Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 30 de março de 2007

A culpa foi dos alvos!

Decorreu um exercício militar, designado "Relâmpago 07", para testar com fogo real o sistema de míssil anti-aéreo Chaparral.
Ao que parece nenhum dos mísseis atingiu o objectivo que era estoirar com qualquer coisa. Ingloriamente cairam na praia ou no mar, desgraçados e desorientados os Chaparral. Não admira. Os alvos eram afinal pequenos, e segundo informações não oficiais, não paravam quietos.
Mas esta outra nota já é oficial: a data de validade dos alvos expirava este ano, razão também apontada para a falta de pontaria!
A crer no porta-voz do Exército, citado pela TSF «os mísseis não atingiram o alvo, mas isto é um pormenorzinho de um exercício que envolveu muita coordenação com muitas unidades».
E eu estou de acordo. Quando os alvos não colaboram, não há nada a fazer. No entanto, o que verdadeiramente importa não é acertar, é disparar. Afinal, não é também assim com boa parte do País?

11 comentários:

Frederico Lucas disse...

Piadinha do dia 1 de Abril!

RuiVasco disse...

Pois é caro JMFA! Também ouvi tal notícia na TSF e fiquei esclarecido. Alvos que nem sequer são inteligentes conseguem fazer o que fazem conseguem descoroçoar um exército...vejam lá se os alvos eram humanos ou manipulados por humanos, como seria possível a um exército, por mais elaborado e treinado, conseguir atingir os objectivos? Há que ser generoso e compreensivo! O que importa não é acertar e diria mesmo nem interessa disparar! O que é preciso é mudar de míssil. Já se sabe que um Chaparral convida ao fechar do olho e de seguida a uma boa soneca! Tentem talvez o Eucaliptal ou o Pinheiral bravo. Pode ser que melhore!

Anthrax disse...

Os alvos têm prazo de validade??

Não sabia.

Outra coisa estranha são os alvos que não param quietos. É terrível! Uma pessoa a querer acertar-lhes e os alvos - "Zucca"! - Pernas para que te quero!

Suzana Toscano disse...

Acho que é falta de investimento nos alvos. As estratégias falham sempre onde menos se espera, há que cuidar dos detalhes, um alvo não deve ser negligenciado nas suas potencialidades para evitar o tiro...

Pinho Cardão disse...

Caro Ferreira de Almeida:
Então, mas que quer, se os atiradores estão destreinados e só atiram uma vez por ano!...
Além do mais, os alvos deste ano eram os que escaparam do ano anterior, isto é,alvos muito experimentados.E lá estarão incólumes para o próximo ano.

Anthrax disse...

Acrescento ao comentário do Dr. PC, treinam 1x por ano e com foguinho de brincadeira porque fogo real sai caro e há que conter as despesas.

Falando nisso... «Axo» que acabei de ser promovido para responsável da gestão financeira de projectos e como de costume... «O C#$no é sempre o último a saber». Realmente, isto na AP é mesmo giro, toda a gente sabe menos eu! Estou tramado com isto... tenho de ir ver o que é que se passa.

Suzana Toscano disse...

Caro Anthrax, muitos parabéns pela sua promoção! É um bom auspício para a sua área, mesmo se foi voluntário à força. Boa sorte, é raro haver boas notícias como esta. Fico à espera da confirmação.

Tonibler disse...

Parabéns ao camarada Anthrax e também ao comandante das forças em exercício que, como diz bem JFMA, conseguiu colocar num mero exercício militar todos os ensinamentos da escola de gestão nacional.

Adriano Volframista disse...

Ferreira de Almeida

A rã sem pernas não salta porque é surda.

Cumprimentos
Adriano Volframista

Anthrax disse...

É, é... Parabéns. É como os americanos costumam dizer: «From the pan and into the fire». :)

Foi uma forma muito airosa da "criatura-chefe" não ter de lidar comigo directamente, visto não poder comigo nem à lei da bala! :)) Também, não a recrimino, na entrevista de avaliação disse-lhe que me pagavam para trabalhar e não para gostar dela ou ela de mim, por isso só me interessava o que ela pensava do meu trabalho e não da minha pessoa (se calhar sentiu-se, mas que hei-de eu fazer se é verdade?).

Conclusão, "pimbas!", espeta-me com um 2,98 naquele pontinho do espírito de equipa (ou lá o que é). Pior do que isso! Ía-me fuzilando quando tive a ousadia de lhe perguntar porquê (aliás, ficou mesmo um bocadito irritada e até já estava a ficar com uns tons avermelhados). Para azar (dela), apesar de me achar intragável, tecnicamente sou, de facto, muito bom e isso deixa-a louca da vida.

É engraçado. :)

Pinho Cardão disse...

Pois é, Caro Anthrax, muitos parabéns!...
O meu amigo merece, pela competência, pela imaginação e pela criatividade!...
Pois se até, tendo já várias vezes escrito ter uma chefe, também já confessou que, na última ira, lhe tinha espremido os ditos...
Não sei bem como...mas o facto é que a atitude resultou!...
Ah, e já agora, o curso da chefe é da Independente?