Número total de visualizações de página

domingo, 23 de novembro de 2014

Bloco rachado ao meio

A Convenção Nacional do Bloco de Esquerda não conseguiu eleger a liderança do partido, com os candidatos a registarem idêntica votação. Um Bloco rachado ao meio, dois blocos na prática, que a denominada Mesa Nacional, pitoresca designação, terá dificuldades em fazer sentar. E assentar.   
Se escolhe os diúnviros do passado, o únviro não os deixará em paz, mas se escolhe o únviro, de imediato serão dois contra um e, em qualquer caso, metade contra metade. Restam duas soluções, a escolha de um terceiro ou um triunvirato. Se escolher um terceiro, logo surgirão três Blocos; se escolher um triunvirato, terá que tratar rapidamente de nova Convenção, pois os trúnviros acabam sempre por se liquidar uns aos outros. Aqui, em sentido figurado, claro está…
O que, não sendo um mal absoluto para eles, dada a tendência que têm para cissiparidade, será certamente um bem para o país…
PS: Questionaram-me amigos sobre a ausência de textos no 4R relativos à detenção de José Sócrates, que outros Blogs abundantemente comentam. Falo apenas por mim. Neste Blog, são às dezenas os textos em que muito critiquei políticas de Sócrates, algumas tão más que acabaram por levar o país à intervenção da Troyca.
Mas, por questão de ética e princípio, sempre me abstive de, aproveitando a onda, fazer juízos de valor e, no fim, julgar, quem fica na mó de baixo, sobretudo em momentos difíceis, como é este para o visado. Dê ele pelo nome de Sócrates ou por qualquer outro. 

5 comentários:

Tavares Moreira disse...

Caro Pinho Cardão,

Esse magnífico conceito da Cissiparidade deveria, em bom rigor, justificar a realização de uma sucessão de N Congressos, com N a tender para infinito, até ao ponto em que se registassem Y diferentes propostas de estratégia (também chamadas moções), sendo Y igual ao nº de militantes...aí seria atingido o entendimento perfeito, em ambiente de inquestionável unidade...

Pinho Cardão disse...

Lá chegará, caro Tavares Moreira...lá chegará!...

JM Ferreira de Almeida disse...

Uns pontos, estes bloquistas.

Pinho Cardão disse...

Diria, ainda mais: uns pontos...sem ponta por onde se lhes pegue...

João Pires da Cruz disse...

O bloco sempre me fez lembrar isto:


https://www.youtube.com/watch?v=gb_qHP7VaZE