Na reabertura das aulas, e ao fim da primeira manhã, o Conselho Directivo do Agrupamento de Escolas C+S 26 de Abril reuniu para fazer o ponto da situação quanto às queixas apresentadas.
-Meus Senhores, recebi esta manhã 3 queixas por actos de indisciplina, que passo a resumir:
Queixa 1-Participação do Professor A contra o aluno X, por uso indevido do telemóvel na sala de aulas; queixa 2- Participação do aluno X contra o professor A, por o ter impedido de utilizar o telemóvel numa chamada urgente para a namorada; queixa 3- Participação do aluno Y contra o auxiliar de educação Z, por não ter permitido que arrombasse a máquina dos preservativos, o que atenta contra os seus direitos sexuais.
Proponho que se instaure processo disciplinar a todos.
- Senhor Presidente, julgo que deveremos proceder de forma diferente. De acordo com resolução nossa, o Conselho Directivo admitiu um Mediador de Conflitos, a cujas funções deveria dar-se conteúdo. Proponho que ele converse com as pessoas, antes de adoptarmos qualquer método mais repressivo, como um processo, fora da tradição da nossa escola...
-Senhor Presidente. Estou de acordo com o colega que acabou de falar. Temos que apostar na prevenção...aliás, se não houver casos disciplinares, de que é que conversamos nas reuniões?
-Bom, vamos então despachar- Ao Sr. Mediador de Conflitos, para os devidos efeitos, devendo ser apresentado Relatório no prazo de 3 horas.
Reunimo-nos às seis horas, para apreciar.
Ao fim da tarde, o Conselho Directivo reuniu para fazer novamente o ponto da situação.
Meus Senhores, depois da reunião da manhã, chegou-me o Relatório do Sr. Mediador, que contém mais uma queixa, que passo a sintetizar: o Sr. Mediador queixa-se que o aluno X da Queixa 1 lhe ameaçou “partir os cornos”, se se metesse na disputa com o professor. Dada a perigosidade do aluno, o Mediador sugere que seja nomeado, com urgência, um Mediador de Conflitos sénior para resolver a disputa entre ele próprio e o aluno.
-Bom, dada a gravidade da situação, proponho que o Conselho Directivo exija ao Ministério da Educação o recrutamento de um novo Mediador de Conflitos com a categoria de Mediador Titular, a fim de se ocupar da mediação dos conflitos com os Mediadores.
-E até lá?
-Até lá, recomenda-se aos professores a observância de normas de tolerância no contacto com os alunos, e liberaliza-se, até instruções em contrário, o uso de boné nas salas de aula, assim como o acesso às máquinas dos preservativos.
-Muito bem. Ganhamos assim tempo até ao fim do ano lectivo!...
-Meus Senhores, recebi esta manhã 3 queixas por actos de indisciplina, que passo a resumir:
Queixa 1-Participação do Professor A contra o aluno X, por uso indevido do telemóvel na sala de aulas; queixa 2- Participação do aluno X contra o professor A, por o ter impedido de utilizar o telemóvel numa chamada urgente para a namorada; queixa 3- Participação do aluno Y contra o auxiliar de educação Z, por não ter permitido que arrombasse a máquina dos preservativos, o que atenta contra os seus direitos sexuais.
Proponho que se instaure processo disciplinar a todos.
- Senhor Presidente, julgo que deveremos proceder de forma diferente. De acordo com resolução nossa, o Conselho Directivo admitiu um Mediador de Conflitos, a cujas funções deveria dar-se conteúdo. Proponho que ele converse com as pessoas, antes de adoptarmos qualquer método mais repressivo, como um processo, fora da tradição da nossa escola...
-Senhor Presidente. Estou de acordo com o colega que acabou de falar. Temos que apostar na prevenção...aliás, se não houver casos disciplinares, de que é que conversamos nas reuniões?
-Bom, vamos então despachar- Ao Sr. Mediador de Conflitos, para os devidos efeitos, devendo ser apresentado Relatório no prazo de 3 horas.
Reunimo-nos às seis horas, para apreciar.
Ao fim da tarde, o Conselho Directivo reuniu para fazer novamente o ponto da situação.
Meus Senhores, depois da reunião da manhã, chegou-me o Relatório do Sr. Mediador, que contém mais uma queixa, que passo a sintetizar: o Sr. Mediador queixa-se que o aluno X da Queixa 1 lhe ameaçou “partir os cornos”, se se metesse na disputa com o professor. Dada a perigosidade do aluno, o Mediador sugere que seja nomeado, com urgência, um Mediador de Conflitos sénior para resolver a disputa entre ele próprio e o aluno.
-Bom, dada a gravidade da situação, proponho que o Conselho Directivo exija ao Ministério da Educação o recrutamento de um novo Mediador de Conflitos com a categoria de Mediador Titular, a fim de se ocupar da mediação dos conflitos com os Mediadores.
-E até lá?
-Até lá, recomenda-se aos professores a observância de normas de tolerância no contacto com os alunos, e liberaliza-se, até instruções em contrário, o uso de boné nas salas de aula, assim como o acesso às máquinas dos preservativos.
-Muito bem. Ganhamos assim tempo até ao fim do ano lectivo!...
2 comentários:
Caro Pinho Cardão:
A ironia contida nos seus últimos textos, descrevem a realidade de uma forma tão fina e apetitosa que tornam a sua leitura algo muito saboroso e picante...
Parabéns pelas análises profundas que tem feito em relação a esta matéria fugindo do populismo e eleitoralismo seguido pela 5 de Outubro.
Caro Drº Pinho Cardão.
É quase certo que os alunos, face ao impasse criado, dirão, batendo punhos, ya meu! O people tem muita força, ya!
Subscrevo o elogio do caro Fartinho da Silva e, a bricar a brincar, talvez seja mais profícuo uma linha directa para SEXA o PGR.
Não é por nada mas, estou agora a assistir na TVI a um rosário de queixas dos agentes da polícia que não auguram grande animo para proteger os professores a quem os alunos queiram dar uns calduços por retaliação de não poderem mandar um sms para a xavala...
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