluno "vivaço", à vontade, solto e de verbo fácil. Com um pouco de trabalho de véspera consegue agarrar bem os assuntos e dar a impressão que os domina em toda a extensão.
JS fez o papel do aluno "marrão", que debita o que quer que seja, independentemente de qualquer que seja a pergunta. A matéria está colada com "cuspo", hirto no facies, mas tremendo nervosamente as pernas por baixo da carteira.
PSL foi à oral com negativa e esperava ter uma oportunidade única de limpar a má impressão da escrita.
JS parecia estar a fazer o exame "ad-hoc" de acesso à Universidade não tendo concluído mais do que a escolaridade obrigatória.
Por fim, o juri de exame. Não soube fugir à tentação de perguntar o que já se esperava. Tinha de começar por pegar nas insinuações, mas não se lembrou de perguntar onde é que os candidatos iam buscar o dinheiro para cumprir com as promessas (perdão, "objectivos" ou "metas aspiracionais"), de esclarecer essa ideia do choque tecnológico sem educação e sem investigação científica aplicada, ou do "choque de gestão" sem estratégia de desenvolvimento.
Por tudo isto, sinto que não assisti a um debate, mas sim a um rebate - "acto de voltar a bater", ou seja, mais do mesmo.
A propósito: os dois candidatos subiram muitos pontos na minha consideração depois de ter assistido ao painel de jornalistas e analistas independentes que se seguiu na SIC Notícias. Mediocridade generalizada travestida de rigor e isenção.
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